segunda-feira, 28 de junho de 2010

O silêncio eloqüente!


“Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.” Pitágoras

O silêncio e a ausência de som, ruído ou vozes, e o ato de não falar. Um momento silencioso é um estado de tranqüilidade e sem som. Ficar em silêncio é ficar sem falar, sem fazer ruído algum. (The Free Dictionary)

Já a eloqüência é a: 1 Faculdade de falar ou escrever de maneira expressiva, eficaz, comovente e/ou influente. E 3 eloqüência do coração é uma linguagem que persuade. (Dicionários Michaelis e Online)

“O silêncio oportuno é mais eloqüente do que o discurso.” (Desconhecido)

Quando eu li essa frase pensei nela da seguinte forma: Tal silêncio só é oportuno quando nenhuma palavra escrita ou falada ou nenhum discurso, mesmo que bem feito, se encaixe em nossas questões sejam elas quais forem. Pensei nos melhores dos discursos que dizem menos do que o silêncio.

Alguns podem ate pensar que o silêncio é só silêncio não tendo nada de eloqüência por sua ausência de palavras, mas isso não quer dizer que o silêncio não fale, ele fala e fala muito, pois nos leva a um conhecimento muito maior sobre varias questões. Mas só o escutam aqueles que realmente querem escutá-lo.

É muito mais fácil escutar palavras proferidas pela boca por serem audíveis e normalmente mais claras e diretas do que o silêncio, por não ser preciso gastar tempo em pensamentos, em busca de compreensão e entendimento.

As palavras são de muita importância, pois nos permite traduzirmos o que sentimos, expressarmos o que já conhecemos e comunicarmos com outras pessoas. E essa comunicação é fundamental para as nossas relações interativas e também na formação de vínculos. Mas a comunicação não é somente uma linguagem verbal, em grande parte ela é feita pela linguagem não-verbal. Pode ser feita de várias maneiras, através do corpo, das expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.

Precisamos nos servi da linguagem, e acredito que aprender a se servir da linguagem consiste também em saber calar quando necessário, o psicólogo e filosofo William James afirmou que “O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.” E um provérbio chinês diz que “A palavra é de prata e o silêncio é de ouro.” Pois ele nos faz refletir as palavras não ditas, nos salvando talvez de complicações.

Há momentos em que os fatos nos contrariam e dependendo da situação em que nos encontramos é melhor ficarmos em silêncio do que perder o nosso tempo falando de algo que não vale à pena ou que poderia nos trazer complicações e sofrimentos ainda maiores. Mas sei que é tão difícil silenciarmos a mente, nossas queixas, expectativas, ansiedades, tumultos mentais e palavras que tantas vezes nos atormentam a alma por continuarem a vaguear sem destino, deslocando-se rapidamente de um lado para o outro dentro de nós, como se quisessem sair a qualquer custo... Restando-nos uma horrível sensação de palavras não ditas.

Mas acreditem, há certas experiências que as palavras são inadequadas, em certos momentos aprendemos muito mais com o silêncio do que com qualquer palavra. Ele nos faz pensar melhor, nos faz enxergar a realidade de nossas propensões, atitudes, ações e comportamentos, nos faz compreender melhor situações e sofrimentos que nos sobrevém. E de igual modo em silêncio melhor ouvimos a voz de Deus, melhor nos comunicamos e interagimos com Ele. Segundo Rubem Alves "Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.” No silêncio, a palavra de Deus pode atingir os recantos escondidos dos nossos corações. Albert Einstein disse “mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.” Mário Quintana que teve razão quando disse que “O silêncio é um espião.”

Calar, queridos leitores, parece-nos difícil! Mas acreditem que calar é uma arte da qual todos nós precisamos aprender. Não sejamos como os tolos que sua voz é conhecida por uma profusão de palavras. É só no silêncio que chegamos a entender as pessoas, é só no silêncio que se entende o amor e tantos outros sentimentos, é só no silêncio que se pode escutar a Deus. O nosso mundo é muito barulhento e as pessoas são como maquinas de palavras que estão a gritar, gritar palavras amargas que ferem, marcam, destroem ou palavras sem sentido algum, mesmo que muito bem faladas. O nosso mundo está cheio de crentes barulhentos que constantemente julgam, questionam ou pedem favores a Deus. E poucas pessoas fazem silêncio em seu coração para escutá-lo.

