quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O verdadeiro valor das pessoas


Recebi um recado de um amigo há alguns dias que me impulsionou a escrever este post, na maioria os comentários de vocês aqui e também recadinhos no Orkut me faz pensar e refletir me estimulando a escrever. Então vamos lá?

Bem... Vocês já pensaram no valor real das pessoas? Elas valem pelo o tem ou pelo o que são? O que elas valem para vocês?

Uma pessoa humana pode ter valor em razão de vários fatores. Pode valer pelo que possua de riqueza e bens materiais, ou mesmo beleza, força ou inteligência. Isso é verdade? Sim é! Mas não deveria, pois tais valores são efêmeros, mas tenho certeza que eles influenciam o modo como muitos veem as pessoas. Repito, não deveria, mas essa é a realidade.

Vejam bem caros leitores e amigos! Enganamo-nos a respeito das pessoas, muitas vezes, por julgar sua aparência física e posses, não dando uma chance de conhecê-las verdadeiramente.

Tudo no mundo capitalista é medido pelo valor de cada coisa, infelizmente muitos levam isso para as relações humanas tentando fazer uma leitura irreal do valor das pessoas, sem atentar para o que realmente importa. As pessoas não valem por causa de seus diplomas ou títulos, beleza ou grana. Charles Chaplin escreveu “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais”.

Mas a verdade é que muitos dão mais importância a coisas do que a pessoas e isso é horrendo, pois pessoas são mais importantes do que coisas, vida é mais importante que coisas.

É pessoal, mas eu conheço muita gente que acha que uma pessoa vale o que ela tem! E vocês acham também que valemos somente o que temos de bens e coisas? Você só é alguém se tiver um carrão do ano? Sem hipocrisia, vocês acham que nesse mundo a gente só vale o que tem? Hum?!

No mundo de hoje a estatística geral é que a gente vale o que tem! Que coisa heim?! Mas a verdade universal, é que você só vale o que você é. Aqui complica demais, porque tem gente que não é nada só tem coisas! É aquela velha historia de que tem gente que é tão pobre, tão pobre que tem só dinheiro!

Gente “Nunca ninguém enriqueceu com dinheiro” (Séneca). Mas por suas qualidades interiores! O que vocês são ninguém tira de vocês em nenhuma situação, o que vocês têm pode deixar de ter a qualquer instante e mesmo que não perca, não é isso que determina seu valor, sua riqueza.

Muitas pessoas não compreendem, mas infelizmente só são consideradas pelo o que elas têm e não pelo que realmente são. Muitas pessoas gostam de ter como amigas ou por perto pessoas bonitas ou que possuam bens matérias ou que sejam visadas pela sociedade ou tenham status ou que destaquem de alguma forma. Se vocês têm pessoas, chamadas amigas que valorizam vocês por essas coisas, digo: Que meleca de amigos! Isso para não falar outra coisa. Assim a amizade é como se fosse uma moeda de troca! Cuidado gente senão vocês continuarão a ser moedinha de ouro para que gostem de vocês!

É muito fácil no mundo de hoje que pessoas se apaixonem por coisas, há uma supervalorização de coisas e com isso passam por cima daquilo que mais importa na vida. Pessoas. Coisas são os objetos de desejo de muitos indivíduos, e esses objetos estão acima das pessoas. Acima dos verdadeiros valores da vida.

Gente de Deus! Coisas são para serem usadas e pessoas não! O mundo de hoje é materialista porque falta o altruísmo. Em outras palavras o excesso de egoísmo consome as pessoas, os relacionamentos humanos são substituídos por relações entre coisas e pessoas. Objetos e viventes. Que coisa triste!

As relações humanas sempre existirão, mas o individuo está perdendo seu valor real e as relações estão cada vez menos sem significado, estão a serviço do individuo em sua busca pessoal de se realizar. Quanto mais esse fenômeno ocorre e se expande, mais as coisas se valorizam sobre a vida. Teremos menos paz, mais divisões, mais disparidades, mais estresse, mais pressa, mais capitalismo, menos solidariedade, menos felicidade e coisas desse tipo.

