terça-feira, 27 de abril de 2010

A reciprocidade e incondicionalidade no amor

A reciprocidade é o estado ou qualidade do que é recíproco. Uma correspondência mútua de palavras, de atos, de sentimentos e de serviços. Ela é tida como aquilo que marca uma troca equivalente entre duas entidades, grupos ou pessoas. O caráter da reciprocidade é o respeito pelo que é mútuo, incluindo a idéia de partilha ou de retribuição.

A reciprocidade trabalha com a fórmula “tratar os outros como gostaria de ser tratado”. Em Lucas 6.31, está escrito “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”. Assim, se alguém quer ser amado, tem que primeiro amar. Se quiser ser recebido bem, tem que primeiro receber bem. Se quiser amizade, tem que ofertar amizade. Se quiser carinho, tem que dar carinho. Se quiser ser compreendido, tem que primeiro compreender. Se quiser ser perdoado, tem que primeiro perdoar. Se alguém deseja bons tratos, que busque dar o exemplo em primeiro lugar. Essa é base da reciprocidade.

Eu chamaria o fazer pelo outro de reciprocidade. Em vários textos bíblicos encontramos a insistência em “UNS PELOS OUTROS”: Levai as cargas; suportai-vos; aconselhai-vos, esperai-vos; exortai-vos; consolai-vos; edificai-vos e perdoai-vos. Reciprocidade me parece positivo no que tange a relação, em suma, é daquelas palavras que nos lembram que somos humanos, relacionais, feitos para o encontro com o outro, única fonte de crescimento e realização.

A meu ver a reciprocidade deveria reinar em todas as atitudes humanas, em qualquer setor ou, circunstância da Vida, pois, ela vem dos ensinamentos bíblicos, conforme a máxima: “É dando que recebemos!”. Mas não reina! Muitos têm distorcido a definição de reciprocidade. Ela é uma correspondência mútua de atos e sentimentos, algo que se dá naturalmente, não forçosamente ou com a espera/exigência de algo em troca, ainda que seja gratidão.

É o que eu disse: A reciprocidade trabalha com a fórmula “tratar os outros como gostaria de ser tratado” e não ao contrario: “tratar bem os outros para ser retribuído”. Não se deve fazer o bem para receber o bem, e sim porque fazer o bem deva fazer parte de seu caráter. Desta forma, com a exigência da troca, não estará sendo bom, mas eu diria esperto.

A bondade, a proteção e a ajuda têm sido usadas como instrumento de controle sobre o coração das pessoas. E, quando, apesar de tudo o que fizerem pelo outro, ele, no exercício de sua liberdade, lhe der um "não", os chamarão de ingrato e sentirão injustiçados. Será que ingrato é aquele que não se vendeu aos seus favores? Hum? Acho que não! Pelo contrário!

É certo que aquele que dá recebe e o que planta colhe, mas é algo que acontece sem sua interferência, acontece naturalmente!

Podemos então dizer que há reciprocidade quando: Há uma correspondência mútua, uma troca equivalente, sem obrigações, utilidades ou interesses.

A reciprocidade deveria reinar em todas as nossas atitudes, assim seria se todos amassem segundo o amor de Deus, incondicionalmente! Fazendo o bem gratuitamente, sem esperar por favores. Existe uma grande diferença entre amor e favor. No amor, se tem grande alegria em fazer algo por alguém e se é pago no próprio ato de fazer. No favor, tudo o que se faz é contabilizado e futuramente cobrado.

A reciprocidade nas relações é importante. Todo relacionamento é uma troca (exceto o relacionamento com Deus), mas tem que se dá naturalmente, porque um ama o outro, porque um é bom para o outro, a bondade só faz parte do amor se for absolutamente verdadeira. Usada para dominar alguém, é crueldade! A esperteza, o oportunismo, o se dar por amor e cobrar depois foi à forma que muitos aprenderam infelizmente. Comprar o possível amor do outro, através do favor, do sacrifício, na esperança de ter o outro, é abrir um caminho complicado de sofrimento.

