segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sem freio na boca!


“A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua”.
Franz Kafka

Vi um post de natureza agressiva e confesso que eu fiquei perplexa! Não porque eu não tenha defeitos, pelo contrário tenho e tenho muitos, e não quero julgar ninguém com o que eu vou dizer. Em minha opinião não dá para julgar ninguém porque TODOS NÓS COMETEMOS FALHAS, e ninguém deve julgar ninguém, já que existe um só juiz, que é Cristo Jesus, Ele julga em nosso lugar. No entanto quero aproveitar para um momento de ensinamento para qualquer um que seja filho de Deus, porque quem não é não ligará muito, apesar de não deixar de ser muito feio o que eu vi pra qualquer um, cristão ou não cristão! Li no post palavras pesadas e uma em particular bem assustadora, “@#$*&¨%$”. Fica claro que o indivíduo que escreveu estava grilado com alguém e os comentaristas do post corresponderam, na maioria indivíduos cristãos, daí minha perplexidade.

“@#$*&¨%$” é um xingamento, claro que é! A definição no dicionário: Nesta acepção, xingar, falar mal no sentido de xingar e falar palavrões é fazer uso de um linguajar blasfemo, profano ou vulgar.

Não vou revelar a tal frase para não expor o autor do post, pois sei bem o que diz em Provérbios 9:6-9, “6 Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. 7 O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. 8 Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento”.  E ainda sei o que diz Provérbios 29:7-11 “8 Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira. 9 O homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se zangue, quer se ria, não terá descanso. 10 Os homens sanguinários odeiam ao sincero, mas os justos procuram o seu bem. 11 O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim”. Caso o revelasse provavelmente me odiaria e se voltaria contra mim! Mas minha intenção com este post não é repreender o insensato, pois quero descanso, mas aqueles que eu tenho por sábios, esses me amarão e terão mais entendimento no que a palavra de Deus fala sobre o assunto.

Bem... Como um crente pode ter um linguajar tão vulgar? Fico perplexa! Xingar é contra os padrões divinos e é imoral, provém de um coração possivelmente mau OU NO MÍNIMO QUE ESTEJA MUITO MAL. Em Mateus 12:34b,35 diz: “34 Como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más”. Está bem aí de onde essa pessoa tirou essa frase, tirou da abundância que há no coração dela.

Mas também não sei ao certo se o indivíduo que postou isso seja realmente um crente, pode ser totalmente um descrente. O salmista Davi descreve os ímpios: “A sua boca está cheia de imprecações (pragas, maldições), de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade” Salmo 10:7, e ainda em Provérbios 15:28b diz: “Mas a boca dos ímpios derrama coisas más”. E aindaaaaaa em Romanos 3:12-14 diz: “12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente. Veneno de víbora está debaixo de seus lábios. 14 A sua boca está cheia de maldição e amargura”. HUM-HUMMMM! A palavra está certíssima!!!!!

Sabe de uma coisa? Isso me entristece, porque falar palavras assim contamina e corrompe tanto você como os outros. Uma pena! Uma pena, mas vi nos comentários pessoas que sei que são cristãs. É de engasgar! Uma pena! As concordâncias mostram a corrupção do bom coração (1 Coríntios 15:33). Infelizmente... Mas “a boca do tolo convida a ruína” Provérbios 10:14b. Eu gostaria muito que pessoas que eu amo não tivessem prazer nesse tipo de coisas e que nem fizesse parte desse tipo de coisa, porque isso é um laço, Provérbios 12:13a diz: “O laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo escapa da angústia” (Ver também Pv 13:3). Certamente “a boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma” Provérbios 18:7. O que vocês que são de Deus estão concordando com coisas do tipo? O justo escapa da angustia porque não faz parte dessas coisas! O que vocês fazem ai? Ai não é o lugar de vocês irmãos!

Tenham cuidado! “os lábios do tolo o devoram” Eclesiastes 10:12b, e “toda palavra frívola que os homens proferirem hão de dar conta no dia do juízo” (ver também verso 37). Cuidado e muito cuidado, não saiam falando por aí bobagens, Deus requererá de vocês! Será que vocês não veem que o que sai da boca procede do coração, e é isso o que contamina o homem? (Mateus 15:18). Meu Deussssss! Não veem? Genteeeeee de Deus prestem atenção isso é infernal! Tiago 3:6,9 diz: “6 A língua também é fogo, mundo de iniquidade situada entre os nossos membros. Ela contamina todo o corpo, inflama o curso da natureza, e é por sua vez inflamada pelo inferno. 9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”.