Como disse o poeta e roteirista francês, Jacques Prévert, “Há momentos na vida, em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há emoções que as palavras não sabem traduzir!”

Textos Judaicos indicam que o primeiro passo na procura de conhecimentos é o silêncio. A alma de cada um de nós precisa se aquietar, sendo preciso lançar toda a ansiedade para Deus e assim estar com o coração e mente livre para discernir a voz do Espírito. Bem aventurados seremos nós os que se aquietarem, pois saberemos e conheceremos quem é Deus!

“... fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.” Salmos 131.2

Precisamos nos lembrar que “há tempo determinado para tudo como também há tempo para todo o propósito debaixo do céu... Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar... Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar.” Como também “... há tempo de estar calado!” Eclesiastes 3.1-8

Se nos calarmos, se assim fizermos, nossos ouvidos interiores se abrirão e nossas vozes exteriores emudecerão... E Ele, o nosso Senhor, nos falará sem palavras através de sentimentos, gestos, acontecimentos, inspirações, alegria, gratidão, esperança, sonhos.

Quando a palavra de Deus se der no nosso silêncio ela eficazmente transformará os nossos corações...

Precisamos de silêncio para acolher as palavras Dele e pô-las em prática. Quando estamos agitados e inquietos, temos tantos argumentos e razões para não perdoar, para não amar facilmente, para não entender e compreender pessoas e situações. Mas quando temos a nossa alma em paz e silêncio, estas razões desaparecem. Talvez por vezes evitássemos o silêncio, preferindo qualquer barulho, palavras ou quaisquer distrações. Mas silenciosos os nossos corações são conquistados pelo Espírito Santo e cheios de um amor incondicional, compreensão e entendimento. De forma humilde, mas certa, o silêncio nos leva a amar, compreender e entender, e nossos corações transformam-se em alegria, riqueza e paz!

As reviravoltas que a vida dá no silêncio, são fora do comum, completamente surpreendentes e extraordinárias!

Palavras de quem sabe! De quem aprendeu com o silencio!

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

“Há coisas que melhor se dizem calando.”
Machado de Assis

5 comentários:

Camila disse...

Poxa seguidores da pastora vamos comentar.
Depois de ler os artigos da senhora não dá vontade de ficar em silencio mas de expressar através das palavras escritas as impressões obtidas no texto.
Ai que lindo: "Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.”
Que Deus continue falando aos nossos corações e que nosso silencio fale a todos!
Amo a senhora!

Unknown disse...

POXA VIDA !!
EU TIVE Q LER EM SILENCIO PRA ENTENDER O VALOR DISSO TUDO Q A SENHORA ESCEVEU ...
REALMENTE É NO SILENCIO Q SE OUVI E SE APRENDE MUITAS COISAS ...
"O homem arruína mais as coisas com as palavras do que com o silêncio."
(Mahatma Gandhi)

TA POR DEMAIS ELOQUENTE EM ?!!
BUNITA VC ...

Daday disse...

Keria ter uma frase bonita sobre o silencio para postar como minha amiga Kalili. Mas posso ser criadora de um, não é verdade? "Minha alma procura o silêncio em meio as tribulações e é lá que encontro paz!" Seus posts nos deixam inspirados....I love you!

Unknown disse...

Nossa que lindo! realmente dá vontade de calar....
Nosso mundo é barulhento demais porque é complicado encarar o silêncio né. A senhora sempre foi assim, lembra do seu apelidinho Helou kit?
Estou impressionada mans!
Que dom maravilhoso!
A senhora escreve muito bem, leitura gostosa, e isso tem que alcançar pessoas.
amo-te

Cátia disse...

Lindo!Pastora Estou amando esse blog falo pra todo mundo.
Silêncio nos faz amadurecer e refletir sobre qualquer expressão! e ainda ficamos livres de expressar algo que contraria o proximo no momento em que encontramos um mundo barulheto e pessoas máquinas de palavras como a Senhora disse.
Grande abraço!!!linda...

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...