Quero passar agora de reciprocidade no amor para a incondicionalidade no amor, que é o mais importante. O conceito bíblico de amor está fundamentado na gratuidade. O amor está além dos interesses de reciprocidade, ele está pautado na gratuidade. Um bom exemplo bíblico eu darei a vocês: lembram de quando Judas aproxima-se e beija Jesus para identificá-lo aos soldados? De que Jesus lhe chama? De amigo! Isto é reciprocidade? Não, de modo algum! Isto é gratuidade! Jesus demonstra seu amor a Judas independente do que ele fizesse, pois era um amor gratuito.

Nós temos que nos esforçar ao máximo em se parecer com Cristo, Ele é o nosso referencial de caráter! Sendo assim não devemos muito nos preocupar com a reciprocidade, pois Deus não nos amou reciprocamente, Ele nos amou primeiro (1 João 4.19), sem contudo considerar nossos pecados e falhas (Romanos 5.8). Ele nos amou incondicionalmente!

E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão. Masssss... é ter compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego, é dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais, é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano.

A incondicionalidade do amor de Deus não pede um pré-requisito para ser ofertado, no sentido de que os homens não mereciam tal amor, pois já estavam condenados e sem direito a qualquer socorro da parte de Deus.

A incondicionalidade do amor de Deus também não pede uma reciprocidade obrigatória para que seja concedido. Ele simplesmente age porque sua própria natureza é amor. Algo similar a esse tipo de amor pode ser encontrado na parábola do bom samaritano, que não tinha obrigação de socorrer quem estava sangrando na beira do caminho, mas foi quem agiu ao contrário de outros que pela razão humana teriam a obrigação de assim fazer e se omitiram. Ele agiu sem contar com nenhuma garantia de que teria algum retorno de seu gesto misericordioso.

Amar assim é não viver subjugado a "mas" e "porém", é não ter critérios e condições para doar esse amor, é não exigir troca. Genteeeeeee e abrir mão de reciprocidade.

Penso que muitos não conseguem entender o amor incondicional de Deus, de maneira tal não conseguem amar incondicionalmente, buscando assim o amor baseado na reciprocidade, mas não em sua essência natural, mas condicionalmente! “Eu amo quem me ama!”

Muitos julgam que Jesus só amou incondicionalmente porque era Deus e nós seres humanos não somos capazes por causa da nossa humanidade corrompida. Mas lembrem-se de que Jesus era cem por cento Deus e de igual modo cem por cento homem, e desta maneira nos deixou o exemplo a ser seguido de que poderíamos amar também incondicionalmente. Acredito que somos capazes!

Pois todos nós passamos por fases na vida que nossos sentimentos são testados/provados, e eu poso falar por mim mesma, onde vivo coisas desse tipo em meu ministério, não diferente do que acontece com outros irmãos pastores. Passei por fases assim, e em particular uma, onde me senti prejudicada, roubada, atacada, ofendida (muitos outros termos caberiam aqui!). Mas o que eu quero dizer prazerosamente é que fui APROVADA!

Apesar de todo desamor ainda continuei a amar, a amar sem critérios ou condições, apesar de tudo ir contra o meu sentimento! Apesar de tudo que acontecia exteriormente ir contra o que acontecia interiormente em mim.

E me gloriei em Cristo, pois pude olhar no espelho com dignidade ao ver Deus refletido, me pareci com Ele, me sentindo uma verdadeira princesa, filha do Rei. E percebi que felizes aqueles que são merecedores de serem amados incondicionalmente e mais felizes ainda, aqueles que se permitem amar assim, porque são eles os grandes vencedores aprovados pelo Pai. E infelizes aqueles que não conseguem perceber o despertar desse tipo de amor, infelizes aqueles que não têm a sensibilidade de senti-lo ao seu redor e valorizá-lo independente do que ele pode oferecer.

Descobri que amar incondicionalmente é uma arte! Uma vez artista sempre artista. Sendo assim gente, sou uma artista (Risos)! Descobri que amor não desaprende, é como andar de bicicleta ou nadar! Podem te jogar nas profundezas que você acaba por emergir! E mais ainda descobri que ser amado assim é receber um presente divino! Isso eu recebi de Deus!

A Lei é o Amor! Não existe nenhuma outra maneira de olhar no espelho e ter um sentimento de dignidade, de olhar no espelho e ver um vencedor, de olhar no espelho e ver Cristo refletido, não existe nenhuma outra maneira de atingirmos nossa paz interna a não ser pela expressão do amor incondicional.

