sábado, 17 de janeiro de 2015

Sobre o ódio...


“Há vários motivos para odiar uma pessoa, e um só para amá-la; este prevalece.”
Carlos Drummond de Andrade

Este é um texto que esteve incompleto por algum tempo na minha pasta de rascunhos do blog, eu não tinha nenhuma motivação para termina-lo, porém o meu ultimo ano me deu motivação para voltar aqui e terminá-lo, porque pude ver pessoas com sentimentos bem característicos ao ódio. E isso me entristeceu. Quero compartilhar com meus leitores o que eu penso e como me sinto com relação ao ódio, vou tentar me expressar como sempre faço aqui, usando pensamentos de outros que faço deles meus, e também bíblicos que são voz de Deus a mim.

O que é o ódio? O dicionário informal diz: O ódio é um sentimento de profunda antipatia, desgosto, aversão, raiva, rancor profundo, horror, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. Tanto quanto o amor, o ódio nasce de representações e desejos conscientes e inconscientes.

Essa versão do dicionário informal para mim está muito informal mesmo, dando muitos dados para outros assuntos, mas não quero discorrer sobre outros assuntos, contudo usarei algo de sua versão. Para expor meu pensamento vou usar de base a versão do dicionário Aurélio, sua versão está enxugada e bem compatível com o meu intuito, onde diz que ódio é: Aversão inveterada e absoluta; raiva; rancor; antipatia.

Aversão inveterada – O que é isso? Aversão é uma palavra conhecida que quer dizer: ação de repulsar ou repelir. E a palavra menos conhecida inveterado é: algo muito antigo, de longa data, arraigado, fixado pelo tempo ou pela insistência. O sinônimo de inveterado: calejado, clássico e entranhado. Então aversão inveterada para mim é igual a: um sentimento ruim guardado dentro de si, que pode ser tranquilamente o ódio, pois todo sentimento ruim guardado por muito tempo não gera boa coisa, tudo e qualquer mal dentro de nós deve ser jogado fora de nós. Guardar esses sentimentos ruins, que talvez pudessem ser passageiros, podem se tornar em sentimentos piores, tais como o ódio.

Não somos lixeiras para nos enchermos de coisas que não prestam mais. Que serventia tem guardar algo ruim dentro de nós? De nada! Isso só nos destrói trazendo desconforto, dor e ruina. Não compensa guardar nada ruim por muito tempo. Ao mesmo tempo em que entrar sentimentos ruins devemos dar um jeito de jogar pra fora de nós. Existem pessoas que dentro delas há celeiros inteiros de sementes de ódio e estão prontas para semeá-las a qualquer terreno e tempo. Guardaram por longa data cada ofensa, afronta, provocação, abuso ou qualquer outra coisa ruim, guardaram como um colecionador guarda seus objetos de apreço, na verdade essas pessoas parecem ter apreço por cada semente de seus celeiros, hora ou outra estão com os seus olhos sobre o que guardam e acabam mostrando a outros suas sementes, revelando o mal dentro delas.

Qualquer sentimento ruim em demasia fará muito mal a qualquer um de nós. Sentimentos de ódio são destruidores em qualquer situação, pode deixar quem os tem atordoados e sem senso de justiça, desenvolvendo o desejo de vingança, que segundo o dramaturgo e jornalista irlandês, George Bernard Shaw “o ódio é a vingança do covarde”. Eu concordo com isso! Quem tem a intrepidez de arrancar de si o mal nunca sentirá ódio, mesmo sabendo o que seja nunca sentirá. Covardes não se limpam, mas se jogam no lamaçal da vingança, não se limpam porque não há força egóica suficiente para enfrentamentos, é mais fácil para eles se jogarem contra outros e não contra os males gerados neles mesmos! E aqui cabe muito bem uma frase de Marquês de Maricá, político carioca de “mil e oitocentos e bolinhas”: “o ódio e a guerra que declaramos aos outros nos gasta e nos consome”. Não vale a pena! O mal guardado fará maior dano em nós mesmo!

 Em 1 João 2.9-11 diz: “9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo, 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos”.