Meus amados, coisa desse tipo, palavras assim causa uma brecha na sua armadura espiritual e dá abertura ao Inimigo, em Provérbios 15:4 diz: “uma língua saudável é árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito”. Meus amados irmãos assumam uma postura clara contra o uso de palavras do tipo, tanto na sua vida pessoal como na interação com outros, façam assim como Provérbios 4:24 diz: “desvia de ti a perversidade da boca; afasta de ti a corrupção dos lábios”. Meus amados tenham cuidado, pois: “O temor do Senhor é odiar o mal; odeia o orgulho, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa” Provérbios 8:13.

Não falem coisas do tipo, o povo de Deus tem a missão de edificar e não de destruir, que “não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem” Efésios 4:29, “e não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as” Efésios 5:11. Façam como disse o Apostolo Paulo: “evita os falatórios inúteis, porque produzirão maior impiedade” 2 Timóteo 2:16.

Muitas vezes falar palavras do tipo é fruto do orgulho ou de querer demonstrar atitude. Talvez alguns estão pensando: “e daí? Falo o que eu quiser, eu falo mesmo!” Que tolice! Grande coisa! Em Salmo 12:4 “Pois dizem: Com a língua prevaleceremos, os lábios são nossos: quem é senhor sobre nós?” Genteeee o que é isso? Coisa feia! Vejam o que diz o salmista: “pelo pecado da sua boca, e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba...” HUM-HUMMMM!

Talvez aqui não fosse uma demonstração de atitude, mas de ira e impaciência. Em Provérbios 29:20 diz: “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o tolo do que para ele”. E ainda em Eclesiastes 5:2 “Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra, pelo que sejam poucas as tuas palavras”. E faço minhas as palavras de Tiago 1:19,20 “19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar, 20 pois a ira do homem não opera a justiça de Deus”.

Talvez aqui não fosse uma demonstração de atitude, de ira ou impaciência, mas para revidar algo. Não façam assim! Vejam a história de Jó, sua atitude não foi em revidar, “não pecou Jó com os seus lábios (Jó 2:10). Quando vocês virem coisas do tipo irmãos refreiem a boca de vocês, não comente um post desse nível, seu comentário é como palavras ditas, o salmista diz: “Guardarei os meus caminhos, e não pecarei com a minha língua; refrearei a minha boca enquanto o ímpio estiver na minha presença” Salmo 39:1. E lembre-se “21 Não apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem. 22 Pois sabes no teu coração que muitas vezes tu mesmo amaldiçoaste a outros” Eclesiastes 7:21a,22, então deixe a hipocrisia de lado né! E por fim amados revidar não é de Deus! “9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, BENDIZEI, PORQUE PARA ISSO FOSTES CHAMADOS, a fim de receberdes bênção por herança. 10 Pois quem quiser desfrutar a vida, e ter dias felizes, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano” 1 Pedro 3:9,10.

Sei que “da mesma boca procedem a bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim” Tiago 3:10.

“Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” Colossenses 3:8.


Graça, Paz e sensatez a todos!

Pastora Adriana Reis.


9 comentários:

Anônimo disse...

"Humildade", fico sem palavras diante de tamanha sinceridade, em descrever em poucas e singelas palavras, o retrato da sua pessoa. Fica aqui minha eterna devoção, e não posso deixar de citar que ao ler sua interpretação descrita nesta obra, não pude me conter, como um déjà vu, visualizei sua face e ouvi sua voz.

Itana Glésia disse...

