quinta-feira, 11 de junho de 2015

A bola que rola


“Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem meu guia”
Martinho Lutero

A vida da gente é formada por acontecimentos e nem todos eles nós compreendemos, algumas experiências que passamos durante a nossa existência, em especial as dolorosas, frustrantes ou decepcionantes suscitam muitos porquês. O ser humano é um ser que questiona mesmo, isto é a tentativa de conhecer, de saber, de descobrir e de formar um caráter crítico diante do mundo, só assim que se produz conhecimento, conhecimento que pode muito trazer uma infinidade de coisas, mas dentro do que eu quero falar aqui agora, gostaria que pudesse trazer saída, alivio, conforto e segurança.

Uma amiga me perguntou: “uma bola faltando um pedaço pode rolar? ” De momento pensei: o que posso dizer? Afinal não sei de tudo. Muitas vezes fico sem respostas para tantas coisas, sem resposta para eu mesma e para outros. Poxa vida! Desde crianças demonstramos mais satisfação quando recebemos uma explicação do que quando não recebemos. Gostamos nada das respostas superficiais, assim como as crianças, nós adultos gostamos das explicações satisfatórias. E eu não queria dar a minha amiga uma resposta insatisfatória, mas nem sempre temos o que falar diante das tristezas dos outros.

Motivo desse post: “Uma bola faltando um pedaço pode rolar? ” Que pergunta! Me cortou o coração. E a resposta? Emudeci..., contudo refleti sobre a tal bola mutilada rolando... e a pergunta dela passou a ser minha e pode ser também de muitos outros.

Não entendemos muitos porquês e para muitos deles não teremos respostas nesse tempo, mas muitas respostas podemos encontrar em Deus. A Palavra de Deus é uma luz em nosso caminho e ela diz que Deus nos conduz por esse caminho (Isaias 48:17b). Resposta? Só depois de consultar as páginas da bíblia. A mim foi satisfatório e espero que seja a todos que se sintam uma bola faltando pedaço e que não pode rolar.

Eu tento imaginar a cena e só consigo ver duas coisas: uma bola murcha ou alguém rolando a bola pelos lados inteiros. Das duas cenas prefiro a segunda, pois posso pensar assim: que todos nós somos a bola e Deus é quem nos rola pelos lados inteiros, sem deixar que os lados que estão faltando nos parem pelo caminho. Então digo a vocês: Deus sabe nos conduzir fabulosamente, mesmo não inteiros, mesmo faltando pedaços, continuamos a rolar, porque Ele está atento, seus olhos estão sobre todos nós, e assim, Ele cuida para que continuemos a rolar e rolar. Não é agradável se sentir uma bola faltando pedaços que não pode rolar, mas vejam: isso depende de quem rola a bola.

Nem tudo que acontece na nossa vida está sob nosso controle, mas independente disso é impressionante ver como Deus cuida de todos nós, como ele guia todos nós, como ele “rola” todos nós. Ele é um Deus zeloso, cuida de cada um de nós na nossa individualidade, conhecendo cada necessidade e falta que temos, cuidando para supri-las uma a uma conforme a boa e perfeita vontade Dele (Romanos 12.2).

Precisamos nos lembrar do que diz o salmista: “Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo” (Salmo 40.17).

Tenhamos então a certeza de que Deus cuidará desse detalhe: a falta. Deus sabe desse pedaço que falta, não nos preocupemos com ele, pois nós como bolas, vamos rolar e rolar até quando Deus quiser. Não vamos parar no caminho e deixar de seguir. O que eu digo é: é triste? É! Nos angustia? Sim, não é nada agradável! Mas Deus se preocupa com nós e nossos detalhes. Assim, creiam: A bola vai rolar mesmo faltando um pedaço e não deixem de contar sempre com o inesperado de Deus, afinal Ele é Deus do impossível (Mateus 19:26) e A BOLA PODE SER REFEITA!

Confiem em Deus!

"Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti”
Jeremias 32:17

Graça, Paz e alivio a todos

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...