Não há progresso espiritual nessas pessoas que se jogam contra os outros, que projetam o que é deles em outros, não há ainda um crescimento espiritual. Quem não ama não está na luz e faz escândalos, mostrando seus celeiros cheios de sementes do mal. No verso 10 fica claro que o amor tem que ser por essência e não por reciprocidade, senão for por essência haverá escândalos quando se jogarem aos outros. No verso 11 mostra que quem odeia o irmão ainda tem sua capacidade de amar continuamente imatura. Se houver reação a frustação pode-se existir ódio e não amadurecimento espiritual. O menos provável é que Deus esteja dirigindo tal pessoa.

Em 1 João 3.11-15 diz: “11 A mensagem que vocês ouviram desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros. 12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou o próprio irmão. E por que o matou? Porque o que Caim fazia era mau, e o que o seu irmão fazia era bom. 13 Meus irmãos, não estranhem se as pessoas do mundo os odeiam. 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto. 15 QUEM ODEIA O SEU IRMÃO É ASSASSINO, e vocês sabem que nenhum assassino tem em si a vida eterna”.

Essa passagem supõe que odiar é uma espécie de homicídio, quem odiar é um homicida em potencial, por isso, quando alguém odeia ele quer destruir o outro, sua imagem, honra e etc. No mínimo quer causar algum tipo de dano e no máximo de fato comete homicídio.

E em 1 jo 4.7 diz: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. Ora, o amor procede de Deus! Mas quem sente o ódio procede de quem? De Deus que não é!

Ninguém conhece a Deus sem amor, vejam: “1 ainda que falasse as línguas dos homens e dos anjos... 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” 1 coríntios 13. Sem amor nada adianta tanta espiritualidade. Assim como relata 1 jo 4.20:  “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” Então espiritualidade sem amor não é verdadeiramente espiritualidade, ódio é oposto a espiritualidade!

Enfim... Não vale a pena! Não devemos colecionar nada de ruim dentro de nós, não devemos ser celeiros de ódio, mas sim templos do Espírito Santo de Deus, “ou vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus” I Coríntios 6:19 NTLH.

Não sejam inveterados com relação aos sentimentos ruins, pois cada um deles guardados por tempo demasiado se tornará em ódio! Joguem todo o lixo fora! Vocês não são lixeiras ou celeiros do mal, mas morada de Deus! Nada deve ter poder absoluto em vocês, exceto Deus. Nada deve ser mais imperioso em vocês do que o Senhor!

Raiva/ira – Bem, todo mundo sabe o que é raiva né? Porque esse sentimento é bem comum, é uma experiência comum aos seres humanos, provavelmente de modo universal. Esse comportamento de ira, fúria e de irritação pode ser momentâneo, mas se conservado toma outra forma. Com a raiva se pode saber algo sobre o ódio, ela é uma amostra, daí uma característica do ódio.

Contudo, a raiva nem sempre é um pecado. É claramente um atributo de Deus. Essa ira divina é vigorosa, intensa, consistente, controlada e invariavelmente uma expressão de indignação perante a injustiça. Deus é raivoso (Salmo 7:11; Marcos 3:5). O dicionário Webster define a ira como: “emoção excessiva, paixão despertada por um sentimento de injustiça ou erro”. Biblicamente falando, a ira é uma energia dada por Deus para nos ajudar a resolver problemas. De exemplos por resumo temos Paulo confrontando Pedro por causa de seu mau exemplo (Gálatas 2:11-14) e Jesus ficando irado pela forma em que alguns judeus tinham difamado o louvor no templo de Deus em Jerusalém (João 2:13-18). Note que nenhum desses exemplos de ira envolveu autodefesa, mas defesa de outras pessoas ou de um princípio. Mas não é sobre a ira de Deus ou sobre a ira como um sentimento de injustiça que quero tratar aqui. Isso poderá ser tratado em outro momento.

Continuando... Eu noto na raiva uma diferença bem clara com a aversão inveterada, na aversão se vê algo entranhado, muita coisa ruim juntada, que é claro leva tempo se formando, a pessoa nota isso mais cedo ou mais tarde e assim pode mudar a situação se quiser, jogando pra fora de si o que não presta.  Já a raiva é uma irritação impulsiva, pode acontecer de repente sem que queiramos, não é um sentimento causado somente pelo o que está dentro, mas sim causado por fatores externos.

