segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Maturidade


"A maturidade me permite olhar com menos ilusões,
aceitar com menos sofrimento,
entender com mais tranqüilidade, com mais doçura.
Às vezes é preciso recolher-se.”
Lya Luft

O que é maturidade? Como poderíamos defini-la?

Já conversei com algumas pessoas sobre maturidade e já ouvi também muitas outras sobre o assunto e muitos me perguntam sobre as diferenças de alguém maduro e alguém imaturo. Bem... Convivo com muitas pessoas e estou sempre com os olhos nelas e isso me faz com frequência pensar sobre a maturidade delas. Aí fico pensando minha gente... Como podemos denominar pessoas maduras ou referir que alguém possua maturidade, sendo que todos os seres humanos não estão totalmente desenvolvidos. É algo complexo! Mas de alguma forma eu meço e faço uma diferenciação entre a maturidade e a imaturidade. A pedidos de alguns aí esta o post!

O dicionário Aurélio define maduro como: Amadurecido, sazonado. Plenamente desenvolvido. Refletido, prudente. Que já não é moço. E os Dicionários WEB e informal, definem por maturidade: Ter consciência do que quer saber, definir, analisar, agir no momento certo. É o estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento.

A palavra maturidade é um substantivo abstrato, determiná-la torna-se um pouco difícil. É um conceito subjetivo que percebemos e sentimos quando estamos diante dela, porém difícil de definir em palavras e de descrever todas as características que fazem parte dela, sem que haja restrições, diferenças de opiniões, debates e polêmicas.

O homem ainda é um mistério para ele próprio e então, como estabelecer o que seria a sua maturidade?

Bem... Penso eu que quando tentamos descrever alguma coisa, definimos e comunicamos algo, às vezes generalizamos, às vezes omitimos detalhes ou até distorcemos as informações de acordo com os nossos filtros mentais. Tentarei aqui descrever alguém maduro através de meus próprios filtros mentais. Então vamos lá!

A maturidade faz parte de um processo cheio de etapas e esse processo pode ser vagaroso e demorado. Mas acredito que passar por todas as etapas não quer dizer necessariamente que alguém seja maduro. Se você terminou a faculdade, casou e teve filhos ou viveu duzentos anos não quer dizer que é necessariamente maduro.

A maturidade não é um sinônimo de idade avançada, tem muitas pessoas adultas por aí que estão longe de ser maduras! Digo com propriedade, pois conheço um montão assim, como também conheço pessoas ainda jovens que são muito mais possuidoras de maturidade do que muitos “cinquentões” ou “duzentões” por aí!

Existe um tempo necessário para nosso amadurecimento. Porem, nem sempre a maturidade emocional ou espiritual acompanha a maturidade física. A maturidade física ocorre por volta dos 21 anos. Contudo, a maturidade mental, emocional e espiritual não tem um tempo determinado teoricamente para acontecer. O tempo de maturação vai depender das experiências pessoais de cada pessoa, vai depender do aprendizado obtido ou não de cada uma das experiências vividas. Muitas pessoas não amadurecem, elas apenas envelhecem!

O ser humano necessita de condições adequadas para seu pleno desenvolvimento e amadurecimento. Infelizmente, algumas pessoas não têm ou não querem ou não sabem como obter e desenvolver os recursos de que precisa, seja educação, conhecimento ou experiência para seu pleno desenvolvimento e amadurecimento como ser humano.

Uma pesquisa britânica (Universidade Southampton, em Highfield) afirmou que, para muitas pessoas, a fase adulta (maturidade) não é definida pela passagem por eventos tradicionais, mas por uma mudança na personalidade e no comportamento.

De alguma forma a pessoa madura abandona as “coisas de menino”, porque a maturidade requer que deixemos as coisas infantis. A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:11 que “Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

É à saída de uma personalidade infantil e egoísta para uma mais altruísta, acredito como o Padre Fabio de melo que “a maturidade acontece, quando tomamos posse do que nós somos, para aí então poder nos dividir com os outros. Isso faz parte do processo de maturidade.”

Pessoas maduras são como os frutos maduros que são saborosos. Hummmm... Essas pessoas deixam boas sensações na gente! Aqueles que provam de sua companhia sentem o gosto adocicado e saboroso de suas ações e atitudes sábias e maduras. A cada encontro com pessoas maduras aprendemos um pouco mais, e esses encontros se tornam agradáveis e desejáveis. O encontro com uma pessoa madura é delicioso e nos acrescenta! Essas pessoas já deixaram de se preocupar com o próprio umbiguinho, têm uma visão de vida que extrapola sua preocupação centrada em si mesma. Seus interesses envolvem o bem estar das pessoas com o intuito de contribuição para melhorar o mundo em que vivem.

