quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

De todo o coração


(Palavra da pastora para os membros da Igreja Ministério Shallom - virada do ano)

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim DE TODO O VOSSO CORAÇÃO... rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade".

João 2:12-13

A palavra coração é uma das palavras mais frequentemente usada na Bíblia. Ela ocorre 694 vezes no singular e 6 vezes no plural no Antigo Testamento, e no Novo Testamento ela ocorre 156 vezes no singular e também 6 vezes no plural, ao todo 862 vezes, e desses todos versos, 6 deles do Novo Testamento mostram o poder de Deus de conhecer todo o coração do homem, sem que nada seja escondido.

Não escondemos nada de Deus, assim nosso coração precisa estar continuamente bem guardado, guardado daquilo que é mal e acima de tudo guardar dentro dele o que realmente é importante: a palavra do senhor. A palavra do Senhor é ensinada a humanidade desde o inicio de tudo, digo: tudo que foi preciso para que a humanidade soubesse sobre Deus, foi revelado em cada época de alguma forma, e hoje em nossa época temos a Bíblia: que é a viva palavra do senhor.

Hoje as palavras contidas nesse livro chamado de bíblia, são ensinadas por muitos em especial pastores de igrejas que são possuidores de conhecimento (pelo menos é o que se espera), homens e mulheres que não são super-heróis, embora continuem sendo seres humanos, agem em nome do Senhor (pelo menos é o que se espera). Em Jeremias 15:15 diz: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”.

Vivemos num mundo exigente, num tempo em que todos esperam da liderança eclesiástica procedimento altruísta, ético, moral e inteligente, não falo de exigências incabíveis biblicamente aqui, mas de exigências correlatas à palavra do Senhor Jesus. Isso se espera dos homens e mulheres que foram dados por Deus segundo o coração Dele, de acordo com o verso: pastores com conhecimento e inteligência! Isso demonstra um real desejo de Deus. Não devemos estar distantes daquilo que é desejo de Deus para o rebanho.

O verso diz: “pastores... que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”. A falta dessas qualificações pode ser a ruina de muitos rebanhos. Contudo e certamente em muitos casos não é falta de ensinamento em conhecimento e inteligência que dispersam ovelhas, mas a falta dessas mesmas atentarem aos ensinamentos. Em Oséias 4:6 diz: “Eis que o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento da Palavra. Porquanto fostes negligentes no ensino...”. Povo destruído por negligência de ensinamento? E quando não há essa negligencia? Digo com propriedade de conhecimento de causa, que muitos são destruídos por serem indiferentes ao ensino, muitos se envolvem com a obra do Senhor, contudo não se afeiçoam a Palavra e muito menos na aplicabilidade dela em suas vidas.

Não sejam negligentes, não ignorem o que os pastores de vocês têm a ensinar sobre Deus, eles são dados a vocês para que vocês sejam o que Deus deseja!

Quero compartilhar com os irmãos um sonho que eu tive bem recentemente: um sonho que parecia inicialmente um pesadelo, onde eu fugia de pessoas das quais queriam me destruir, eu passava por lugares escuros, úmidos, frios e escorregadios, tentava escapar por árvores altas e escorregadias, fugia de um cômodo a outro e por um pouco não conseguia, e meu medo era monstruoso! O medo fazia com que meu coração batesse tão rápido que parecia que meu tórax ia se abrir ao meio! Que meu coração parecia que ia sair pela boca. E eu tremia tanto que quicava no chão! Meus maxilares doíam de tanto os dentes baterem! Era uma sensação de solidão e pavor! E de repente na fuga esgotante entrei em uma sala, parecia uma oficina onde tinhas muitas rodas e pneus, parecia uma oficina de bicicletas. E eu apavorada escondida atrás de quadros de bicicletas tentava visualizar uma saída de fuga, quando me apareceu por uma porta um velhinho de cabelos grisalhos que parecia inofensivo, mas mesmo assim eu quicava no chão de pavor e medo...

- E o velho me perguntou: quem está ai?

- Eu levantei o braço tremendo e com a voz trêmula disse: eu!

- Ahhhh vocêêê? Disse o velho TRAN-QUI-LA-MEN-TE (parecia me conhecer)

- E me indagou o velhinho tranquilo: o que está havendo?

- Eu disse: estou sendo perseguida e querem me destruir!

- Mas porque te perseguem? Indaga o velho outra vez

- E eu com dificuldade por causa do tremor das mãos, enfiei a mão direita no meu bolso direito e tirei de lá, sem saber o que tinha no bolso, uma arma de fogo, um revolver, o levantei, o olhei e disse: por causa disso!

- O velho disse balançando a cabeça e sorrindo: Ahhh... Isso eu que projetei!

- E eu fiquei olhando aquilo... Enquanto ele dizia: isso não é pra ferir ou matar, mas pra iluminar, é uma lanterna!

