segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Não desperdice seu chamado, unção e vida!


"Lembre-se, você tem apenas uma vida e foi feito para Deus. Não a desperdice."

Jonh Piper

Você já parou para pensar como o mundo seria totalmente um caos se a vontade do ser humano fosse feita?

Eu estava refletindo um pouco depois de um devocional, sobre a vida de Sansão, e me veio essa e outras questões e fiquei pensando: Um dos maiores problemas da humanidade é o desperdício, não importa de qual tipo, seja ele de comida, água, tempo, oportunidades e etc., os seres humanos estão sempre desperdiçando e desperdiçando. Contudo existe um tipo de desperdício que não é reciclável e que não se renova de forma alguma. O desperdício da vida. A vida desperdiçada não pode ser recuperada, não se pode reviver em termos de tempo o que já foi vivido.

Em Juízes capítulos 13 a 16, encontra-se a história bíblica do super-herói Sansão. A Bíblia relata que Sansão foi o último dos juízes liderando a nação por vinte anos. Nascido de uma mãe que não podia ter filhos, ele foi consagrado a Deus desde antes de seu nascimento. Quando o Anjo do Senhor apareceu pessoalmente disse à mãe de Sansão para não beber vinho, nem comer nada da videira durante o período de gestação. Os cabelos dele não poderiam ser cortados, seria “nazireu” (Números 6.1-5) e deveria seguir a mesma dieta de sua mãe por toda a sua vida. Sansão era um homem especial, de muita coragem e ousadia (Juízes 15.4-9) e dotado de uma enorme força, capaz de ferir mil homens de uma só vez (Juízes 15.14-17).

Sansão se envolveu em várias coisas desagradáveis a Deus culminando com o envolvimento com uma mulher filisteia chamada Dalila, que foi um laço destrutivo para sua vida. Ele revelou a ela o segredo de sua força: Que era sua separação a Deus, simbolizada pelo seu cabelo, que nunca havia sido cortado. Dalila, a megera maldita, revelou o segredo a seus compatriotas, inimigos de Sansão, e cortou os seus cabelos. O infeliz do homem achava que estava seguro com a bruxa dos infernos (mulherzinha do cão!), dormindo no colo do inimigo teve suas sete tranças cortadas, ahhhh não, muito pior a palavra diz rapadas, a humilhação tinha que ser total (Juízes 16.19).

Cada trança simboliza quem Sansão era aos olhos de Deus: 1º Deus tinha feito uma aliança com Sansão (Juízes 13.5). 2º Deus havia estabelecido um propósito para sua vida (Juízes 15.20). 3º Deus o separou para si para a santidade do seu nazireado (Juízes 13.5). 4º Deus seria sua própria alegria, não necessitando da alegria volátil do vinho (Juízes 13.14). 5º Deus respondia suas orações para que Sansão tivesse total confiança (Juízes 15.19). 6º Deus esperava completa fidelidade (Juízes 13.8-9). E 7º Deus sempre demonstrou seu amor a Sansão até o último minuto antes de sua morte (Juízes 16.28). Podemos ver aqui através de cada trança uma riqueza de significado e o infeliz foi lesado por confiar o que era dele por parte de Deus a outros.

Infelizmente os atributos espirituais de Sansão não foram equivalentes aos físicos, sua aparente santidade exterior não estava amalgamada em uma verdadeira santidade interior. Pra mim ficam claras ao ler o texto de Juízes algumas incoerências, tais como: 1ª Sansão dominou um leão, mas não teve domínio próprio (Juízes 16.1). 2ª Olhou livremente para seus desejos (Juízes 14.2; 16.1), mas acabou com indesejável cegueira (Juízes 16.21). 3ª Incendiou as searas do inimigo, mas terminou incendiado pelas próprias paixões (Juízes 14.17; 16.16). 4ª Viveu uma falsa liberdade (Juízes 16.4), mas morreu escravo dos filisteus (Juízes 16.20). 5ª Deixou-se amarrar (Juízes 15.14), mas foi forçado a ser amarrado definitivamente (Juízes 16.21). 6ª Divertiu-se em festas (Juízes 14.10), mas tornou-se a diversão da festa dos inimigos (Juízes 16.25). 7ª Gostava de propor enigmas (Juízes 14.12), mas tornou-se um próprio enigma difícil de compreender: alguém tão rico em Deus vivendo tamanha miséria de vida, alguém tão forte fisicamente vivendo tamanha fraqueza emocional.

Infelizmente, infelizmente e infelizmente (poderia usar essa frase para essa historia inúmeras vezes) Sansão tornou-se um protótipo do anti-herói. DESPERDIÇOU SEU CHAMADO, SUA UNÇÃO E SUA VIDA. Recebeu o poder do Espírito para ser movido pelo amor e pelo altruísmo. Ao invés disso, agiu por egoísmo, paixão, vingança, vaidade e inconsequência. Sansão era um homem de um futuro brilhante pela frente! Mas seus inimigos o enfraqueceu, furaram seus olhos, o prenderam e o levaram a trabalhar em um moinho como um animal! Que lastima!

Sempre quando leio essa historia fico com a certeza de ver um homem que desperdiçou seu potencial. Ele poderia ter feito muito mais do que mostrar força e fazer merda! Dá-me revolta de ver um desperdício de vida assim! É uma história de vida com desperdícios de oportunidades, de erros rudimentares e de abandono dos planos e propósitos de Deus. Eu sempre achei essa historia muito triste por causa de toda a vida desperdiçada de Sansão. Vemos nessa historia um final que não poderia terminar de outro jeito, senão numa tragédia! Um dos textos que mais faz o meu coração estremecer! Leia essa historia e certamente ficará com o coração pesado.