O amor incondicional é essencial para a correta formação do caráter de uma pessoa. Amor incondicional é de uma ELEGÂNCIA IMENSURÁVEL, de uma POSTURA INVEJÁVEL e de uma PERSONALIDADE ÚNICA, e é essa a personalidade que quero seguir, e seguir sempre.

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

“O tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que têm medo. Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”

William Shakespeare

Bom de ler:

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A igreja que colabora.

Atualmente a fome ganha terreno, milhões de pessoas sofrem de fome. E o que a Igreja do Senhor, como comunidade de fé pode fazer a esse respeito?

Todos nós todos os dias, a qualquer momento, em qualquer lugar temos a grande possibilidade de depararmos com pessoas miseráveis, pobres, famintas, desnutridas, humilhadas e também indesejáveis. E isso é coisa muito séria! Pois a fome e a miséria são parceiras inseparáveis, uma não vive sem a outra seja onde for, em países mais pobres ou mais ricos, existem milhões de pessoas que não têm o que comer, crianças morrem devido à desnutrição.

As conseqüências da miséria são muitas, não só a fome anda de mãos dadas com ela, mas também a doença, a baixa esperança de vida, a falta de oportunidades de emprego, carência de água potável e de saneamento, maiores riscos de instabilidade política e violência, emigração, existência de discriminação social contra grupos vulneráveis, existência de pessoas sem-abrigo, depressão e etc. E essa realidade não está longe do Brasil. Mas o Brasil é uma grande horta, aqui temos alimentos suficientes para alimentar toda uma população, e a cada dia o segmento evangélico brasileiro cresce mais, dando-nos novas expectativas.

Acredito contra muitas opiniões que a igreja seja uma das poucas instituições com poder para acabar com a fome, não só no Brasil, mas no mundo, pois a igreja é uma Instituição humana, incumbida por Jesus para levar a salvação a todos os homens.

O que preciso? Talvez mais investimento, instrução, educação, um movimento social que envolva varias áreas, como da construção civil, a alimentícia, têxtil e etc. Pessoas determinadas e obstinadas, uma comunidade cristã com uma missão, verdadeiramente obediente e consciente, como povo de Deus, que não só evangeliza, mas que também alimenta, se preocupa, acalenta, aquece, ajuda, cuida e ama o outro como a si mesmo (Mateus 25.31-46).

Lembrem-se: A igreja é uma Instituição humana, incumbida por Jesus para levar a salvação a todos os homens.

Nós brasileiros, filhos do Deus todo Poderoso, que fazemos parte da Sua igreja, podemos fazer muita coisa, muito além do que pensamos e acreditamos (Efésios 3.20).

Graça e Paz.

Pastora Adriana Reis

sábado, 10 de abril de 2010

Hipocrisia!

Segundo o dicionário: hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente, pessoas que representam e que fingem comportamentos (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Resumidamente em outros dicionários é sabido que hipocrisia e hipócrita são palavras significando uma atuação como no teatro, onde não se é, o que se mostra. Nas referências do Antigo Testamento as palavras hebraicas fazem supor que se trata de uma profanação ou de uma pessoa profana.

O Novo Testamento refere-se aos hipócritas em vários lugares, mas em especial cito como exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versos 13 a 15 que diz: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

Fica claro com esses versos que tais artistas, mais parecido com o cão, além de colocarem em risco a própria salvação, colocam também as de outros com sua atuação e falácia. Considero, portanto tais pessoas perigosas a vida!

Digo, pois que se alguém não deixar a hipocrisia por prezá-la demais, então façam como aconselhou o filosofo Confúcio: “Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.”

Um hipócrita é uma pessoa que finge e se está na igreja, então, exibe uma religiosidade sem servir a Deus de coração. Em Mateus capitulo 23 mostra um povo que limpava o exterior da taça, mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos, mas por dentro estavam cheios de imundície. Jesus Cristo sabiamente disse: "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade” Mateus 23.28

A hipocrisia é um dos principais pecados que afasta pessoas da comunhão da igreja e do próprio Deus, e digo sem nenhuma sombra de duvida! Todos nós precisamos ficar alerta com essa questão, nos mantendo diminuídos diante do Senhor (João 3.30) e dos homens, somente assim com o quebrantamento necessário é que podemos permanecer!