A raiva muitas vezes nos sobrevém mesmo sem a nossa vontade. São situações que acontecem em que somos pegos de surpresa por uma atitude de alguém ou circunstância e que nos leva à raiva. Contudo, o que não podemos fazer é deixar a raiva nos tomar, um provérbio chinês diz: “Se você é paciente em um momento de raiva, você evitará cem dias de sofrimento”.

Clarooooo! Há um perigo com relação à raiva: constantes explosões de irritabilidade, de raiva, de ira, mostram que o interior pode estar se enchendo de sementes do mal e isso trará dias e dias de sofrimento. “Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos” Eclesiastes 7:9.

E dominar-se torna muito necessário! “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” Provérbios 29:11. É necessário se dominar, se controlar, mesmo diante daqueles que nos são íntimos e que confiamos, pois esses mesmos podem nos desnudar perante outros, trazendo dias de sofrimento. É necessário se dominar para não projetar negativamente nos outros, essa reação repetidas vezes é um tipo de prova de fraqueza egóica, quem tem o ego forte quase nunca explode em irritabilidade. Um romancista, poeta e dramaturgo francês, Alphonse Daudet disse: “o ódio é a cólera dos fracos”. CER-TA-MEN-TE!

Segundo o filósofo e político italiano, Maquiavel, “os homens ofendem por medo ou por ódio”, massss... O Apostolo Paulo aconselha: "Quando vocês ficarem irados, não pequem, apaziguem a ira de vocês antes que o sol se ponha” Efésios 4:26. Definitivamente não devemos alimentar este sentimento, não devemos esperar para resolver nossas questões tardiamente, precisamos resolvê-las quanto antes para que não se fixem dentro de nós, e isso, antes que o dia se acabe, porque “a sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas” Provérbios 19:11.

Com certeza: “melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” Provérbios 16:32, pois DE-FI-NI-TI-VA-MEN-TE “o homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão”  Provérbios 15:18. Usando as palavras de Tiago 1:19-20, eu digo: “19 meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, 20 pois a ira do homem não produz a justiça de Deus”.

Precisamos nos controlar nos momentos de raiva e não agredir verbal ou fisicamente o outro que por algo nos ofendeu. Um ditado popular diz que: “Não podemos impedir que as aves voem sobre nossa cabeça, mas podemos impedi-las de fazer ninho sobre a mesma”. Da mesma forma, muitas vezes nós não iremos conseguir impedir o acesso à ira, mas nós podemos impedir que tal sentimento transforme-se em algo pior.

Uma das figuras centrais da Reforma Protestante, Martinho Lutero, comentou esse dito popular usando Efésios 4:26 assim: “Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações.”

A natureza humana é muito intolerante com próximo, não deveria ser assim, mas é. Há pouca paciência, respeito, misericórdia e compreensão. Por isso é muito fácil ficar com raiva e essa raiva pode crescer de tal forma que se transformará em mágoa ou até ódio. É preciso lutar pra não cair na tentação da raiva. Tenham muito cuidado, “a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento” Mestre Yoda, no filme: Batalha nas Estrelas.

E terminando com esse ponto, quero dizer a todos: a raiva sentida pelo insensato sempre virará algo ruim, algo como a mágoa, por exemplo, já a raiva sentida por alguém lúcido, sempre virará prudência e liberdade, pois ele aprenderá com ela. Sejam lúcidos cada um de vocês!

Rancor/mágoa/amargura – Aqui temos outro termo bem conhecido, um sentimento de tristeza, pesar, desgosto e ressentimento. E eu noto uma compatibilidade entre mágoa e aversão inveterada como também a mágoa com a raiva.

Mágoa e raiva – Esses dois sentimentos podem acontecer de repente sem que queiramos, são causados por fatores externos. E nesses dois casos podemos mudar a situação se assim quisermos, jogando pra fora de nós.

