quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Coragem, a habilidade de confrontar o medo.



"Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós."

John F. Kennedy

Coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com medo, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida. (Wikipédia)

Talvez você não se considere uma pessoa corajosa e sim covarde, porque com frequência sente muito medo, e talvez inveje os corajosos, aqueles, que quem sabe nem o medo conhecem! Mas quem disse que o corajoso não tem medo? Claro que tem medo sim! E como sentem medo! Todos nós sentimos!

Segundo um escritor, humorista e romancista norte-americano, Mark Twain a “Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo." Ser corajoso é ir à luta, é avançar, resistir e vencer o medo sempre seguindo em frente! “A coragem não consiste na ausência de medo e ansiedade, mas na capacidade de prosseguir mesmo quando temeroso.” Gary R. Collins, Ph.D. em psicologia clínica.

Não quer dizer que uma pessoa que não tenha medo de nada, seja corajosa. Eu diria temerária, imprudente! É mais uma imprudência do que coragem. Essa pessoa pode até ser audaciosa e intrépida, mas não é propriamente corajosa. A temeridade não é o mesmo que coragem. Pois uma das qualidades de temerário é a imprudência, a aventura ariscada. O temerário pode, inclusivamente, pôr em perigo sua vida e a de outros também sem necessidade. Melhor a coragem do que a temeridade, pois a primeira é calma e prudente e a segunda é afoita e arriscada. “A coragem é filha da prudência, não da temeridade.” Pedro Barca

Segundo um escritor francês, Étienne Pivert de Senancour, “A coragem real é mais paciente que audaciosa”, a pessoa corajosa só enfrenta o perigo quando é preciso. Não o procura, mas o enfrenta quando é necessário! Diante dos maiores perigos, o corajoso é capaz de ficar paciente e imperturbável, firme e com os sentimentos voltados para o que realmente vale a pena.

Ser corajoso não é a mesma coisa que não ter medo. É ter medo, mas, ainda assim, aguentar firme, é ser capaz de aguentar e suportar os perigos que estão próximos, que estão a chegar sem recuar ou desanimar. Se não fosse por sua coragem já sofreria o medo antecipadamente, como bem disse Michel de Montaigne, escritor e ensaísta francês, "O homem que teme o sofrimento já está sofrendo pelo que teme”.

Repetindo. Uma pessoa corajosa é alguém que sente medo, mas que vence o medo! Coragem não é nada mais nada menos que o medo vencido. O corajoso é aquele que enfrenta qualquer parada sem desistir jamais. Todo mundo sente medo, ter medo ajuda a nos proteger, só não devemos deixar que o medo nos domine. É com certeza o que sugeriu Martin Luther King, “Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo”.

A grande maioria das pessoas não se considera corajosas, porque morrem de medo diante das circunstancias problemáticas da vida. Mas já vimos que medo não é falta de coragem, isso se falando de coisas que realmente devemos temer. Porque segundo disse o escritor russo, Leon Tolstoi, “É corajoso quem teme o que se deve temer, e não teme o que não se deve temer” Temer o que não se deve temer é covardia e loucura!

O filosofo Aristóteles afirma que a coragem só se relaciona com alguns perigos e não com todos. Quem não receia a doença ou certos fenómenos da natureza, como os terramotos ou as inundações, por exemplo, não pode ser considerado corajoso, mas sim louco. O homem corajoso é o que “mantém o sangue frio nas circunstâncias em que a maior parte ou a totalidade dos homens tem medo” (Ética a Nicómaco, capitulo XX do livro I).

Covardia é o oposto de bravura e de coragem. É algo que te força a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se. (Wikipédia)

A coragem é a justa medida acerca dos sentimentos de medo e de confiança. Ao covarde falta-lhe confiança. Bem dizia o escritor e jornalista Bierce que “O covarde é aquele que, na hora do perigo, raciocina com as pernas.” Como teme tudo que não deve temer, é uma pessoa pessimista e sem esperança. O corajoso, pelo contrário, é confiante e esperançoso.

Um bom exemplo típico de que a coragem é a justa medida acerca dos sentimentos de medo e de confiança, é Coragem – o cão covarde, personagem de um desenho animado. O desenho conta a história de um cachorro chamado Coragem e seus donos, Muriel, uma típica senhora escocesa, e Eustácio, um fazendeiro mal-humorado, que vivem juntos em uma fazenda localizada no meio da cidade deserta e fictícia de Lugar Nenhum. Eles moram em uma pequena casa, onde acontecem aparições de monstros, fantasmas e outras criaturas.

Coragem é um cachorro medroso, quando filhote, seus pais foram raptados e mandados para o espaço (episódio "Lembranças do Passado do Coragem"), mas Coragem conseguiu fugir, então Muriel o achou e o levou para casa. Apesar de seus medos, Coragem está sempre salvando seus donos dos perigos e mistérios que ocorrem na fazenda e, algumas vezes, fica seriamente machucado, mas por sua determinação ele sobrevive.

Ao assistir o desenho temos a impressão de Coragem ser um cão covarde, mas logo percebemos que ele é corajoso, pois enfrenta seus medos e confiante e esperançoso tenta solucionar os grandes mistérios, e pra isso frequentemente usa a internet pra buscar informações sobre os fenômenos sobrenaturais que ocorrem em "Lugar Nenhum". É o que disse Anna Eleanor Roosevelt, Embaixadora dos EUA entre 1945 e 1952, “Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo”.

E cabe aqui citar outro personagem de desenho, O corajoso ratinho Despereaux, o desenho é uma adaptação da obra de Kate DiCamillo. O filme conta a historia de um camundongo absolutamente destemido quanto ao que não se deve temer! E o filme traz uma grande mensagem sobre a coragem em face ao medo e rejeição. Ele lida com os temas de dor e sofrimento, e como eles afetam os nossos corações e nossas ações.