Há muitas pessoas hipócritas, infelizmente até dentro da Igreja do Senhor. A hipocrisia é um ato de fingimento mais praticado no mundo. Ele é mais utilizado, porque, ao contrário da mentira, ele é mais sutil, mas isso não significa que ele não seja percebível. Homens e mulheres que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, acham jamais serem descobertos! Que tolice gente! Mas se o interior for visto, e com certeza será, ali se encontrará pensamentos e motivos impuros.

Todos nós devemos nos manter limpos interiormente e exteriormente, tanto um como outro, limpos para agradar a Deus. Diferente disso nós estaremos distantes do Senhor.

Em Marcos capitulo 7 e versos 6, 7 e 8 lê-se: “Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim, 7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.”

A pessoa hipócrita não alcança favor diante de Deus, em Mateus capitulo 6 verso 1 diz: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.”

Enfim, acredito que pessoas hipócritas (muitas vezes até quem amamos), láaaaaa no fundinho sofrem, essa hipocrisia toda, custa muitos anos de tristeza e sofrimento!

Segundo o poeta francês Victor Hugo, em O Sofrimento do hipócrita: “Ter mentido é ter sofrido. O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra; calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditação indefinida de uma ação ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuadamente, não ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga. Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro, querer devorar os que o veneram, acariciar, reter-se, reprimir-se, estar sempre alerta, espiar constantemente, compor o rosto do crime latente, fazer da disformidade uma beleza, fabricar uma perfeição com a perversidade, fazer cócegas com o punhal, por açúcar no veneno, velar na franqueza do gesto e na música da voz, não ter o próprio olhar, nada mais difícil, nada mais doloroso. O odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita. Causa náuseas beber perpetuamente a impostura. A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva é coisa horrível. Ajuntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima. Há um eu desmedido no impostor. O verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se. O traidor não é mais que um déspota tolhido que não pode fazer a sua vontade senão resignando-se ao segundo papel. É a mesquinhez capaz da enormidade. O hipócrita é um titã-anão.”

Concluindo. Acredito que a hipocrisia pode fazer sofrer aquele que a tem. Acredito que não há verdadeiramente paz no coração de um hipócrita, ele pode gozar do que faz, mas com certeza não por muito tempo, pode ser por isso que atua o Maximo que pode, prolongando o gozo, mas a Paz verdadeira não a tem. Como teria paz alguém que vivesse somente para se promover diante dos homens obtendo com isso a falsa impressão de estar vivendo como uma pessoa digna! Eh... Que pena meu povo, isso realmente me parece doloroso!

Não quero dizer com isso que estou com “dozinha” dos hipócritas, sei que muitos gostariam é mesmo de mandá-los pentear macaco, catar coquinho, tomar banho na soda ou coisa parecida, mas pense no sofrimento de tentarem apresentar quem eles não o são de verdade! Triste não?! Estou ciente de sua dor e sofrimento e através dessa consciência sou tomada pelo poder e amor de Deus e levada a oração.

E assim feliz por essa ação benévola de Deus sobre mim mesma oro: Que a graça de Deus tombe vocês hipócritas e que a máscara da hipocrisia caia e que com isso, vocês, verdadeiramente vocês, se levantem e sirvam e agradem a Deus como é necessário, para que sejam dignos de receber Dele lugar ao céu! Amém!

Dicas:

Quem não tem a verdade, revela a real condição do seu coração, se opõe a Deus e permanece fora do Reino dos céus. Hipócrita busque a verdade!

Deus conhece teu coração, por mais hipócrita que você seja não enganarás ninguém além de você mesmo!

Quem vive errando, e vive achando não ter errado, além de ser hipócrita é ignorante!

“Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” Mateus 7.5

Graça e paz nesse cair e levantar.

Pra. Adriana Reis.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O padrão a ser seguido.

Acredito que a comunidade humana tem que ser reconstruída a partir de exemplos que servem de modelo, de padrão a ser seguido, os quais se encontram na palavra de Deus.

Mesmo tendo sido escrita por muitos autores por um grande período, sua verdade e relevância para os dias de hoje não mudou. A Bíblia é a descrição dada a nós por Deus, sobre quem Ele é. A única fonte objetiva de toda sua revelação a respeito de Si mesmo, de seus desejos e de Seu plano para a humanidade.