Mágoa e aversão inveterada – ambos os casos algo está guardado, entranhado, criando raízes profundas e ao longo desse tempo vão se tornando raízes venenosas. O autor de Hebreus na versão NTLH nos aconselha atenção e diligência: “... Cuidado, para que ninguém se torne como uma PLANTA AMARGA QUE CRESCE... Hb.12:15b, e na versão RC: “...Tendo cuidado de que nenhuma RAIZ DE AMARGURA, BROTANDO, VOS PERTURBE...” Hb.12:15b.

A amargura é um veneno que desenvolve e cresce como raízes e essas raízes venenosas fazem mal primeiramente para aqueles que as tem. Onde houver qualquer tipo de raiz de amargura haverá uma ação contínua de tormentos, tais como: ideias fixas negativas, sentimento de desvalorização, sentimento de fadiga, sentimentos persecutórios, tendência a irritabilidade, tendência a enclausurar, doenças psicossomáticas e etc. Apenas com esses exemplos temos a ideia de uma grande perturbação, assim como descreve o autor de Hebreus.

Vamos ler agora o verso completo: “Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno” (Hb 12:15 NTLH). Hummmmm... “PREJUDICA MUITA GENTE COM O SEU VENENO”...

Vamos ler agora o verso completo noutra versão: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12:15 RC). Hummmmm... “POR ELA MUITOS SE CONTAMINEM”...

Muitos têm guardado mágoas em seus corações por longo tempo criando raízes profundas, ao longo desse tempo, a mágoa assume parte ou totalidade do caráter e comportamento dessas pessoas e cria um terreno fértil para que raízes de amargura sejam geradas com profundidade em outras pessoas.

Muitos vivem amargamente, falando mal de outras pessoas, criticando a tudo e a todos, não é um mal concentrado neles mesmos somente, mas um mal em forma de raízes que se alastram. Não conseguem crescer e se desenvolverem. Clarooooooo! As raízes venenosas tomaram conta da vida dessas pessoas, não há espaço pra nada mais! O crescimento da vida dessas pessoas está comprometido e impedindo o crescimento dos outros.

Pessoas amarguradas são feridas no seu ego e a dor que é causada é tão forte que elas ficam constantemente em alerta, pensando nisso e naquilo, justificando suas razões a ponto delas precisarem de outras pessoas para revelar as suas insatisfações. E o que elas esperam ouvir? Uma afirmação daquilo que elas pensam. É incrível isso! Mas essas pessoas precisam desabafar com outras, desabafar o que elas não conseguem arrancar, desabafar o que elas não conseguem jogar para fora de si sem que seja jogado nos outros. Do que isso resolve? Não resolve nada!

Então a raiz venenosa não contamina só os que as tem? AB-SO-LU-TA-MEN-TE nãoooooo! Os adoecidos com amargura contaminam outros. Vou repetir: Os adoecidos com amargura contaminam outros! Vou repetir mais uma vez: Os adoecidos com amargura contaminam outros! Preciso repetir mais uma vez? Creio que não, já ficou claro!

A Raiz de amargura pode ser formada através de experiências negativas que uma pessoa tenha vivido, tais como: ofensas, agressões, injustiças, sofrimentos, prejuízos, perdas, decepções, rejeições, traumas ou por nada. Sim por nada! A possibilidade de a pessoa ter apenas fantasiado algo ruim é possível sim. Ninguém está livre de algumas dessas coisas não é? Entretanto no verso na parte ‘a’ diz: “Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus...” (Hb 12:15 NTLH), “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus...” (Hb 12:15 RC).

Aí está o segredo! Quer cortar essa raiz venenosa? Então tomem vocês cuidado, porque a amargura é um veneno que pode se desenvolver sorrateiramente, tomem vocês cuidado e não abandonem a Graça de Deus, aí está o segredo: agarrem com força na Graça do Senhor! Corte essa raiz de uma vez só! Não resolve nada contaminar os outros! Exceto armadilha preparada, cova cavada para os que contaminam os outros!

Antipatia Um tipo de aversão, uma repulsa, repugnância instintiva diante de alguém ou de alguma coisa.

Já escutei algumas vezes a seguinte frase: “eu odiava o Fulano quando não o conhecia, mas com o tempo passei a gostar” ou “meu santo não bate com o dele”. Essas frases demonstram antipatia!