Eu vi duas pessoas conversando e uma contava para a outra que quando era criança gostava de matar passarinhos com estilingue. Então a outra disse que não atirava em passarinhos, gostava de atirar em vidros e telhas. Imediatamente e reativamente a primeira pessoa disse: “Você não atira em passarinho, mas atira nas coisas dos outros?” logo o outro disse que não eram vidraças ou janelas de vizinhos, mas vidros velhos que possuía e guardava só para essa atividade.

Sabem o que eu notei? Um deles colocou janelas acima da vida dos passarinhos? Talvez vocês nem tenham percebido isso. Poxa vida! Quer dizer que vidros de janelas têm mais valor do que um animal, que vive e sente? Da mesma maneira acontece em nossas relações, coisas são muito mais valorosas do que as pessoas. Que coisa! Será que aquele passarinho não valia mais que um pedaço de vidro que custa menos de dez reais? E a vida de alguém não é mais valiosa do que coisas?

Se ainda não ficou claro, lá vai: Na vida o que há de mais importante não são coisas, mas relacionamentos, pessoas.

Tem uma frase de Bob Marley, cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos que diz: “Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos as coisas e usamos as pessoas!” Vivemos numa época em que as pessoas têm pouco valor. A vida está relativizada, banalizada e mal avaliada.

A vida está avaliada por tão pouco que uma pessoa atira na outra por causa de um ponto de vendas de drogas, por causa de uma vaga de estacionamento. Gente de Deus! Vivemos em um tempo em que coisas são amadas e pessoas são usadas. Nós devemos usar coisas e amar pessoas, nunca o contrário. As pessoas infelizmente estão coisificadas e as coisas estão personalizadas.

Acredito que quanto mais humanos, mas gostamos de gente! E vejo que tem pessoas que gostam mais de coisas do que de gente, e isso me leva a crer que pessoas estão a cada dia que passa mais desumanas, como também mais coisificadas.

Temos que valorizar o que a pessoa é, o seu caráter, sua essência! Precisamos cultivar ao nosso redor quem valoriza o ser em vez do ter, e da mesma forma precisamos valorizar o ser, não se importando com a parcela do mundo que valoriza o ter.

Segundo o Escritor, cientista e filósofo alemão, Johann Goethe “A alegria não está nas coisas, está em nós” e ainda diz que “Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora”.

As pessoas se apegam tanto às coisas materiais que acabam esquecendo que na verdade não precisam de nada disso para ser feliz. Muitos de nós temos uma lista de coisas que queríamos ter, comprar, mas se reavaliarmos essa lista nós perceberemos que não precisamos de nenhum item dela para nos sentir completos, o que mais precisamos, em parte, já temos: Deus, família, bons amigos, amor e muita vontade de viver! Sócrates certa vez disse "Estou apenas observando tanta coisa existente que não preciso para ser feliz" É isso aí! Precisamos reavaliar nossos conceitos, nada de fora pode nos fazer felizes ou quem somos, mas o que está dentro sim!

Cabe bem aqui lembrar-nos de Deus que nos entregou Jesus (João 3.16), Jesus morreu por pessoas e não por coisas! Pessoas foram valorizadas por Ele, jovem e velho, rico e pobre, saudável e doente, homem e mulher, branco e negro e etc. Não era de interesse Dele o que essas pessoas possuíam, mas elas em essência! Por elas Ele pagou o preço, pagou por algo que realmente tem valor! Ele sempre viu alguma coisa nos outros que valesse a sua própria vida. Ele conhecia o valor que uma pessoa tinha para seu Pai.