Muitos Acreditam ter espaço para a possibilidade salvífica em outras crenças, mas não vejo essa possibilidade, pois na fonte objetiva, a palavra, é onde encontramos registrado que há apenas um meio de salvação, Cristo.

Está escrito: “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos”. (Atos 4.12) e “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. (João 14.6)

A palavra não abre espaço para outras possibilidades de salvação, ela é autoridade final para a missão cristã e para tudo. A maior relevância de um novo paradigma missionário com ênfase na justiça e no amor é o de se colocar os pés em um caminho de mais excelência (1 Coríntios 12.31), zelo e obediência a essa palavra.

Não há como nivelar todas as religiões, mesmo aquelas que possuem princípios positivos. A religião verdadeira consiste em restaurar o relacionamento perdido com Deus e apenas o Cristianismo oferece uma forma de realizar isso: através de Cristo (João 14.6)

A Palavra de Deus nunca ficará ultrapassada ou necessitando de melhorias. Mudam as culturas, as leis, as gerações vêm e vão, mas a Palavra de Deus é tão relevante hoje quanto o era quando começou a ser escrita. Nas Escrituras temos a verdade, na qual podemos e devemos aplicar em nossas vidas hoje.

Sendo a palavra verdadeira, absolutamente verdadeira de Deus (João 17.17), a Bíblia é o livro para ser seguido – com estudo e mediante a direção do espírito Santo. E esses fatores fazem a diferença.

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Príncipes impossíveis!


Qual a mulher que quando criança não se imaginou no lugar da Cinderela? Você não sabe quem é a cinderela? Gente aquela que perdeu o sapatinho de cristal que foi encontrado por um belo príncipe e que o levou de volta a ela. E assim viveram felizes para sempre! Hummm se lembraram né?!


Bem... o que eu quero dizer é que a ideia de encontrar o príncipe encantado continua ainda a fazer parte do mundo imaginário de muitas adolescentes. Elas estão a procura pelo homem perfeito, segundo uma imagem idealizada por elas, um estereótipo construído na mídia, através de filmes, novelas e livros.


Muitas ainda não têm a perfeita consciência que pessoas têm qualidades e defeitos, vivem num sonho e ainda não acordaram para ver que essa história do príncipe trazendo sua bravura em cima do cavalo branco que vem galopando ao seu encontro com a cabeleira esvoaçante pelo vento, trajado em uma armadura reluzente, combatendo dragões e monstros para resgatá-las de sua maldição/solidão, é pura ilusão.


Para a Ciência o sonho é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. E que como pensava Freud o sonho revelaria o desejo do sonhador. Mas pensando o sonho como objetivo e alvo, digo-lhes que não existe o homem perfeito ou ideal, sendo assim tal alvo seria inatigivel.


Essa história do príncipe que vem num cavalo branco era apenas uma história como tantas outras da sua infância/adolescência, apelando ao romantismo. Viver num mundo imaginário, com os pés bem distantes da terra, não a vai ajudar você a ser feliz, mas com certeza trancafia-la numa torre muitissima alta!


No momento em que se percebe a inadequação entre sonho e realidade, se descobre que o amor que se pensa ter ou que se tem pelo outro, na verdade não passava de uma projeção de carências e idealizações.


Penso que o amor humano só é possível a partir também da precariedade, pois não se pode ter tudo de bom numa pessoa só! Mas uma mistura de príncipe e sapo, de qualidade e defeito, do belo e feio. O amor só é verdadeiramente consistente no dia em que descobrimos o que o outro tem de melhor e de pior. O problema é que, na projeção de nossas necessidades, cegamo-nos para o real, para o verdadeiramente possível.


Com isso, vejo nos atuais dias, que as pessoas esperaram o que não existe! Ainda vivendo a procura de um conto de fadas! Óh meu Deus do céu! Sejam realistas! Depositar todas as suas fantasias de criança numa pessoa não dá não gente! É preciso baixar as expectativas. Acredito que vocês se somarão a alguém, mas não creio que será tudo o que vocês esperam.


