terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

As tempestades da vida são inevitáveis!



“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades”
Epicuro

Assim como os fenômenos da natureza acontecem com frequência, assim também as tempestades da vida nos atingem, chegam sem hora marcada nos surpreendendo. É isso aí! Chegam quando nós não as esperamos, chegam de súbito, inesperadamente. Elas não mandam aviso, não enviam mensagens por watsapp, já chegam barulhando nossa vida e muitas vezes a coloca de cabeça para baixo. As tempestades não escolhem quem vai tempestear, acaba chegando para todos, mais cedo ou mais tarde elas chegam, chegam para as crianças e adultos, para iletrados e doutores, para crentes em Deus e não crentes.

Você já passou ou está passando por algum tipo de tempestade? Se já, sabe como é: Quando os ventos fortes nos encontram agitam a nossa alma, o nosso ser, o nosso interior, nem digo que agitam a nossa vida, porque muitas vezes aos olhos dos outros está tudo como águas plácidas, mas em nós interiormente está nublado, com ventos impetuosos e torrentes de águas escuras. Talvez você esteja lendo aí e pensando: "Putz!!! Ela descreveu como está dentro de mim!" Kkk Pois é... Sei como é, já passei por algumas tempestades na minha vida, dessas que só a gente tem notícia delas.

Contudo caros leitores, não me esqueço das palavras do Apóstolo Paulo que dizem: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (2 Coríntios 4:8-9). É bem isso! As tempestades vêm impetuosamente, parecendo que com elas também a destruição! Mas não! Elas enquanto estão acontecendo, nós ficamos como disse o Apóstolo: atribulados, perplexos, perseguidos e abatidos. Mas depois do vendaval curiosamente não destruídos! Ufaaaaaa!

Para alguns isso pode parecer ilusão! Mas não é não! Para vencer as tempestades da vida basta não permitir que o medo se transforme em pavor, o pavor inibe qualquer potencial de ação, nos faz perder o equilíbrio da razão nos levando a tomar atitudes erradas. Devemos usar o máximo do nosso potencial, caso o contrário se não usarmos nosso potencial as tempestades certamente nos destruirão. Devemos acreditar que podemos vencer qualquer tempestade e jamais, nunca desistir! Devemos sempre aguentar mais um pouco, mais pouco e mais um pouco até que passe.

É continuar sem entregar os pontos! Como se faz isso? CRENDO! É crer! A fé nos dá força a cada passo, porque “tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23). A fé é como segurar, é como agarrar em algo firme! Sem ela parece não existir chão, sem ela não há onde se agarrar, onde se apoiar, onde se fixar em segurança. A fé traz segurança e a certeza que Jesus pode apaziguar a tempestade. E com Ele não se precisa temer nada, através Dele e por meio da Sua benevolente vontade nossos passos são dirigidos para lugares ensolarados e confortáveis. Somos potencializados em Jesus!

Com Jesus prosperamos no caminho! É preciso ser forte e corajoso para enfrentar as tempestades, mas sozinhos não conseguimos, precisamos nos agarrar na fé que temos em Deus. Em Josué 1.7-13 vemos o Senhor encorajando Josué depois da morte de Moisés, o Senhor diz: “7 Somente seja forte e muito corajoso! 9 Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Deus nos ordena a sermos fortes e corajosos, dessa forma estaremos preparados para enfrentar tudo na vida, mas precisamos confiar no Senhor e se agarrar a Ele as Suas promessas. Essa ordem é também para nós hoje, então sejam fortes e corajosos! Quem nos ordena é o Senhor dos exércitos (Zacarias 1:3) que vence todas as batalhas. É muito óbvio! Se Deus nos ordena é porque Ele sabe da nossa capacidade de enfrentamento, Ele sabe da nossa potencialidade. Ora, Ele mesmo nos deu essa capacidade, capacidade que vai sendo desenvolvida a cada nova tempestade.

Não precisamos nos apavorar e acovardar! Essa força que Deus nos ordena a ter nos trará coragem para continuar, pois confiados em Deus também seremos mais seguros de nós mesmos e mais certos do agir de Deus sobre nós. Depois das grandes chuvas e ventos precisamos recomeçar, qualquer um poderia desistir, isso seria a coisa mais fácil para alguns, mas permanecer firme, suportar e continuar depois de tudo é ser como uma fortaleza! Podemos nos surpreender com a força que existe dentro de nós!

Mesmo que as tempestades da vida sejam inevitáveis elas são pedagógicas. De alguma forma miraculosamente as tempestades fortalecem aqueles que estão seguros em Deus.  Aprendemos de certo, que as tempestades são acalmadas por Deus, não só do lado de fora, mas principalmente acalma os vendavais dentro de nós. O Senhor acalma não apenas as circunstâncias, mas também os nossos sentimentos, Ele é poderosíssimo para deixar literalmente toda nossa fraqueza e medo debaixo de Seus pés! Saibam que o Senhor não desperdiça sofrimento na vida daqueles que são seus filhos. A tempestade vem para que vejamos livramento, poder, sustento e graça concedida e saibamos que Ele é Deus digno de ser adorado.

Em 1 Pedro 5: 9-11 diz: “9 resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. 10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos APERFEIÇOARÁ, CONFIRMARÁ, FORTIFICARÁ E FORTALECERÁ. 11 A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém".

Depois das tempestades, depois de resistir, depois de se agarrar firmemente Naquele que é poderoso, sempre vem a vitória. O segredo é conseguir passar por tudo sem se soltar de Jesus, sem desistir, sem se entregar. O Senhor se agrada daqueles que são ousados, intrépidos, confiantes e perseverantes. Perseverar é manter-se firme e não olhar para trás, é não desistir, é caminhar, é prosseguir, é saltar, é acreditar, é ir adiante, é tomar posse. Não se esqueçam: Isso agrada a Deus e se lembrem do que diz a palavra em Hebreus 10:35: "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão." Isso mesmooooooo! Há uma recompensa para quem confia! Quem se agarra terá segurança e vitória!

“Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte”
Johnny Depp

Graça, Paz e força a todos!


Pastora Adriana Reis.

Um comentário:

Goiany Machado disse...

É, as tempestades vem torna nosso interior nublado com nuvens negras, chegamos a pensar em desistir, mas de repente uma força gigante toma conta da gente...é nosso amado Jesus agindo. Como foi dito é preciso CRER! Maravilhoso texto!

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...