E o pesadelo acabou passando a sonho, e sonho bom, porque acordei com algo de Deus pra mim. Acordei, me levantei, dei uma volta no quarto e sentei na cama e entrei em profunda reflexão, me conectei com meu grandioso Deus e o ouvi: “O SENHOR não vê como vê o homem; pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. l Samuel 16:7

Eu pensei em discernimento: eu sou uma pastora escolhida e posta diante a um rebanho de Deus e meu desejo é usar o que Deus projetar!  E o Senhor falou em meu coração: O que tem aí dentro do seu coração? E com voz eu respondi: NO MEU CORAÇÃO HÁ BONDADE PARA TODOS!

O que eu tinha na minha mão direita (sou destra, com essa mão tenho força) era algo projetado, criado, algo de Deus! (dado por Deus) Eu não sabia o que ia sair daquele bolso quando tirei algo de lá, mas Deus já tinha conhecimento do que estava lá (Ele projetou o que estava na minha mão) e não era uma arma pra ferir ou matar, causando toda a perseguição, mas pra iluminar, era uma lanterna! (Deus sabia que no meu coração havia bondade e a mim foi dado algo do qual eu podia suportar, algo do qual eu podia segurar firmemente – O COMANDO DE DEUS, A SEGURANÇA DE O SEU AGIR ATRAVÉS DE MIM, como sua agente aqui na terra, que ilumina a mim e a outros).

Dei-me conta que não há adversidade que eu não vença! Mesmo que eu tenha muito medo, mesmo que me sinta apavorada, sozinha e perseguida, o amor perfeito de Deus que está dentro de mim lança fora todo medo (1 João 4:18). Dei-me conta que em qualquer adversidade por mais terrível que seja sempre Deus terá uma saída pra mim (apareceu por uma porta um velhinho e sempre aparecerá). Senti-me abençoada porque maior é aquele que está em mim do que aquele que está nas adversidades (1 João 4:4).

Enfim... Somos pastores dados a essa igreja para iluminar, para ensinar a palavra do senhor segundo Sua benevolente vontade, pastores que vos ensine com conhecimento da palavra da qual buscamos há muitos anos. Nossos estudos têm sido desde o começo libertadores, no entanto muitos irmãos se sentem mexidos psicologicamente e emocionalmente de forma que não veem com clareza o que Deus tem a dar a eles através desses estudos, e sem ver com clareza, recebem muito do que falamos ou ensinamos como ataques pessoais (o revolver na minha mão era uma lanterna e não um revolver) e assim muitas vezes projeta em nós aquilo que não é nosso.

A palavra diz: "Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido" Hebreus 12:5. Amados irmãos em Cristo não sejam agressivos e reativos aos ensinamentos, “não rasgai as vossas vestes”, mas sim “rasgai o vosso coração” e voltem-se ao que Deus tem a ensinar através dos pastores de vocês.

Deus diz: “Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.” Provérbios 4:20-21

Que nesse próximo ano não haja perseguições, mas em vez disso, haja olhos que fixam na palavra do Senhor, palavras que são ensinadas por meros e imperfeitos mortais, mas que mesmo assim são seus pastores.

Nesse próximo ano não te incline a sua própria razão, mas ouve a razão de Deus, que temos a ensinar, e não deixe apartar de vocês o ensino do Pai de vocês que está nos céus! Nesse ano guardem o que já foi e lhes será lhes ensinado, guarda no mais intimo do coração!

Em Provérbios 3:1-6 diz: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... Confia no Senhor DE TODO O TEU CORAÇÃO, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Cuide cada um de seu coração nesse próximo ano, porque como diz a palavra em Provérbios 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem todas as fontes".

Nosso Pai nos chama para dar atenção às suas palavras, para inclinar nossos ouvidos para suas palavras e mantê-las no íntimo de nosso coração. O tesouro que está em nosso coração determinará o fruto que nós produziremos em nossas vidas. Que esse próximo ano seja um ano de produções e resultados, mas acima de tudo de aprendizagem da santa palavra do Senhor!

Se assim for: “Darei a eles UM CORAÇÃO NÃO DIVIDIDO e porei um novo espírito dentro deles; RETIRAREI DELES O CORAÇÃO DE PEDRA e lhes darei um coração de carne”. Ezequiel 11:19

Eu escolhi o primeiro verso lido, verso base, por causa de “TODO O CORAÇÃO”. Deus quer todo o nosso coração. Ele quer que nós O amemos com todo o nosso coração, que O busquemos com todo o nosso coração, que O sirvamos com todo o nosso coração, que acreditemos Nele com todo o nosso coração, que retornemos a Ele com todo o nosso coração.

Em 2 Crônicas 6:14 diz que O Senhor guarda "Tua aliança e a beneficência aos Teus servos QUE CAMINHAM PERANTI TI DE TODO O SEU CORAÇÃO”. Que assim seja!

Graça, Paz e aprendizado a todos!

De quem tem bondade por vocês, pastora Adriana Reis.

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...