Um dia conversando com uma amiga que se sentia sozinha, lhe perguntei se no nosso meio de convivência não tinha alguém com pelo menos algumas características que lhe chamavam a atenção. Acho que ela não me entendeu direito! Pois me respondeu: “ah... o Gianecchini!”. Óh céusssssssss! Reinaldo Gianecchini pode ser um ideal de beleza exterior, oh se pode heim! Mas e a beleza interior? Não que digo que ele não a tenha, mas com certeza não é um príncipe encantado, já que nenhum ser humano pode ter todas as qualidades!


Mas o que eu quero dizer com isso é que as pessoas procuram perfeição naquelas com as quais vão se relacionar! Principalmente quando se é jovem! Aos quinze anos por exemplo, espera-se que o príncipe encantado venha montado num cavalo branco. Um pouco mais a exigência torna-se menor, o cavalo pode ser até de cor de “burro fugido”. Mais um pouquinho, admite-se a possibilidade de que o cavalo seja um pangaré. E mais ainda, o cavalo nem é mais necessário, pode vir a pé mesmo! Hehehe!


É mais ou menos assim que as expectativas vão se acomodando à medida que o tempo passa. Quanto mais possibilidades, maiores são as exigências que fazemos. Isso me faz lembrar as palavras do filósofo francês Sartre: “A angústia nasce das possibilidades”.


Com o tempo vamos deixando para trás a ideia de um outro perfeito. O problema é quando se continua a sonhar com essa imagem por anos fora...


Muitas mulheres esperam a vida toda por um príncipe, e ele só não aparece porque não existe, somente nas fábulas, nas novelas, filmes e livros... Igual ao papai Noel e o coelhinho da Páscoa! Mas o fato é que elas esperam por uma pessoa perfeita, que não vai fazê-las sofrer, que não vai decepcioná-las. Mas preciso é continuar sem medo de sofrer, pois isso faz parte da vida daqueles que são humanos.


E digo: Nem príncipe, nem sapo! O que existe é a pessoa certa pra você, com defeitos de sapo e qualidades de príncipe. Nós somos humanos, príncipes de contos de fadas são perfeitos e nós não!


Fala sério mulherada! Acordem para a realidade, a vida não é como nos contos de fadas! Estamos no século XXI! No encontro entre esse homem e essa mulher no conto, existe apenas o ser humano, com suas potencialidades e fraquezas, incertezas e premissas do que deveria ser.


Acreditar em príncipe é acreditar em homens perfeitos, aquele romântico, fiel, rico e lindo. Acho que se as solteironas não idealizassem tanto não teriam que ficar colocando o Santo Antonio de castigo! Hehehehehe! É pra valer, tem gente que faz isso!


Por outro lado não adianta sair por aí beijando cada sapo que aparece no caminho de vocês com a intenção de um deles virar um príncipe Gianecchini! Será o beijo do príncipe encantado capaz de acabar com o feitiço da princesa Fiona? Acordar a bela adormecida de seu sono eterno? (Bem que só encantado para enfrentar a Fiona e o bafo da bela adormecida!) Será o beijo do príncipe encantado capaz de acabar com a solidão? Acredito que não.


É interessante que no mito a força arrebatadora do amor sempre vence a altura das torres e os projetos ardilosos de maquiavélicas madrastas. O beijo final é a concretização feliz de um processo de luta e de busca que parece ser metáfora do sonho humano de, um dia, finalmente descansar nos braços de um amor eterno. É justamente por isso, acredito que essas histórias permanecem vivas no inconsciente coletivo.


Enfim, fazemos parte de uma geração que viu desenhos em que o “feliz para sempre” era o final de toda a história.


Mas não tem problema. Embora os moldes sejam diferentes dos contos de fadas, todos nós temos o direito de vivermos felizes para sempre! Basta estarmos acordados!

Dicas:


Não fique pensando que é uma pessoa boa demais e por isso precisa de alguém a altura! Ora, a peruca da Rapunzel pode cair, a espada do príncipe pode se quebrar na disputa.


Pare de desejar perfeição no relacionamento e tenha expectativas realistas.


Fora da fantasia o cenário muda, não há cavalos nem monstros, há a maldição da solidão, e só um pode te libertar: Você mesmo!


Seja uma pessoa mais consciente, algumas mulheres fantasiam tanto que qualquer príncipe pediria para malévola lhes deixar dormir para sempre.


Graça e Paz.


Pra. Adriana Costa Reis

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...