segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Missio Dei

Missio Dei é um termo teológico cristão que pode ser traduzido como “o envio de Deus”. Uma missão, e ela é derivada da própria natureza de Deus. A missão não é primordialmente uma atividade da igreja, mas um atributo de Deus. Deus é um Deus missionário. Então se compreende a missão, desse modo, como um movimento de Deus em direção ao mundo, e a igreja é vista como um instrumento para essa missão.

É claro que nem a igreja; nem qualquer outro agente humano pode, alguma vez, ser considerado o autor ou a origem da missão. A Missio Dei é uma obra exclusiva do Deus Triúno, Criador, Redentor e Santificador por amor ao mundo; porém, é através da igreja que Deus operacionaliza Sua missão de amor ao mundo.

A missio Dei não anula a responsabilidade da igreja na evangelização do mundo. Muito pelo contrário, em Marcos 16.15, Mateus 28.19 e Mateus 24.14 não exclui a igreja. Jesus conta com homens e mulheres que o amam para serem testemunhas dEle a todos os povos através dos tempos. Esse é um ministério do qual a igreja tem o privilégio de poder participar.

"Participar da missão é participar do movimento de amor de Deus para com as pessoas, visto que Deus é uma fonte de amor que envia" (Bosch).

Deus é o iniciador de sua missão para resgatar através da igreja pessoas para Si de todos os povos do mundo, assim como enviou Seu Filho com essa finalidade, Ele envia a Igreja em todo o mundo com a mensagem do evangelho para o mesmo fim.

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações." (Mateus 24.14).

Mateus mostra nesse verso que Jesus falava de um período muito longe. Tomemos em consideração um período em que será evangelizado o mundo. Sem contar esse versículo nos fala de um alcance maior do evangelho, mais do que poderia ter imaginado Mateus.

E Paulo nos relata na epístola aos colossenses, no primeiro capitulo que já houvera grande propagação do evangelho, até mesmo em seus dias, embora a maioria das nações pelo mundo, que eram desconhecidas para Paulo e para os demais apóstolos, permanecesse em total obscuridão, no que diz respeito à mensagem espiritual de Cristo.

Lembremo-nos que eles não dispunham de meios como os nossos na atualidade, a religião se torna global e hoje o que se observa é que com a criação dos meios de comunicação e a invenção de tecnologias avançadas, a globalização é muito mais forte e determinante do que na antiguidade. A globalização junto com os meios de comunicação penetra nas culturas alheias de uma forma bastante significante.

De maneira quase instantânea a globalização facilita a interação entre culturas distintas, os espaços se encurtaram através da comunicação que hoje esta mais abrangente e eficiente. Internet e a TV têm facilitado o processo de comunicação, tem feito o mundo se conectar, diminuindo as fronteiras culturais e contribuindo para o alavanco do desenvolvimento e a inserção social, e eu diria para o mais importante: a evangelização de todos os povos. Tempos modernos como o nosso tem visto o cumprimento dessa profecia em proporções que ninguém dos tempos primitivos poderia imaginar.

A possibilidade de alcançar o mundo inteiro se torna cada dia mais real. O Brasil é um País missionário, mas ainda temos muito para percorrer no que diz respeito à pregação do evangelho, meu desejo é que a igreja seja verdadeiramente um celeiro de missionários e bênçãos para todas as nações da terra, especialmente junto aos povos ainda não-alcançados pelo Evangelho.

Deus tinha um único filho e fez dele missionário”. David Livingstone

“Deve-se ir ou mandar um substituto”. David Livingstone

O coração de Deus é um coração missionário. A obra missionária está no coração de Deus e precisa estar em nós também. Jesus teve seus seguidores e fez deles missionários. A igreja foi edificada com o propósito de proclamar as virtudes Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2.9)

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...