No que diz respeito a julgamentos, TODOS nós. Cristãos ou não julgamos uns ao outros. Isso não tem muito a ver com temer ou não a Deus. Ao expressar uma opinião diferente da nossa e debate-la já estamos expressando um julgamento do que acreditamos ser certo ou errado. O fato de comparar uma atitude com certo padrão, preceito ou ensinamento é uma forma de julgamento e isso é inerente do ser humano, seja ele cristão, ateu e etc.
Em relação a que “palavra contamina” eu concordo plenamente, mas vejo também no próprio exemplo de Jesus que sempre andou entre os “ímpios” e nunca se deixou contaminar por eles. Eu penso exatamente assim. Não é porque alguém fala bem ou mal de algo ou alguém, que eu vou concordar e compartilhar da mesma opinião dela. Se todos encarassem a vida exatamente como Jesus viveu, de olhar tudo e reter o que é bom, muitas mágoas não existiriam e com isso muitos julgamentos deixariam de ser feitos.
Xingamentos e boca sem freio existem desde que o mundo é mundo e mais uma vez (na minha humilde opinião) não tem nada a ver com ser ou não ser um cristão, isso é uma escolha. Como em todos os seguimentos, existem cristãos de boca suja, que falam demais, e existem pessoas que não professam fé que não. Isso nada mais é que a escolha de cada um.
Escolha. Se existe algo que Deus respeita, e nem sempre nós humanos não, são as escolhas de cada um. Deus não nos obriga a nada e Dele sim vem o amor incondicional. Deus é o único que não guarda mágoas, que não aponta erros, que não abandona quando não mais convém e não julga e olha que Ele é o único que poderia nos julgar. O mais importante, a meu ver, é seguir a vida respeitando a postura de cada um em relação a ela. Absorvendo o que nos faz bem e deixando de lado o que não. Devemos manter ao nosso lado pessoas que nos fazem bem, que nos acrescentam todos os dias com suas palavras, seu carinho e presença. A vida é tão curta pra se deixar entristecer com palavras ou atitudes que nos desagradam.
Como foi muito bem dito no layout inicial do blog “As palavras não valem nada até lhes darmos o significado que nós queremos.”
Que sigamos sempre com felicidade, o que fugir disso... É deixar pra trás.

Adriana Reis disse...

Olá “Anônimo”! Seja muito bem vindo ao meu blog e esteja à vontade, pode ser que você goste de outros posts, pode ser que outros te sirvam muito bem ou interessem! Sobre seu bem-vindo comentário: você está certo sobre minha sinceridade, sou bastante sincera com aquilo que acredito e muito e muito mais ainda com aquilo que está registrado na palavra do Senhor! No entanto não está certo de que o texto retrata a minha pessoa, ele retrata apenas fragmentos de algo que eu acredito e eu acredito não numa interpretação, mas naquilo que a palavra de Deus deixa claríssimo! Sobre a minha pessoa caro “Anônimo” eu descrevo na minha pagina: "Sou o que sou aos olhos de Deus e nada mais", essa sou eu! Fica aqui de mim pra você pensamentos e desejos de paz e declarações de bênçãos sobre sua vida!

Adriana Reis disse...

Obrigada por seu comentário Itana Glésia! Um comentário na forma de um bom texto e com muitos detalhes que dariam caminhos para diversos diálogos, onde com certeza haveria compatibilidade ou não de pensamentos. E é isso mesmo! Viva a diferença! Mas fico certa de que cada um num dialogo contribuiria com seu melhor. Sendo assim sua “humilde opinião” tem espaço nesse blog para que contribua de alguma forma! E certamente contribui mais do que pensa. Seja bem vinda! No entanto vou sublinhar algumas falas por você apontadas. Algumas e digo na maioria são compatíveis, mas outras não. Muito de boa isso! Não vejo problema algum.

Adriana Reis disse...

