sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sorrir é um remédio!


“Um dia sem rir é um dia desperdiçado”. Charles Chaplin

O dicionário define - rir é: Contrair os músculos faciais em consequência de uma impressão de alegria. Kkkk é muito mais do que simples definição! É a manifestação de algo muito maior, não cabe numa definição de dicionário...

Existem pessoas que amamos estar ao lado delas. Sabe aquelas pessoas que nos fazem rir? Pois são essas mesmo! A sensação é de ganhar uma injeção de animo, são como remedinhos. E sabe por que isso acontece? Porque o riso é um bom remédio! O riso é um comportamento emocional inato e tem a função de expressão e comunicação. Ele é uma das nossas primeiras experiências de vida.  Ele dá início à interação com o mundo ao nosso redor, serve de mensagem que nós enviamos às outras pessoas comunicando disposição para ligar-se a elas, como também pacificação, aceitação e enfim, o riso promove efeitos positivos em nossos contatos sociais.

O riso aumenta a vontade de estar junto daqueles que o oferecem, é fato que o riso une as pessoas e melhora o humor. Rir um pouco ao em vez de franzir a testa para tudo, pode ser um ótimo remédio, e ele não está associado somente à sociabilidade, ele tem uma função importante na nossa qualidade de vida. Ele engloba benefícios fisiológicos, espirituais, e psicológicos. Pesquisas mostram a veracidade disso, o riso e humor reforça a imunidade, relaxa toda a musculatura. Quando uma pessoa termina de rir, ela experimenta um estado profundo de relaxamento. Ao rir, o seu corpo segrega uma enzima protetora no estômago, inibindo a formação de úlceras. Ele libera transmissores neuroquímicos chamados endorfinas, os quais reduzem então a sensibilidade à dor e promovem sensações prazerosas e de bem estar. É um antídoto contra o estresse e ansiedade, já que o ato de rir diminui o cortisol, um hormônio ligado ao sistema emocional, que serve para controlar inflamações e alergias, o que acaba por ser, ainda, um supressor da depressão.

Ahhhhh sabe o que quer dizer? Rir faz bem para o coraçãooooo! Pessoas felizes e otimistas têm risco menor de sofrer problemas cardíacos do que os que têm emoções negativas. Segundo o cardiologista Augusto Bozza, do Instituto Nacional de Cardiologia, as pessoas que veem a vida de forma positiva têm menos estresse e depressão. “Esta dupla é a grande inimiga do coração. Pessoas felizes, que têm sentimentos positivos, estão menos expostas a adrenalina e noradrenalina. Esses hormônios estão ligados ao estresse e são fundamentais para que a pessoa pense rápido e tome decisões em situações de perigo. Mas o estresse crônico faz com que eles fiquem presentes no organismo, causando hipertensão, arritmias e sobrecarregando o coração”, explica o cardiologista. Ahhhhhh que legal! rir não mata ninguém do coração!

Rir é um doce que não faz mal aos diabéticos! É um bom remédio para pacientes com diabetes, pesquisadores americanos da Universidade Loma Linda garantem que boas gargalhadas ajudam a afastar o risco de complicações cardiovasculares em diabéticos. Os pesquisadores acompanharam, por um ano, 20 pacientes com diabetes que também sofriam de hipertensão e tinham altas taxas de colesterol no sangue. Veja o que diz a pesquisa:

Todos usavam remédios para controlar esses problemas. Metade dos pacientes continuou com o tratamento padrão, tomando os medicamentos. A outra metade, além da medicação, também assistiram diariamente a vídeos de humor, selecionados por eles mesmos, durante 30 minutos. O grupo estimulado a gargalhar tinha menores taxas de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina. Nesses pacientes os níveis de HDL, o bom colesterol, cresceram 26%. Já no outro grupo, o aumento foi de 3%. E a proteína C-reativa, um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares, despencou 66% entre os que riram mais. A queda dessa substância no grupo controle foi de 26%. Estudos anteriores conduzidos pelo mesmo grupo já tinham constatado que a mera antecipação de um sorriso é capaz de aumentar em 27% os níveis das betaendorfinas, hormônios relacionados ao bem-estar, e em 87% as taxas do hormônio do crescimento, envolvido na resposta imune.

Como já vimos o riso inicia uma cadeia de reações fisiológicas e ainda funciona como uma força motivadora, que muda a perspectiva da vida, aumentando a crença em mudanças positivas, e gerando bem-estar psicológico.

Para terminar... Eu digo ainda que faz bem ao rosto. Isso mesmo! Sorrir faz bem à saúde emocional e espiritual. Não existe melhor cosmético pra beleza do que a felicidade! Sorrir não causa marcas de expressão (Pelo contrário, é como uma ginástica facial que enrijece a musculatura da face e exercita os músculos dos ombros e do abdômen). Há princípios de psicossomática na Bíblia. Um deles relaciona bom humor com a beleza do rosto: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate” Provérbios 15.13. O coração alegre transmite uma energia que descansa e que atrai. Mais do que rostos bonitos, corações alegres produzem rostos formosos. Em um próximo post discorro melhor sobre esse verso, afinal compensa.

Um remédio barato? ...Fortalece o sistema imunológico, melhora o tônus muscular da face, previne a formação de rugas, favorece a saúde mental, relaxa e dá prazer. Não é droga ou produto estético. É o sorrisoooo! Aí está um remédio bom e de custo zero, pena que não dá para colocar em frascos... Eu daria a um monte de gente! kkkk

Redefinindo – Rir: remédio natural contra as mazelas do corpo e da vida!

Quem ri mais, dura mais!

Graça e Paz e muitos risos!

Pastora Adriana Reis



Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...