Empatia é aptidão para se identificar com o outro, é se colocar no lugar do outro para tentar entender seu sentimento e comportamento, essa habilidade deve ser aprendida logo na infância, normalmente são os pais responsáveis por ensinar a empatia aos filhos. Quem cresce sem ser empático se torna insensível e egoísta. Dessa habilidade de nos colocarmos no lugar do outro podemos sentir antipatia ou simpatia, simpatia é o oposto de antipatia, é o afeto que faz com que duas ou mais pessoas se mantenham unidas. Então como eu disse: a nossa resposta a essa habilidade de empatia poderá ser simpática ou antipática.

Ninguém sente simpatia ou antipatia gratuita ou incondicional por alguém. Engana-se quem acha que gosta ou não gosta do outro por nada! O problema está na razão que nos torna simpáticos ou antipáticos, muitas vezes desconhecemos essa razão quando ela é inconsciente. Quando não sabemos por que gostamos ou não de alguém é porque isso se encontra escondido na inconsciência. Ao conhecer alguém gostamos ou não gostamos dele por identificação. Por exemplo, gostamos porque algo nosso está naquela pessoa, algo nosso foi compatível com aquela pessoa ou algo que aquela pessoa possua - que não possuímos - é admirável e gostaríamos de ter ou ser, aí houve identificação, por isso dizemos: “me identifiquei com o Fulano”.

Por outro lado, pode acontecer de não gostarmos de alguém que seja incompatível, por ter algo que não gostamos ou até porque a outra pessoa possui algo nosso do qual não gostamos de jeito nenhum. Por isso alguns dizem: “meu santo não bateu com o dele”, kkkkk não mesmo? Pode ser que os lados desprezíveis dos ‘santos’ sejam idênticos! Kkkk

O pai da psicanalise Sigmund Freud em um dos seus textos (1921) diz que podemos nos identificar com coisas boas do outro, mas de igual modo, podemos também nos identificar com os sintomas das pessoas, com os problemas que se apresentam no outro e que reconhecemos como nosso. Segundo Freud por identificação, nós podemos dar mais importância ao sintoma do que ao objeto, ou seja, a própria pessoa. E na perspectiva de outro psicanalista, Juan-David Nasio (1999), a pessoa pode identificar-se com o outro de duas maneiras, conscientemente e inconscientemente, segundo o esclarecimento do autor nem sempre temos consciência porque amamos ou odiamos.

Muitas pessoas não gostam de outras ou até odeiam e sem motivo algum! Sem motivo? Não mesmo! Tem motivo, mesmo que não saibam tem!

Eu digo que todos nós podemos nos tornar pessoas melhores pelo autoconhecimento, podemos refletir por que desgostamos tanto de determinadas pessoas. Encontrar essas razões nos trará mais sabedoria, com reflexão saberemos mais de nós mesmo como do outro. Com um pouco mais de empatia poderemos ter mais simpatia do que antipatia, daí talvez gostarmos um pouco mais de quem gostamos de menos.

O pastor e autor de mais de 60 livros, John C. Maxwell, disse: “pessoas suscetíveis à mágoa tendem a encontrar ofensas onde elas não existem”. É verdade isso o que ele fala, ainda mais se falando de pessoas amarguradas. Mas dentro do que eu falei sobre identificação: será mesmo que essas pessoas tendem a encontrar ofensas onde elas não existem? Creio que não! As ofensas estão nelas mesmas e não nos outros, elas só não sabem!

Esse mesmo autor disse: “A natureza humana parece dotar as pessoas da capacidade de julgar todo o mundo, menos a elas mesmas”. Não julguem os outros, não procurem ofensas nos outros, mas sejam empáticos com os outros e olhem para vocês mesmos e façam uma autoavaliação. A antipatia é uma característica do ódio, então reflitam!

Discorri aqui sobre o ódio analisando a definição do dicionário Aurélio, que define o ódio como: aversão inveterada, raiva, mágoa e antipatia. Vejo essas definições como características do ódio, portanto dessas quatro, a AVERSÃO INVETERADA é o ódio propriamente dito e nela cabem todas as outras definições, em minha opinião.

