terça-feira, 12 de maio de 2015

NUNCA ENVELHECER PARA ALGUÉM!



"Quem não conhece o valor das palavras não saberá conhecer os homens"

Confúcio

Dividindo experiências.

Um dia desse meu afilhado de oito anos me disse seriamente “Dinda você já está de idade velha, mas você nunca vai envelhecer para mim”, kkkkk dei muitas gargalhadas, criança na maioria das vezes é muito sincera e eu achei o máximo! Claro que ele percebe meu envelhecimento e isso não afeta o que ele sente por mim. Eu recebi o comentário dele como uma declaração de amor e isso me fez refletir sobre algo que quero dividir com vocês.

Reflexão: Você não é o que é por fora, mas o que é por dentro. O que está dentro é o que tem valor a alguém. E isso é resultado de alguma coisa.

Talvez desde muito tempo, mas muito mais hoje, as pessoas estão preocupadas com a aparência, em ter um corpo escultural ou um rosto de porcelana, talvez nem tanto, pois alguns tiveram uma ajudinha da genética, mas assim mesmo estão na busca de serem “mais bonitinhos” aparentemente. Há algo errado em querer ser mais bonitinho? Kkkk Claro que não! O grande erro está em colocar toda energia nisso e se esquecer das melhorias interiores, o maior olhar que alguém pode ganhar é o olhar que atravessa o corpo e encontra a real pessoa.

Muitos precisam das aparências, das imagens que impeçam os olhares de chegarem ao interior, porque lá na ideia deles, consciente ou inconsciente, não tem nadinha que valha alguma coisa. Vivem numa ilusão que lhes tolda, onde o exterior é o que mais lhes importa, pois por vezes é o que nos realça à primeira vista, assim lhes é o de maior valor.

Oraaa gente o que cada corpo aparenta é o supérfluo de todos nós, nada disso tem valor, é o que menos interessa. Mas é o que mais muitos dão valor, transmitindo a imagem daquilo que querem ser e não são de fato. Na dúvida se esforçam demasiado nesse culto à imagem, seja ela física ou idealizada. Nada disso me parece novo, na nossa sociedade e até antes, mas muito mais agora se vê uma obsessão pela veste que oculta o eu verdadeiro.

Santo Agostinho disse: “Não procure fora, mas dentro de você, é no interior do homem que habita a verdade”. Eu não sou contra cuidar de corpo ou vesti-lo com certa ostentação, não mesmo! Cuidar do corpo, se amar e se curtir é de Deus, tenham certeza disso! É no interior do homem que habita o verdadeiro eu, e não na estrutura de pele, ósseas e musculares.

Nosso mundo é repleto de aparências e ilusões. Lidamos com pessoas em qualquer ambiente social que acreditam no poder atribuído aos corpos esculturais e rótulos sociais. O mundo ilude, impõe aparências das mais diversas possíveis, confundindo indivíduos e os afastando do real mundo interno, forçando-os a ocultar aquilo que realmente são no mundo das essências, mundo sobre o qual, no dizer filosófico de Platão, é o que efetivamente nos deve importar.

Cada vez mais vejo pessoas preocupadas com o externo e menos com o interno, onde estamos ou que somos. Todos devem saber o que si é por dentro. O meu grande exemplo é o apostolo Paulo que não conheceu só a Deus, mas também a si mesmo. A real conversão de Paulo a Deus produziu nele um profundo e correto conhecimento de Deus e de si mesmo. Ele pode reconhecer sua grandeza e pequenez. Para mim aí está o segredo quem se conhece!

Saber quem si é, é impossível de não ser visto por outro! Qualquer um vê, qualquer um em qualquer idade, mesmo que não tenha uma dimensão real disso. Ouvir meu afilhado dizer: você nunca vai envelhecer para mim”, me fez saber que ele me encontrou de verdade. E acima disso me fez lembrar de quem me fez, da minha essência, de quem eu sou. E esse “eu” nunca vai perecer, porque naquele instante pude ver que marquei alguém significativamente com aquilo que sou por dentro e não pelo meu corpo que está envelhecendo.

E agradecida sou, pois sou o resultado de um encontro com o Deus vivo, assim como o apostolo Paulo. Eu não sou o que sou por fora, mas o que sou por dentro, sou um espirito que insiste caminhar o bem que mora num corpo. E o que sou é a resposta da minha coragem de saber sobre mim mesma, coragem esta, que se desenvolveu a partir do encontro que tive com Deus. Graças a Ele hoje posso ir me conhecendo e outros também e assim nunca envelhecer, mas me renovar a cada dia em Cristo Jesus.

Não somos de fora para dentro, mas dentro para fora. E nunca vamos "envelhece" para aquelas pessoas que marcarmos positivamente e nos ama.

Graça, Paz e que não “envelheçam” para muitos.

Pra. Adriana Reis.


A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...