sexta-feira, 2 de maio de 2014

O que é ser jovem?

Ser jovem é ter energia pra para andar de skate, fazer trilhas com uma bike ou praticar esportes radicais, como pular de paraquedas, escalar montanhas altas como tantas outras coisas? Certamente não, mas, mais que isso!

O que é ser jovem hoje pode não ser mais amanhã, porque o tempo cada vez mais passa, e passa rápido e muitas mudanças acontecem principalmente no mundo da juventude, onde um dia é “irado” andar de skate ou pular de paraquedas, e no outro já seria “curtir um baseado” ou qualquer outra coisa do tipo. O jovem quer ser diferente! Quer ser “descolado”! E Cada vez mais essas diferenças tornam-se mutáveis, pois ser diferente é subjetivo, assim sendo, não existem padrões que sejam verdadeiramente únicos na concepção do ser jovem.

Se perguntarmos a eles o que é ser jovens, será quase certo que parte deles responderá com simploriedade, como por exemplo, o que eu falo acima.  “Ser descolado”, “praticar esportes irados”, “ser doidão” ou “prás cabeça”! (kkkk) A juventude é um tempo na vida humana onde existem sonhos, demandas, energia, curiosidades, estilos, culturas, línguas e desejos, como também sofrimentos, frustrações, rebeldia, impaciência, sentimento de onipotência (“eu posso tudo, eu faço o que quero, eu mando na minha vida”) e tudo muito acentuado. Cada vez mais os jovens vivenciam experiências de ser jovem diferente, das formas mais múltiplas possíveis, tanto nos traços do corpo como também nas expressões culturais, através das artes, da música, da dança, dos esportes e nos diversos espaços de ações relacionados com a vida cotidiana.

Na minha concepção, SER JOVEM SIGNIFICA VIVER PELO FUTURO! Pelo menos deveria ser. O passado determina o presente para tantos, tantos adultos que as heranças malditas os amargaram num presente que na linguagem de muitos seria: muito “páia véi”! Os jovens de hoje precisam safar dessa armadilha emocional e espiritual e crer verdadeiramente que ser jovem é lutar para que o futuro determine o presente! E esse futuro é ao lado do Rei dos reis, o nosso inigualável Deus poderoso.

A atitude de um jovem deve ser construída com consciência, sabedoria e conhecimento, e sobre essas coisas sabemos muito bem onde encontra-las.  Nos livros reunidos em um só, a Bíblia. “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra” Salmos 119:9. Jovens direcionados por esses escritos sabem de seu papel na sociedade em que vivem, passam a pensar e construir um presente como mui maior um futuro melhor. Como tudo no jovem é acentuado, que o amor por Cristo e sua obra também sejam de igual força!

                Assim, não sejam vocês jovens da Santa Igreja do Senhor, amalgamados há um passado distante ou presente desvirtuado, escondidos por baixo de uma imensa agonia ou foragidos no “mundo fantástico de Bob”, mas ao contrário, o homem é um ser criador e ser jovem é criar um mundo futuro, um mundo onde todos sejam de Cristo. Sejam livres para lutar e parir um mundo novo, um mundo onde é regido pelo futuro glorioso ao lado do Pai.

“... jovens, sois fortes, e a palavra de Deus está em vós...” 1 João 2:14 parte C.

Amor, Graça, Paz e muita juventude a todos vocês!

Pastora Adriana Costa F Reis


Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...