1- Sobre julgamentos: concordo com você plenamente de que todos nós julgamos uns aos outros de alguma forma, claroooo que sim, cada um de nós vê de uma forma, mesmo que os pensamentos se encontrem ou não, há um envolvimento de percepções diferentes, de sentimentos diferentes e de motivações diferentes, isso claro porque somos diferentes uns dos outros em muitos aspectos. Pensando assim, podemos considerar que acabamos por julgar (Julgar = o que pensamos sobre o outro) o outro numa intensidade menor a maior, com o que temos e somos, com que os outros nos dá por seus comportamentos. E é claro ainda concordando com você, nada disso tem haver com ser cristão ou não, claro que não! Cada um vai julgar o que acha certo ou errado baseado no que é “inerente” a ele. Dessa forma, no meu caso “julgo” errado ou certo, pelo viés que é inerente a mim, que é essencialmente meu. Como cristã declarada e convicta “julgo” o certo ou errado baseando na Palavra e isso independente de minhas próprias falhas, a palavra para mim tem maior importância, e é por ela que vou sempre “julgar”. Nesse sentido tenho que discordar respeitosamente de você: Isso tem sim haver com temer ou não a Deus, isso se falando na abordagem do cristianismo, o CORRETO é que todos temam a Deus por seus atos falhos! Oraaa se Ele é quem julga retamente, julga o errado e certo, isso é logica! Se Ele julga o erro então devemos temer, porque Deus não é como eu que expõe o meu “julgamento”, ou seja, meu pensamento sobre as coisas em blog, Deus é Deus e não deixará de ser, Ele julga com retidão, mas julga! Ele não falhará em nenhum julgamento, e cada qual receberá Dele o que merecer. Cada qual dará conta de cada palavra dita! Somos seres que falham, sendo assim na minha crença é preciso considerar que Deus vai reagir aos nossos erros. Bem... O que isso tem haver com temer ou não a Deus? Tudo! Se alguém na minha crença busca conhecer a Deus, se alguém leva a serio a palavra escrita como sendo voz de Deus, então não vai reagir com palavras agressivas as circunstancias da vida, se for apenas um deslize, que mude que se arrependa e seja melhor, pois isso que Deus espera de cada um de nós. A Bíblia nos diz, o que anda na sua sinceridade teme ao Senhor (Pv 14:2). Quem anda na sua retidão teme ao Senhor. O sábio teme, E DESVIA-SE DO MAL, mas o tolo encoleriza-se (Pv 14:16). Fica claríssimo na minha crença o que eu digo aqui quando Jesus nos diz: “não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10:28), e “Homens irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que de entre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação” (Atos 13:16) e sem esquecer do que está registrado em Hebreus 31:10, o significado é claro e inequívoco, “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. O próximo verso apresenta uma pergunta muito boa. “Quem não te temerá, ó SENHOR, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és Santo” (Ap 15:4). Abundam hoje igrejas que ensinam o amor de Deus, mas dificilmente ensinam o temor de Deus. Assim tem tudo haver, se alguém conhece a Deus o temerá e se falhar considerará sua falha e mudará! Pois não vai querer magoar a Deus com palavras, gestos e atitudes.

Adriana Reis disse...

2- Estamos de acordo que a “palavra contamina” e mais do que isso, como citei no texto em questão: “a boca do tolo convida a ruína” (Provérbios 10:14b). Jesus esteve entre os ímpios e nunca deixou se contaminar, se arruinar, concordamos aqui também, e devemos tê-lo como exemplo maior, por isso minha perplexidade com concordâncias com qualquer palavra frívola dita por qualquer pessoa, pois quem tem Cristo como exemplo vai estar entre os ímpios ou os crentes vacilantes, mas não para concordâncias, mas para ser luz entre Eles, pois Jesus não foi diferente disso na época Dele quando andava pela terra entre os ímpios. Em outro ponto concordamos aqui: Se todos encarassem a vida exatamente como Jesus viveu muitas mágoas não existiriam e com isso muitos julgamentos deixariam de ser feitos. E_XA_TA_MEN_TE! Também estamos de acordo que Jesus via tudo e considerava o melhor de alguém, porém discordo que Jesus reteu só o que é bom, no sentido Dele não fechar os olhos aos erros das pessoas, não fechou os olhos as atitudes ruins das pessoas, Ele via tudo! Não podia ser indiferente aos erros, se fosse assim não teria morrido na cruz por nossos pecados. Jesus via e vê ate hj os nossos erros e quer ver mudanças em nós!

Adriana Reis disse...

3- concordo com você aqui também: Xingamentos e boca sem freio existem desde que o mundo é mundo e não tem nada a ver com ser ou não ser um cristão, isso é uma escolha. IS_SO MES_MO! É UMA ESCOLHA! E por essa escolha alguém aguarda: Jesus Cristo! A escolha vai determinar se você será alguém reto ou não, assim como diz em Tiago 3:10: “da mesma boca procedem a bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto seja assim”. Não convém mesmo, é preciso escolher o que vai sair da boca! Concordo de mesmo modo com você quando disse: Como em todos os seguimentos, existem cristãos de boca suja, que falam demais, e existem pessoas que não professam fé. Porem isso não se espera principalmente de um cristão, não falo só daqueles que fazem parte de uma igreja evangélica, mas qualquer uma que seja seguidora dos princípios de Cristo. Por quê? Ora, porque Ele é nosso exemplo!

Adriana Reis disse...