Terminando, eu posso dizer-lhes caros leitores, ódio é um sentimento do qual eu conheço teoricamente, mas não posso dizer o mesmo com a minha pratica de vida, nesse sentido o ódio é desconhecido por mim, não há pessoa no mundo que eu odeie. Contudo já senti raiva, já tive explosão de irritabilidade, já senti muita mágoa, mas consegui jogar pra fora de mim àquilo que me destruía. Não permiti serem construídos dentro de mim celeiros e menos ainda enche-los de sementes de ódio. Não permiti que raízes crescessem e menos ainda tomassem profundidade dentro de mim. Esse sentimento não está longe da minha realidade, anda de um lado ao outro, eu vejo, mas não mora em mim e não tenho portas abertas para ele. Eu uso a lógica da fé inteligente, que me faz refletir e analisar todo e qualquer sentimento, retirando para fora de mim os que são ruins e alimentando os que são bons.

O que eu penso sobre o ódio? Tentei aqui descrever e reforço: o ódio só faz mal a quem o sente, o ódio impede-nos de seguir em frente, de sermos saudáveis, de socializarmos, de realizar sonhos e de concretizar objetivos. E o que eu sinto sobre o ódio? Nada, nada,nada! Não sinto ódio!

Atenção: o ódio é a destruição dos que o sentem, todos devem reagir e não sucumbir! Desvencilhem o coração do ódio!

Para reflexão: “13 Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. 14 E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. 15 E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos” Colossenses 3.13-15.

"Você pode desconfiar de uma admiração, mas não de um ódio. O ódio é sempre sincero"
Millôr Fernandes


Graça, Paz e amor a todos!


Pastora Adriana Reis

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O grande salto!



“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”.
Platão

Quer mudar o mundo? Quer mudar as coisas em sua volta? Quer mudar os outros? Muito bacana! Mas antes a mudança precisa vir de você mesmo, e isso não é uma coisa fácil, mas também não é nada impossível, basta você querer, acreditar e buscar a sua mudança.

A dificuldade de mudança é uma adversidade e as adversidades fazem parte da vida, quer queiramos ou não. É preciso superar cada dificuldade ou adversidade que surgirem na vida, superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Vários são os obstáculos encontrados durante nosso percurso de vida, os problemas sejam grandes ou pequenos apresentam-se a nós durante toda a nossa existência, mas o que é adverso a nós é sempre mais complicado de lhe dar.

O adverso a nós faz-se um desafio, contudo a cada adversidade que encaramos serve para nos fortalecer, fortalecer a nossa vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros, pois as adversidades nos ensinam, só não aprende quem realmente não quer, mas os que querem acordam para absorver o aprendizado. Heródoto, filósofo grego, disse: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência”. O que é adverso pode nos ensinar mais do que pensamos!

Eu digo: talvez você não consiga mudar o mundo, mas pode mudar muitas coisas a partir de sua própria mudança. Se respondermos de forma positiva e construtiva aos nossos desafios, a qualidade a força e as virtudes como: coragem, combatividade, caráter, perseverança e esperança emergirá lá de dentro de cada um de nós. Certamente algo nos impulsiona diante das adversidades!

Precisamos dar um grande salto! Mas muitos estão abatidos e não conseguem se mover. Mas eu digo: o menor movimento para alcançar a mudança já é um grande salto! Já é um salto pra quem possa estar parado. O seu salto pode parecer pequeno a muitos olhos, mas não é pequeno, é do tamanho que você consegue. Vai ser grande pra quem talvez não fez nada até hoje. Isso já é um começo! Mire o alvo e vá! Não espere que o mundo mude ou outras pessoas mudem, mas mude você. Vá você em direção à mudança e tudo será diferente.

Reavalie sua vida, pense nos seus erros, os considere para aprender com eles, volte um pouquinho à trás para ver onde você falhou, observe, pense e se mova em direção diferente, corrigindo o que puder. Para dar um salto para frente literalmente é preciso dar uma corridinha para trás. Esses passinhos para trás impulsiona o salto. Assim é na vida! Caso não consiga ver nessa volta, nesses passos a trás onde você falhou (todos nós falhamos, desde o pensar ao agir) é porque o orgulho ainda reina em você. Ai é preciso rebaixar! É dar aquela abaixadinha para poder dar o salto, é preciso deixar o orgulho de lado, esquecer de você por um instante e se lembrar das palavras do Apostolo Paulo: “...não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...” Gálatas 2:20.