O que vemos nessa historia de forma clara, é que Deus sempre nos dará o direito da escolha. Podemos optar por estar perto Dele ou caminhar dentro dos nossos próprios conselhos. O certo é que existirão consequências para qualquer dos lados que pendermos. E evidentemente, teremos de arcar com as implicações de nossas escolhas.

Ao olharmos para a vida de Sansão vemos igualmente de forma clara, como uma pessoa com um enorme potencial pode jogar tudo fora. Como um ser humano com tudo para dar certo pode mudar a sua vida de uma forma tão drástica! E isso não é novidade nem pra mim nem pra você, com certeza conhecemos alguém com as mesmas peculiaridades de Sansão, que tiveram um início de vida promissor, mas que ao longo de sua caminhada colocaram tudo a perder. Sansão poderia ter feito grandes coisas, porém desperdiçou tudo ao se afastar do propósito original de Deus para ele.

E refletindo um pouco sobre isso, penso: Uma coisa é realmente valiosa - a nossa própria existência. Com tantas obrigações e um ritmo louco e rápido, muitas vezes nos esquecemos de quão especial e importante é o simples fato de existirmos. Muitas pessoas acabam passando a vida toda sem ter feito o que realmente seria o melhor para eles, passa por toda uma vida sem receber tudo e qualquer coisa que Deus tenha para eles, ao invés disso gastam suas vidas confiadas às megeras Dalilas infernais, que podem ser tudo aquilo que Deus não tem ou quer pra eles!

A Palavra de Deus nos mostra que nossa vida é como um vapor que aparece por um pouco e depois desaparece (Tiago 4:14). Isso nos mostra que não podemos mais perder tempo, devemos nos dedicar a Cristo com todas as nossas forças, procurar servi-lo enquanto existe tempo. Devemos procurar nesse mundo no pequeno espaço de tempo que temos focar na vontade de Deus e pedir que ela seja feita sempre. Vamos parar de olhar para o que não vai nos acrescentar em nada, vamos olhar para Cristo! Pois: “sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. Pare de desperdiçar sua vida, pare de brincar, não tenha medo do que vai acontecer, Deus sabe de tudo, ele fará o melhor. Pare de ter medo da vontade de Deus, pois ela é a melhor coisa que pode te acontecer mesmo você não sabendo o que vai acontecer.

Contudo, Sansão mesmo tendo tomado um caminho longe dos propósitos de Deus, no seu ultimo dia de vida, no seu ultimo momento orou e Deus respondeu sua oração (Juízes 15.18 e 16.22 e 28), isso prova que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” Romanos 10:13. Finalmente Sansão reconheceu que dependia de Deus para ser vitorioso. Na sua morte, o Senhor ainda o usou para a vitória. Sua história ensina-nos que nunca é muito tarde para recomeçarmos. Não importa quão terrível possam ter sido nossas falhas, hoje não é muito tarde para colocarmos nossa completa confiança em Deus. Sansão teve fé que Deus seria com ele naquele momento de angustia, e Deus lhe deu sua força outra vez para cumprir com o que fala em Juízes 13.5 "... e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus". Hoje é contado na galeria da fé (Hebreus 11.32). Mas não seja como Sansão que só buscou o q era de Deus pra ele no seu ultimo instante de vida, use todo o seu tempo para os propósitos de Deus, porque eles são os melhores para a sua vida!

Certamente essa historia de vida serve de alerta para nós: Deus tem nos chamado, nos separado e investido em nós com dons e talentos para cumprirmos o Seu propósito. Será um vacilo colocarmos a perder o nosso coração em meio às paixões desse mundo, desperdiçando o potencial que o Senhor tem nos dado. Paulo aconselha o seguinte: "Aquele que está de pé, cuide para que não caia" I Coríntios 10.12. É importante que você reflita sobre como tem andado e onde tem colocado o seu coração! Não se permita perder os sonhos de Deus! Ele tem investido em você para que todo o propósito para sua vida se cumpra!

Zele por sua vida e fuja daquilo que te faz desperdiçar o potencial que Deus tem colocado sobre você! Nada vale mais do que viver os sonhos que Deus divide com cada um de nós. Há esperança se nos arrependermos e clamarmos pelo Senhor! Deus quer nos conduzir para viver a plenitude de seus propósitos! Se você ao refletir entender que está desperdiçando aquilo que o Senhor confiou a você, lembre-se de que de Deus é capaz de restaurar a sua sorte e te capacitar novamente a viver plenamente para Ele!

Se só a nossa vontade fosse feita seria um bagunça sem tamanho, e a eternidade que Deus tem para nós seria apenas ilusória. Precisamos acreditar nos planos de Deus para nós e desfrutarmos deles. A cruz de Cristo é o centro de todas as coisas. Ela é o plano de Deus para que tenhamos a eternidade.  É nela que nasce a vida que realmente conta.

Como vai a sua vida? Você tem aproveitado as oportunidades que Deus te dá? Você tem conduzido a sua vida para um final feliz?

Cristo pode mudar você!

"Você ama a vida? Então não desperdice o tempo, porque é desse material que a vida é feita."

Benjamin Franklin

Graça, Paz e uma vida vitoriosa a todos!

Pra. Adriana Costa F. Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...