sábado, 10 de abril de 2010

Hipocrisia!

Segundo o dicionário: hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente, pessoas que representam e que fingem comportamentos (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Resumidamente em outros dicionários é sabido que hipocrisia e hipócrita são palavras significando uma atuação como no teatro, onde não se é, o que se mostra. Nas referências do Antigo Testamento as palavras hebraicas fazem supor que se trata de uma profanação ou de uma pessoa profana.

O Novo Testamento refere-se aos hipócritas em vários lugares, mas em especial cito como exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versos 13 a 15 que diz: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

Fica claro com esses versos que tais artistas, mais parecido com o cão, além de colocarem em risco a própria salvação, colocam também as de outros com sua atuação e falácia. Considero, portanto tais pessoas perigosas a vida!

Digo, pois que se alguém não deixar a hipocrisia por prezá-la demais, então façam como aconselhou o filosofo Confúcio: “Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita.”

Um hipócrita é uma pessoa que finge e se está na igreja, então, exibe uma religiosidade sem servir a Deus de coração. Em Mateus capitulo 23 mostra um povo que limpava o exterior da taça, mas deixava o interior sujo. Eles eram como sepulcros caiados, que pareciam belos, mas por dentro estavam cheios de imundície. Jesus Cristo sabiamente disse: "Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade” Mateus 23.28

A hipocrisia é um dos principais pecados que afasta pessoas da comunhão da igreja e do próprio Deus, e digo sem nenhuma sombra de duvida! Todos nós precisamos ficar alerta com essa questão, nos mantendo diminuídos diante do Senhor (João 3.30) e dos homens, somente assim com o quebrantamento necessário é que podemos permanecer!

Há muitas pessoas hipócritas, infelizmente até dentro da Igreja do Senhor. A hipocrisia é um ato de fingimento mais praticado no mundo. Ele é mais utilizado, porque, ao contrário da mentira, ele é mais sutil, mas isso não significa que ele não seja percebível. Homens e mulheres que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de santidade, acham jamais serem descobertos! Que tolice gente! Mas se o interior for visto, e com certeza será, ali se encontrará pensamentos e motivos impuros.

Todos nós devemos nos manter limpos interiormente e exteriormente, tanto um como outro, limpos para agradar a Deus. Diferente disso nós estaremos distantes do Senhor.

Em Marcos capitulo 7 e versos 6, 7 e 8 lê-se: “Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim, 7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.”

A pessoa hipócrita não alcança favor diante de Deus, em Mateus capitulo 6 verso 1 diz: “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.”

Enfim, acredito que pessoas hipócritas (muitas vezes até quem amamos), láaaaaa no fundinho sofrem, essa hipocrisia toda, custa muitos anos de tristeza e sofrimento!

Segundo o poeta francês Victor Hugo, em O Sofrimento do hipócrita: “Ter mentido é ter sofrido. O hipócrita é um paciente na dupla acepção da palavra; calcula um triunfo e sofre um suplício. A premeditação indefinida de uma ação ruim, acompanhada por doses de austeridade, a infâmia interior temperada de excelente reputação, enganar continuadamente, não ser jamais quem é, fazer ilusão, é uma fadiga. Compor a candura com todos os elementos negros que trabalham no cérebro, querer devorar os que o veneram, acariciar, reter-se, reprimir-se, estar sempre alerta, espiar constantemente, compor o rosto do crime latente, fazer da disformidade uma beleza, fabricar uma perfeição com a perversidade, fazer cócegas com o punhal, por açúcar no veneno, velar na franqueza do gesto e na música da voz, não ter o próprio olhar, nada mais difícil, nada mais doloroso. O odioso da hipocrisia começa obscuramente no hipócrita. Causa náuseas beber perpetuamente a impostura. A meiguice com que a astúcia disfarça a malvadez repugna ao malvado, continuamente obrigado a trazer essa mistura na boca, e há momentos de enjôo em que o hipócrita vomita quase o seu pensamento. Engolir essa saliva é coisa horrível. Ajuntai a isto o profundo orgulho. Existem horas estranhas em que o hipócrita se estima. Há um eu desmedido no impostor. O verme resvala como o dragão e como ele retesa-se e levanta-se. O traidor não é mais que um déspota tolhido que não pode fazer a sua vontade senão resignando-se ao segundo papel. É a mesquinhez capaz da enormidade. O hipócrita é um titã-anão.”

Concluindo. Acredito que a hipocrisia pode fazer sofrer aquele que a tem. Acredito que não há verdadeiramente paz no coração de um hipócrita, ele pode gozar do que faz, mas com certeza não por muito tempo, pode ser por isso que atua o Maximo que pode, prolongando o gozo, mas a Paz verdadeira não a tem. Como teria paz alguém que vivesse somente para se promover diante dos homens obtendo com isso a falsa impressão de estar vivendo como uma pessoa digna! Eh... Que pena meu povo, isso realmente me parece doloroso!

Não quero dizer com isso que estou com “dozinha” dos hipócritas, sei que muitos gostariam é mesmo de mandá-los pentear macaco, catar coquinho, tomar banho na soda ou coisa parecida, mas pense no sofrimento de tentarem apresentar quem eles não o são de verdade! Triste não?! Estou ciente de sua dor e sofrimento e através dessa consciência sou tomada pelo poder e amor de Deus e levada a oração.

E assim feliz por essa ação benévola de Deus sobre mim mesma oro: Que a graça de Deus tombe vocês hipócritas e que a máscara da hipocrisia caia e que com isso, vocês, verdadeiramente vocês, se levantem e sirvam e agradem a Deus como é necessário, para que sejam dignos de receber Dele lugar ao céu! Amém!

Dicas:

Quem não tem a verdade, revela a real condição do seu coração, se opõe a Deus e permanece fora do Reino dos céus. Hipócrita busque a verdade!

Deus conhece teu coração, por mais hipócrita que você seja não enganarás ninguém além de você mesmo!

Quem vive errando, e vive achando não ter errado, além de ser hipócrita é ignorante!

“Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão” Mateus 7.5

Graça e paz nesse cair e levantar.

Pra. Adriana Reis.

Um comentário:

Unknown disse...

Acredito que a hipocrisia (fingir ser alguma coisa que essencialmente não é); não passa de uma fantasia gerada pela própria pessoa de forma obsessiva ou não, na busca de agradar ou até mesmo se mostrar ao outro no intuito de impressiona-lo, para ver se consegue chamar sua atenção e até mesmo preencher o vácuo no seu interior, causado talvez por um acentuado complexo de inferioridade (a não aceitação de si-mesmo) gerado na sua infância cheia de imagens distorcidas de uma realidade nua de referencial.

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...