Nós somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos. Não se esqueçam disso! Eu e você podemos mudar muitas situações, podemos ajudar até mudar os outros e mais ainda, podemos ajudar mudar o mundo, mas antes é preciso que haja mudanças em cada um de nós! E isso não é impossível, o salmista diz: “E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.” Salmo 107:6

Se houver mudanças daremos um grande salto para frente, não importa o que eu tenha que mudar ou o que você tenha que mudar, se movimentarmos nessa direção já será um passo, nosso grande passo! E teremos vencido nossa maior adversidade, nós mesmos!

"Muitos homens devem a grandeza da sua vida aos obstáculos que tiveram que vencer." 
C. E. Spurgeon

“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio você tem que se manter em movimento”.
Albert Einstein

Graça, Paz e mudanças a todos!


Pastora Adriana Reis.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sem freio na boca!


“A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua”.
Franz Kafka

Vi um post de natureza agressiva e confesso que eu fiquei perplexa! Não porque eu não tenha defeitos, pelo contrário tenho e tenho muitos, e não quero julgar ninguém com o que eu vou dizer. Em minha opinião não dá para julgar ninguém porque TODOS NÓS COMETEMOS FALHAS, e ninguém deve julgar ninguém, já que existe um só juiz, que é Cristo Jesus, Ele julga em nosso lugar. No entanto quero aproveitar para um momento de ensinamento para qualquer um que seja filho de Deus, porque quem não é não ligará muito, apesar de não deixar de ser muito feio o que eu vi pra qualquer um, cristão ou não cristão! Li no post palavras pesadas e uma em particular bem assustadora, “@#$*&¨%$”. Fica claro que o indivíduo que escreveu estava grilado com alguém e os comentaristas do post corresponderam, na maioria indivíduos cristãos, daí minha perplexidade.

“@#$*&¨%$” é um xingamento, claro que é! A definição no dicionário: Nesta acepção, xingar, falar mal no sentido de xingar e falar palavrões é fazer uso de um linguajar blasfemo, profano ou vulgar.

Não vou revelar a tal frase para não expor o autor do post, pois sei bem o que diz em Provérbios 9:6-9, “6 Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. 7 O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. 8 Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento”.  E ainda sei o que diz Provérbios 29:7-11 “8 Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira. 9 O homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso. 10 Os homens sanguinários odeiam ao sincero, mas os justos procuram o seu bem. 11 O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim”. Caso o revelasse provavelmente me odiaria e se voltaria contra mim! Mas minha intenção com este post não é repreender o insensato, pois quero descanso, mas aqueles que eu tenho por sábios, esses me amarão e terão mais entendimento no que a palavra de Deus fala sobre o assunto.

Bem... Como um crente pode ter um linguajar tão vulgar? Fico perplexa! Xingar é contra os padrões divinos e é imoral, provém de um coração possivelmente mau OU NO MÍNIMO QUE ESTEJA MUITO MAL. Em Mateus 12:34b,35 diz: “34 Como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”. Está bem aí de onde essa pessoa tirou essa frase, tirou da abundância que há no coração dela.

Mas também não sei ao certo se o indivíduo que postou isso seja realmente um crente, pode ser totalmente um descrente. O salmista Davi descreve os ímpios: “A sua boca está cheia de imprecações (pragas, maldições), de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade” Salmo 10:7, e ainda em Provérbios 15:28b diz: “Mas a boca dos ímpios derrama coisas más”. E aindaaaaaa em Romanos 3:12-14 diz: “12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente. Veneno de víbora está debaixo de seus lábios. 14 A sua boca está cheia de maldição e amargura”. HUM-HUMMMM! A palavra está certíssima!!!!!