Pensemos assim: Alguém que inventou um produto, ou seja, o dono de um produto é quem está apto para determinar o seu preço, o seu valor. Bem... Foi Deus quem criou vocês, Ele é o dono de vocês. Portanto, é Ele quem determina o quanto vocês valem. Sendo assim, nós valemos aquilo que Deus acha que valemos, pois, foi ele que nos criou e a ele pertencemos.

Quando Deus foi comprar de volta as nossas vidas ele não deu um objeto valioso em troca das nossas vidas, porque para Deus nós valemos mais do que um objeto valioso. Ele não deu terras em troca da nossa vida, porque para Deus nós valemos mais do que terras. Ele não deu o mundo inteiro em troca de nossas vidas, porque para Deus nós valemos mais do que o mundo inteiro, uma alma, uma única alma vale mais do que o mundo inteiro. Quando Deus foi comprar de volta a nossa vida, Ele entregou seu próprio filho, o seu único filho, porque para Deus nós temos o valor de um filho único.

A vida por mais incompreendida que seja é o que conhecemos de mais valioso. O que nos importa agora é repararmos o quanto somos únicos, e os outros que ao nosso lado vivem, e que estes importam mais do que as coisas que também nos rodeiam e gostamos.

Segundo o escritor irlandês Oscar Wilde “Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada”. Amados meus valorizem o que realmente tem valor! Não acreditem nessa historia que as pessoas só valem o quem tem, valorizando de igual modo as coisas, porque isso mostrará quem vocês são de verdade, pois você é o que valoriza, outro escritor inglês, William Hazlitt disse “Aqueles para quem a roupa é a parte mais importante da pessoa acabam, geralmente, por valer tanto quanto a sua roupa”.

Qual o valor real das pessoas? Elas valem pelo o tem ou pelo o que são? O que elas valem para vocês?

Vocês valem muito mais do que as roupas que vestem ou um carrão do ano ou quaisquer bens. O que vocês valem? O preço, o valor, é de um filho único!

O importante é o ser e não o ter!

A vida não vale pelo que se tem.

A vida vale pelo que se é.

E vocês são filhos.

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

“As pessoas valem o que vale a afeição da gente”

Machado de Assis

7 comentários:

Unknown disse...

Que lindo...
você não tem preço!!!!
te amo

Camila disse...

Lindo lindona!
Acho que descobri que gosto da senhora pq a senhora é linda. rsrsr... brincadeira.
A senhora vale mais que dolar e euro juntos. A senhora vale ouro! Alguém sabe quanto está valendo o ouro??? kkkkkk....brincadeira de novo.
Te amo valiosa e valorosa pra mim.

Cátia disse...

Nossa pastora seus artigos são valiosos! dar vondade de imprimir e sair por aí entregando para todo mundo ler.Vivemos em um mundo onde as pessoas não reconhecem o valor
de outras,preferem investir em coisas, dinheiro,fama e esquecem o maior e mais lindo ivestimento que é o AMOR!!!!!
te amo muito bjos, grande abraço!

Unknown disse...

Muito lindo,mas infelizmente o ser humana esta trocando a beleza fisica e excluindo o ser desprovido dessa tal aparencia.eu q o diga,chamam-me de todo tipo de ofensa.Saio as ruas ate trocam de lugar,piadas,parece q tenho uma doença contagiosa.ouvir q meu marido é um louco por ter casado comigo.Fico de joelhos e peço a DEUS misericordia pois esta afetando gravemente a minha vida social.DESUMANIDADE TOTAL

Unknown disse...

"Uma pessoa humana" não acredito que li isso...

Unknown disse...

"Uma pessoa humana" não acredito que li isso...

Marcos Dias disse...

Boa noite irmão, estou precisando entrar em contato com a autora dessa postagem mas não sei como. Estou precisando de um conselho. Me identifiquei muito com essa postagem pois estou vivendo na minha algo patecido. Se alguém puder me informar sobre a pastora ficarei muito grato. Deus abençoe a todos. Meu contato do zap é 33988470472

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...