sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Uma breve Análise de 2Tm 2:22

A palavra foge é tradução do termo grego pheudo, que significa Fugir, escapar, buscar a segurança, e, em sentido moral, evitar, esquivar-se.

Existem tentações que podem ser evitadas se fugirmos delas, ao invés de as enfrentarmos, como é o caso das tentações de ordem sexual, que estão particularmente em vista dentro da expressão paixões da mocidade.

O jovem de Deus evitará com cuidado aqueles lugares, aquelas circunstancias e aqueles indivíduos que o sujeitem a tentações que por ventura não conseguem controlar. Nunca confiará indevidamente em suas próprias forças. Sua maneira de vida, sua conduta servirá de agente, por si mesma, para livrá-lo de tentações desnecessárias.

Paixões da mocidade. Podemos compreender essa expressão como tendências incontroláveis da juventude, que poderiam servir de empecilho a um jovem pastor, como a impaciência, a aversão à autoridade, o repudio a rotina, as convicções exageradas sobre questões teológicas e os pecados sexuais que estão especificamente em foco.

O termo grego aqui traduzido como paixões, isto é, epihtumia, que com freqüência significa qualquer tipo de desejo ou anelo, é freqüentemente usado para indicar desejos desordenados, geralmente de natureza sexual.

O jovem de Deus evitará com cuidado aqueles lugares, aquelas circunstancias e aqueles indivíduos que o sujeitem a tentações que por ventura não conseguem controlar. Nunca confiará indevidamente em suas próprias forças. Sua maneira de vida, sua conduta servirá de agente, por si mesma, para livrá-lo de tentações desnecessárias.

O bom cristão deve saber tanto como, fugir, quanto como, perseguir um alvo, convém que persiga aquilo que é bom. Este verso define esta atitude como a busca diligente por qualidades como a santidade, a fé, o amor e a paz, isto é, as virtudes morais positivas. Tais virtudes são cultivadas em nós pelo Espírito Santo. A busca por parte do homem, é que fornece ao Espírito a oportunidade de cultivar em nós essas qualidades.

Sigamos essas virtudes à semelhança de um atleta, que tanto se esforça para obter troféu, ganhando a corrida ou tornando-se o vencedor da luta. Não poupemos treinamento, não consideremos qualquer sacrifício grande demais, contanto que obtenhamos essa extraordinária vitoria.

Justiça. No grego é dikaiosune, que significa retidão, direito. A retidão que o crente deve possuir é a própria retidão de Deus, nenhuma outra variedade de justiça poderá jamais entrar nos lugares celestiais, pois nenhuma outra variedade de justiça é suficientemente pura para aqueles lugares.

Portanto, cumpre-nos ser santos como o próprio Pai celeste é santo (Mt 5.48 "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus."); e isso tem lugar através do poder santificador e transformador do Espírito Santo. Essa retidão é atribuída a nós por decreto divino, por estarmos em Cristo, quando então sua justiça é considerada como nossa.

Fé. A fé como virtude, como uma qualidade cristã da vida. Essa virtude da fé leva um homem a ser, fiel as suas tarefas cristãs, opondo-se aos falsos ensinamentos, procurando-se desenvolver-se na piedade pessoal, para que seja fiel ao seu chamamento cristão em todas as maneiras, e não meramente em alguns pontos mais favoráveis, de execução mais fácil. A fidelidade que leva alguém a ser digno de confiança, é produto da fé como virtude.

Amor. Amor dos homens por seus semelhantes. É um dos aspectos do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22 "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."), pois nenhum homem pode amar como deve, exceto através da influencia do Espírito de Deus.

O Espírito Santo, ao propiciar-nos a natureza moral de Cristo, forma em nós o amor de Cristo, o qual, ato continuo, expressamos para com os outros (Jo.14.21 "A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. e 15.10 Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar.")

Paz. Essa virtude é igualmente um dos aspectos do fruto do espírito Santo. Antes de tudo consiste na harmonia e do bem estar no tocante a Deus e as realidades espirituais; e isso obtido mediante a reconciliação com Deus, através de Cristo Jesus (Col.1.20 "e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus." E Rm 5.1 "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo."). E então visto que somos restaurados a harmonia com o Senhor, passamos a viver em paz com os outros.

Coração. Indica o homem interior, o homem essencial, a alma. Quando o coração é puro o resultado e a paz e a harmonia. Este verso diz respeito a paz dentro da igreja cristã, porquanto, neste mundo, teremos somente tribulações.

"Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco." Eclesiastes 11.10

"Jovem aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer." Eclesiastes 11.9

"Mas eu manterei a aliança que fiz com você na sua mocidade e farei com você uma aliança que durará para sempre." Ezequiel 16.60

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...