Sabe de uma coisa? Isso me entristece, porque falar palavras assim contamina e corrompe tanto você como os outros. Uma pena! Uma pena, mas vi nos comentários pessoas que sei que são cristãs. É de engasgar! Uma pena! As concordâncias mostram a corrupção do bom coração (1 Coríntios 15:33). Infelizmente... Mas “a boca do tolo convida a ruína” Provérbios 10:14b. Eu gostaria muito que pessoas que eu amo não tivessem prazer nesse tipo de coisas e que nem fizesse parte desse tipo de coisa, porque isso é um laço, Provérbios 12:13a diz: “O laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo escapa da angústia” (Ver também Pv 13:3). Certamente “a boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma” Provérbios 18:7. O que vocês que são de Deus estão concordando com coisas do tipo? O justo escapa da angustia porque não faz parte dessas coisas! O que vocês fazem ai? Ai não é o lugar de vocês irmãos!

Tenham cuidado! “os lábios do tolo o devoram” Eclesiastes 10:12b, e “toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo” (ver também verso 37). Cuidado e muito cuidado, não saiam falando por aí bobagens, Deus requererá de vocês! Será que vocês não veem que o que sai da boca procede do coração, e é isso o que contamina o homem? (Mateus 15:18). Meu Deussssss! Não veem? Genteeeeee de Deus prestem atenção isso é infernal! Tiago 3:6,9 diz: “6 A língua também é fogo, mundo de iniquidade situada entre os nossos membros. Ela contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza, e é por sua vez inflamada pelo inferno. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”.

Meus amados, coisa desse tipo, palavras assim causa uma brecha na sua armadura espiritual e dá abertura ao Inimigo, em Provérbios 15:4 diz: “uma língua saudável é árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito”. Meus amados irmãos assumam uma postura clara contra o uso de palavras do tipo, tanto na sua vida pessoal como na interação com outros, façam assim como Provérbios 4:24 diz: “desvia de ti a perversidade da boca; afasta de ti a corrupção dos lábios”. Meus amados tenham cuidado, pois: “O temor do Senhor é odiar o mal; odeia o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa” Provérbios 8:13.

Não falem coisas do tipo, o povo de Deus tem a missão de edificar e não de destruir, que “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem” Efésios 4:29, “e não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as” Efésios 5:11. Façam como disse o Apostolo Paulo: “evita os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade” 2 Timóteo 2:16.

Muitas vezes falar palavras do tipo é fruto do orgulho ou de querer demonstrar atitude. Talvez alguns estão pensando: “e daí? Falo o que eu quiser, eu falo mesmo!” Que tolice! Grande coisa! Em Salmo 12:4 “Pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos: quem é senhor sobre nós?” Genteeee o que é isso? Coisa feia! Vejam o que diz o salmista: “pelo pecado da sua boca, e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba...” HUM-HUMMMM!

Talvez aqui não fosse uma demonstração de atitude, mas de ira e impaciência. Em Provérbios 29:20 diz: “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele”. E ainda em Eclesiastes 5:2 “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras”. E faço minhas as palavras de Tiago 1:19,20 “19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, 20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus”.

Talvez aqui não fosse uma demonstração de atitude, de ira ou impaciência, mas para revidar algo. Não façam assim! Vejam a história de Jó, sua atitude não foi em revidar, “não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2:10). Quando vocês virem coisas do tipo irmãos refreiem a boca de vocês, não comente um post desse nível, seu comentário é como palavras ditas, o salmista diz: “Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com a minha língua; refrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver na minha presença” Salmo 39:1. E lembre-se “21 Não apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem. 22 Pois sabes no teu coração que muitas vezes tu mesmo amaldiçoaste a outros” Eclesiastes 7:21a,22, então deixe a hipocrisia de lado né! E por fim amados revidar não é de Deus! “9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, BENDIZEI, PORQUE PARA ISSO FOSTES CHAMADOS, a fim de receberdes bênção por herança. 10 Pois quem quiser desfrutar a vida, e ter dias felizes, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano” 1 Pedro 3:9,10.

Sei que “da mesma boca procedem a bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim” Tiago 3:10.

“Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” Colossenses 3:8.


Graça, Paz e sensatez a todos!

Pastora Adriana Reis.


A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...