Já uma pessoa que não tem maturidade, é como um fruto verde, de difícil degustação. Não me refiro aos de pouca idade, e talvez com pouca experiência de vida, pois estão na sua normalidade, passando por uma etapa do processo da vida. Lembrando que a palavra imatura vem do verbo madurar que significa algo que não madurou ainda. Alguém com menos idade tem muito que viver e percorrer ate atingir a maturidade, mas assim mesmo alguns adquirem mais cedo, há pessoas que amadurecem cedo e outras que levam mais tempo, eu costumo dizer que a pessoa imatura é uma pessoa a meio caminho, assim alguém muito jovem que ainda se encontra com atitudes imaturas, infantis é compreensivo, pois têm mais tempo e caminho a percorrer. Contudo os “duzentões” que me refiro simbolicamente como fruto verde é que são de difícil degustação. Esses possuem pouco tempo e ainda o perdem andando em direção contraria a maturidade.

São infantis, egocêntricos e mais preocupados consigo mesmos, focados em si próprios, pouco preocupados com as pessoas que os rodeiam. Suas atitudes e comportamentos egoístas muitas vezes causam decepção, mal estar e um gosto amargo nas pessoas.

O imaturo é desigual, variável, irregular, os seus sentimentos movem-se e balançam como um pêndulo, de maneira que ninguém nunca sabe o que esperar dele. O seu estado de ânimo é como uma montanha russa cheia de oscilações. Vive em constante mudança temperamental.

Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os retardatários crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das crises. A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas.

Mas continuando ainda falando sobre o fruto maduro, eu diria que maturidade é um montão de coisas, tais como a serenidade, é enxergar claramente a realidade natural das coisas. É ter uma visão aberta e realista das coisas que realmente importam na vida. É também generosidade, é ser voltado para os outros, buscando oportunidades de servir e ajudar. É enxergar como é pequeno o argueiro no olho do outro por ter removido a trava que estava no seu.

É discernimento. É aquela percepção intuitiva das coisas do espírito e da alma que nem sempre os olhos naturais enxergam. É enxergar cada aspecto da vida e do mundo pelos olhos de Deus que a ambos criou. É liberdade. É encarar com tranquilidade as próprias limitações.

É sabedoria. É dobrar-se voluntariamente, não diante das circunstâncias, mas diante do Deus que está no controle das circunstâncias. É intimidade com Deus. É estar de tal modo identificado com a Sua vontade que nada importa mais do que vê-la cumprida. E para acrescentar gosto desse texto de autor desconhecido por mim que diz:

Maturidade é ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências sem violência nem destruição.
Maturidade é ter paciência e disposição para abrir mão de um prazer imediato, com vistas a uma vantagem a longo prazo.
Maturidade é ter perseverança, é empenhar-se a fundo num programa, a despeito da oposição e dos contratempos desalentadores.
Maturidade é ter abnegação, é atender às necessidades alheias.
Maturidade é ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos.
Maturidade é ter humildade. Uma pessoa madura consegue dizer:
"Perdoe-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não sente a necessidade de se vangloriar: "Eu não disse?”
Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da palavra.

Então... É assim que eu faço a distinção entre uma pessoa madura e uma ainda imatura, eu procuro particularmente perceber características das quais falei para determinar a diferença.

Eu sei que não está ao meu alcance e nem de ninguém atingir uma medida exata para maturidade, mas pra mim ela significa: o progresso em afastar-se o homem da sua animalidade, marcado pelo egoísmo, e em levá-lo a uma interação social em que a paz e a felicidade tornam-se possíveis.

Enfim... Maturidade...
Exercê-la exige uma atitude consciente, apoiada no sincero desejo de transformação. Hoje ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje; ser sempre melhor a cada dia, portanto, a busca da maturidade é interminável, mas o que importa é que dia a dia se possa dar um passo rumo a esse objetivo.

“Uma pessoa imatura pensa que todas as suas escolhas geram ganhos. Uma pessoa madura sabe que todas as escolhas tem perdas.”
Augusto Cury

“A pessoa madura é aquela que é capaz em primeiro lugar, reconhecer sua própria imaturidade“.

Pensem nisso...
Graça e Paz e crescimento a todos vocês!
Pra. Adriana Reis

Um comentário:

JDSY disse...

O PRIMORDIAL QUE NA TUA VIDA,
FIQUE EM TODA PARTE,
POR ONDE CAMINHAMOS,
E DEIXEMOS O FRUTO DE NOSSA BONDADE.

DIZ UM FAMOSO DITADO,
O QUE NÓS PLANTAMOS,
NÓS COLHEMOS,
ENTÃO O BEM VAMOS PLANTAR,
PRA NO FUTURO NÃO CHORAR.

[A-JDSY 10/01/2012]

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...