sábado, 12 de junho de 2010

Antes que as cortinas se fechem...

Eu disse anteriormente que o propósito de Deus com nossas vidas é ter um relacionamento de intimidade e amor e que quando descobrirmos esse propósito é que a vida se mostra com o seu real sentido.

Pois bem... A vida parece não ter mais sentido para muitos, encontramos pessoas desesperançadas e insatisfeitas por todos os lados. Muitas vivem em constante insatisfação, nada é suficientemente bom para elas. Outras durante toda a vida valorizaram coisas que não são fundamentais, o materialismo, status e coisas desse tipo. Enfim, muitos são os motivos que levam as pessoas a desmotivarem com sua vida, e algumas até desistem dela.

Fomos feitos para o amor e com isso temos uma missão na vida, amar nosso Deus, as outras pessoas e a NÓS MESMOS. Resumindo então... Devemos amar a nossa vida e não desistir dela! Por mais que muitos não consigam enxergar isto, existe um propósito para que tenhamos vindo a este planeta e precisamos cumpri-lo. Muitos desistiram de sua vida por acreditarem que ela não tem sentido algum, mas "Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou." (Richard Bach, escritor)

Enquanto houver vida haverá um sentido! O Profeta Elias após um grande desgaste emocional, espiritual e físico teve depressão e “pediu para si a morte” dizendo: “Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida...” Quis ele morrer enclausurado em uma caverna por não encontrar mais um sentido em sua vida. I Reis 19.4-10

Charles Swildoll nos faz lembrar que Elias “foi apenas um homem – um ser humano, sujeito as condições humanas tanto quanto nós. Ele ficou desmotivado, sentiu desanimo e teve depressão. Houve uma ocasião em que ele não conseguiu livrar-se de seus males.”

Mas quem era Elias ou quem somos nós para dizermos já basta! Independente do sofrimento, nós não temos o direito de desistir da vida e muito menos de tirá-la como muitos já fizeram infelizmente. Repito que enquanto houver vida haverá um sentido!

Charles Swildoll continua nos dizendo em seu livro: Elias – Um homem de heroísmo e humildade, o seguinte: “Deus mostrou a Elias que ele ainda tinha um trabalho a fazer, que ainda havia lugar para ele. Por mais desiludido e exausto que estivesse Elias ainda era homem de Deus e a escolha de Deus.”

Se observarmos a Palavra, encontraremos pessoas que enfrentaram um grande momento de desistência, Hagar, Jó, Jonas e outros, como meros seres humanos, frágeis, chegaram a dizer já basta! Preferindo mais morte a valiosíssima vida.

O que acontece comumente com muitas pessoas, independente da situação que se encontrem, independente de terem uma vida complicada ou de terem uma vida tranqüila, sem grandes problemas de qualquer natureza, é um sentimento de vazio, como se lhes faltasse algo de importância, algo que não conseguem definir. E o tempo passa... E de alguma forma muitas pessoas não vivem, mas sobrevivem, e talvez segundo disse o escritor irlandês Oscar Wilde “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” E... E o tempo passa...

É assustador ver como deixamos a vida passar por nós, passar despercebida, não admirada, observada, reconhecida ou compreendida. Com isso perdemos momentos preciosos, perdemos dias, às vezes muitos dias que se transformam em anos. E o tempo passa... Temos olha lá muito uns 80 /100 anos para aproveitar cada segundo dela. E, ao contrário do que deveríamos, somos mestres em como deixar a vida passar. Uma pena!

A vida é breve e precisa ser vivida com coerência, intensidade, alegria e felicidade. Como disse o célebre Mário Quintana “Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.” Precisamos olhar as coisas por outro ângulo e, acima de tudo, não perder de vista as surpresas que nos são oferecidas desde o momento em que despertamos.

Precisamos usufruir o que está DISPONÍVEL e ACESSÍVEL a nós, ao olhar, ao alcance das mãos e do coração para desfrutar de alegrias, bênçãos e paz. De outra forma como venceríamos e conquistaríamos? Diante de problemas devemos perseguir um modo de vencê-los, pois “O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos." (Oliver Wendell Holmes, médico americano)

Tenho percebido que as pessoas que elegem determinados objetivos em suas vidas, sejam eles simples, vivem uma vida mais feliz. Essas pessoas não são necessariamente ricas, belas ou dotadas com saúde perfeita, são elas pessoas comuns, como eu e vocês, mas que descobriram que existem inúmeras outras riquezas que aparentemente não tem muito valor. Esses objetivos e propósitos não precisam necessariamente ser algo grandioso, espetacular.

Inúmeras riquezas existem e estão aí, todos os dias, diante de nossos olhos. Temos que acordar para elas e cuidar para que não se percam. Temos que reconhecer em cada uma delas, o amor de Deus sobre nós. Se isto tão somente se tornar um exercício prático de viver, quando o último dia na Terra chegar para cada um de nós, certamente tudo terá valido à pena.

Se cumprirmos com dignidade a trajetória que escolhemos realizar nessa nossa passagem pela Terra, servindo ao Senhor em espírito e verdade com certeza todos nós receberemos vitoria em nossa existência, planeta terra e eternidade!

Devemos decidir em cuidar do maior patrimônio que Deus nos concedeu, que é a nossa vida. Se algo nos entristece, falta ou decepciona, devemos buscar respostas em Jesus Cristo, sabendo que o Senhor nunca falhou para conosco.

“A verdade é que se tomarmos a decisão de sermos felizes agora, automaticamente alcançaremos mais. Embora os objetivos proporcionem uma magnífica direção e um meio de focalizar, devemos nos empenhar constantemente para viver cada dia em sua plenitude, extraindo toda a alegria que pudermos tirar de cada momento.” (Anthony Robbins do livro “Desperte o gigante interior”)

Não protelem sua felicidade, “Faça o que puder, com o que você tem, onde você está.” (Theodore Roosevelt foi o mais jovem presidente dos Estados Unidos). Pois “o hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” Dalai Lama. Vivam enquanto lhes forem permitido pelo Senhor e façam o melhor que puderem e sejam felizes, pois “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” Charles Chaplin

Viva hoje! “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.” Rubem Alves

Deus nos mostra que ainda há um sentido. Por mais desiludidos e exaustos ainda somos filhos de Deus...

Não deixem a vida passar em branco. Nós escrevemos a nossa história!

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

3 comentários:

Camila disse...

MUITO BOM O TEMA, O TEXTO E TB A PALESTRA DE SABADO.
O QUE A SENHORA TEM ESCRITO ENRIQUECE MINHA VIDA.
AMO DEVERAS!
QUEM AMA DE VERDADE AMA A VERDADE!

Unknown disse...

o mais importarte é viver a nossa vida sendo o melhor que podemos ser ...eu nunca vo e esquecer de uma pregaçao da senhora q falava disso, q nao podemso emprestar nossa vida pra q outros vivam e q tbm nao devemos viver a vida dos outros...
vo pensar muito nessa postagem muito bom , ...excelente

Cátia disse...

Gostei muito!!! outro dia um amigo me disse: Cátia vc é feliz e conheço tanta gente que tem tudo e não é feliz! se eu estivesse lindo esse artigo antes responderia que precisamos usufruir o que esta disponível e acessível e que a minha vida é um motivo de ser FELIZ.
Aprendi muito.
bjos

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...