4- Mais uma vez concordamos: Se existe algo que Deus respeita, e nem sempre nós humanos não, são as escolhas de cada um. Também concordamos que: Deus não nos obriga a nada, contudo cara Itana Glésia, Jesus insiste com seu Espirito Santo com cada um de nós a fazer sua vontade, somos livres em escolha, mas nunca esquecidos, Jesus insisti que façamos nosso melhor! Sobre o amor incondicional não estamos de acordo, Deus ama sim sem condições, mas não é como nós pensamos, Ele nos ama, mas não está cego diante nossas atitudes como já referi, e discordo TO_TAL que: Deus é o único que não guarda mágoas, que não aponta erros, que não abandona quando não mais convém. Como exemplo, nos tempos de Jeremias o povo de Israel era apóstata. Na verdade, isto se manteve por alguns anos e os escritos de muitos profetas, para não falar da maioria, eram apelos para voltarem e arrependerem-se e advertências para a o julgamento final. Infelizmente, o povo não respondeu a essas advertências. Ao ler alguns registros de Jeremias e Oséias, veremos a grande tristeza que isto causou a Deus. Isto pode soar surpreendente aos nossos ouvidos uma vez que muitos de nós explicitamente temos dificuldades em associar Deus com sentimentos em algumas situações que passamos. Bem, a palavra de Deus nos diz que fomos feito a imagem de Deus. (Gênesis 1:26) e também nos mostra que podemos deixar Deus alegre, satisfeito, com raiva ou triste. Se pensarmos que nossos comportamentos não causam efeitos no coração de Deus, estamos totalmente equivocados. Nós podemos fazer Deus se alegrar ou entristecer. Tudo depende do nosso comportamento. Em Jeremias 8:18-9:3 nós vemos Deus derramando Seu coração revelando o efeito do comportamento de rebelião de Seu povo tinha sobre Ele. Deus estava muito triste com o pecado de Seu povo. E Deus se entristece quando pecamos. O Novo Testamento nos diz claramente “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30). O espírito de Deus fica triste quando O rejeitamos, quando nós por escolha abandonamos Seu caminho para trilharmos outros caminhos, devido as nossas paixões pessoais, desejos e ambições. Quando, ao invés de nos curvarmos diante Dele e dissermos “seja feita sua vontade e não a minha” sigamos adiante cuidadosamente e sem feri-Lo. Não estou dizendo isto para condenar ninguém, mas para que entendamos o coração do Pai. Ele nos ama com paixão. Um Pai se alegra ao ver Seus filhos caminhando na verdade. Concordo que devemos respeitar a todos, contudo devemos alertar através da palavra aqueles que necessitam dela e quanto mais aqueles aos quais amamos. É considerado infiel o que não cuida dos seus (1 Tm 5. 8). Penso que devemos sim absorver o que nos faz bem e deixando de lado o que não. Mas também penso: Se deixamos nos cegar ao erro alheio, quem cuidará deles? Se somos representantes de Deus aqui na terra, não seria nós a nos preocupar em levar a transformação pela palavra? Meu texto em questão é puramente com esse intuito! Concordo com você ao dizer: Devemos manter ao nosso lado pessoas que nos fazem bem, que nos acrescentam todos os dias com suas palavras, seu carinho e presença. A vida é tão curta pra se deixar entristecer com palavras ou atitudes que nos desagradam. Mas também acho que nosso tempo é muito curto para deixar pessoas se perderem por falta de cuidados, cuidados em ensinar o que é libertador! Meu texto é para isso! Para reflexão e mudança!

Adriana Reis disse...

5- Como foi muito bem dito no layout inicial do blog “As palavras não valem nada até lhes darmos o significado que nós queremos”. E_XA_TA_MEN_TE! Que esse texto ganhe por escolhas dos leitores um significado livre de orgulho, arrogância, egoísmo e partidarismo, mas que tenha um significado de vida através do que Deus deseja com sua palavra a todos!

6- Que sigamos sempre com felicidade, o que fugir disso... É deixar pra trás? Certamente não! Deus insiste e também quer que insistamos com os outros, mesmo que seja complicado a nós e adverso a nós, a palavra deve ser pregada sempre, para crente e não crente!

Desejo a você bênçãos sem medida! E que o Espirito Santo do Senhor te encha e que não sobre espaço! Meus desejos a você são de felicidades! Seja muito bem vinda!

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...