Despereaux é quase imune ao sentimento de medo, mas mantem sangue frio nos momentos em que a maior parte dos personagens tem medo. Na verdade ele construiu diques de coragem para conter a correnteza do medo! Ganhou força e confiança quando enfrentou seus obstáculos e isso fez dele o admirável ratinho corajoso! Livre de todo medo! Alias uma frase do filme resume bem o motivo de tanta coragem: “Sempre que você tiver esperança, você nunca está realmente prisioneiro de ninguém”.

Esses dois personagens são exemplos muito bons de coragem, mas são apenas histórias, e fica difícil não citar pelo menos alguns nomes de pessoas reais de histórias reais, tais como: José do Egito, Moisés, Elias, Daniel, Davi, Paulo, Jesus e tantos outros. Bom seria escrever sobre todos, mas são muitos para um texto tão pequeno! Então por hora, veremos três deles, dos quais não citei acima.

Começando por José, o carpinteiro. Ele foi pai de Jesus por adoção, Mateus conta no capitulo primeiro, verso 16 a 25 que através de um sonho, Deus manifestou sua vontade a José. “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à Luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

O evangelista Mateus apresenta José temeroso diante da constatação da gravidez de Maria, e em um primeiro momento ele pensa em abandoná-la secretamente para não a expor, porque de outro modo ela seria afligida por ser mãe solteira. José logo fez o que o anjo lhe havia proposto, e a tomou por esposa e assumiu a sua paternidade no cuidado e proteção de Jesus, fugindo para um país estranho e desconhecido.

Quase que no anonimato, ele foi um exemplo de coragem, demonstrando para cada um de nós que sempre vale a pena viver sem medo e com fé, em qualquer circunstância!

Pode-se aprender muito sobre coragem com os homens citados na Bíblia. Mas e quanto às mulheres? Muitas delas foram corajosas, ousadas e intrépidas! A rainha Ester, por exemplo, através do seu ato de coragem e sabedoria, conseguiu, junto ao rei, que lhe desse dois dias para que seu povo pudesse se defender da sentença de morte. Por causa de sua coragem houve mudança no coração do rei e o povo judeu conseguiu vencer os seus inimigos!

Chuck Swildoll cita na introdução do livro Ester, uma mulher de sensibilidade e coragem, da série heróis da fé, de Charles R. Swildoll, o seguinte: “O poder da mulher que se defronta com uma situação ameaçadora da qual não pode escapar vem em seguida. Um misto de insegurança e perigo se esconde nas sombras, enquanto ela percebe achar-se virtualmente presa num labirinto de angustia circunstancial que não pode vencer. De maneira notável, ela não se desespera. Pelo contrario, sobrevive e se supera. É como se tivesse sido feita para uma conjuntura como esta”.

E continua Chuck, “Ester era esse tipo de mulher. Vitima inconsciente de uma situação insuportável, ela se ergueu e decidiu pela graça de Deus, a mudar as coisas. Abandonando o protocolo e ignorando todos os seus temores, esta mulher tomou uma atitude que a maioria de suas semelhantes jamais se arriscaria a tomar. Ao agir desse modo, ela expos e frustrou os planos de um homem perverso, que, como Adolf Hitler, tinha a mente saturada de violência. Essa mulher salvou sozinha, seu povo do extermínio. Chamo isso de poder!”

Eu chamo não só de poder como também de coragem! Na verdade, a pessoa corajosa é aquela que pratica atos de coragem porque é correto fazê-lo, aquilo que não é correto é pura covardia! E Ester assim como José, não foi covarde, pelo contrario, estava disposta a morrer juntamente com seu povo. Ela sabia da possibilidade de morrer em combate, assim como um cidadão que é chamado a lutar para defender a sua pátria. Mas mesmo diante das circunstancias e possibilidades terríveis de morte, ela não deixou que o medo a vencesse e lutou pelo que era correto.

Outra grande mulher na história bíblica foi Joquebede, mãe de Moisés, que junto a Anrão, seu esposo, e os filhos mais velhos, arriscou sua vida pela a do filho. Charles R. Swildoll cita no livro Moisés, um homem dedicado e generoso, que “Moisés tornou-se um grande homem de fé porque seus pais tinham fé. Eram levitas, evidentemente comprometidos com as coisas de Deus”.

Sabemos disso ao ler em Hebreus 11.23 “Pela fé Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei”. Não é se admirar os feitos corajosos de Moisés depois de saber sobre sua família.

A coragem deve estar fundamentada no poder do Senhor. A Bíblia diz em Deuteronômio 31:6 “Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.”

Como disse anteriormente, talvez você não se considere uma pessoa corajosa e sim covarde, porque com frequência sente muito medo, mas quem sabe você seja como o Leão Covarde de um conto infantil, O Maravilhoso Mágico de Oz. Ele é o último dos companheiros que Dorothy Gale conhece no caminho para a Cidade das Esmeraldas. Além de Dorothy, o Leão Covarde se junta ao Homem de Lata e ao Espantalho, com o objetivo de pedir ao Mágico de Oz que lhe dê coragem. Apesar de aparentemente ser covarde, o Leão demonstra grande coragem durante a jornada.

E pra terminar, é como disse um escritor francês Gustave Flaubert, “Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo”.

Tantos corajosos já existiram e ainda existem! Talvez eu talvez você...

Graça, Paz e muita coragem pra viver.

Pra. Adriana Reis.

“Não conheço fato mais encorajador que a inquestionável capacidade do homem para elevar sua vida através de um esforço consciente.”

Poeta - Henry David Thoreau


Leia também: Medos infantis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...