sexta-feira, 18 de junho de 2010

Passado - Uma terra distante!


O passado é uma parte do tempo e refere-se a todo e qualquer acontecimento em período de tempo anterior ao presente, sendo objeto da história, que identifica e classifica os eventos verificados. (Wikipédia)

Traduzo o passado como uma terra distante onde habita todas as memórias de acontecimentos bons e ruins. Ele faz parte da história de cada pessoa, juntamente com os outros tempos, presente e futuro.

Uma forma de vida saudável é reconhecer cada um desses tempos, o que já foi o que é e o que será ou virá. É viver cada tempo de sua vida, sem atropelar um ou outro. Como o passado é um período anterior ao presente, impossível seria vivê-lo novamente. Assim como também seria impossível viver um tempo que ainda não chegou. Restando-nos então viver somente o presente! Mas bem diferente do que já passou, onde não temos o poder de transformação e mudança é o que ainda há de vir, com esse tempo podemos sonhar, projetar e alcançar!

Mas viver no passado é característico de algumas ou talvez muitas pessoas. Estas estão no presente, mas não o vivem. Insistem com o que já passou com o que não é mais! Imortalizam o passado independente de ele ser saudoso ou doloroso, e isso se torna um impedimento de movimento ao futuro, de progresso!

Alguns com suas boas lembranças, não conseguem se mover e visualizar o tempo real de suas vidas. Essas pessoas estão totalmente ligadas a um fato ou fase de muita importância, uma época que não existe mais e não existirá jamais, pois passado e presente são tempos diferentes.

Cabe-me bem lembrá-los do Apostolo Paulo que diante da dificuldade do povo de deixar o judaísmo disse “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.” Felipenses 3.8

Segundo o teólogo e filosofo Ph. D. Russel Norman Champlin, “No original grego encontramos aqui o termo , palavra de origem incerta, mas que alguns estudiosos pensam ser contração da expressão , que significa “lançar aos cães”, conforme se faz com lixo. Ou então, se deriva de , que significa lixo, refugo.”

Como bem disse William Shakespeare “O passado e o futuro parecem-nos sempre melhores; o presente, sempre pior.” Tá aí um dos motivos para a expressão “Tem gente que vive de passado!” Eu diria melhor baseada nas palavras de Paulo que essas vivem do lixo! Não esquecem o que passou, acreditando que tudo que aconteceu anteriormente é de um maior valor, e o tempo atual é mantido no esquecimento.

As pessoas jogam fora anos preciosos de suas vidas por coisas que jamais voltarão. Mário Quintana disse que para alguns “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente.” Assim se torna difícil para essas pessoas viverem o tempo presente, já que o passado não reconhece seu lugar! Mas segundo a escritora de livros juvenis, Cecily von Ziegesar, “O passado está sempre com alguns, apenas esperando para bagunçar o presente.” Não é atoa que o Apostolo o considera lixo!

Há também pessoas que não conseguem desligar do passado por ser ele doloroso, por ter deixado cicatrizes. Mas “Lamentar uma dor passada no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.” William Shakespeare

De qualquer forma não se deve deixar, permitir ou aprovar que essa terra distante administre o presente. O passado faz parte da nossa história, isso é uma verdade que não mudará. Porém, não devemos deixá-lo colocar o nosso próprio futuro em risco.

Mas acredito que não devemos ignorá-lo de todo. Ele nos traz significativos valores em função daquilo que pode nos ensinar. Tentar viver a vida sob a sombra do passado pode se transformar em algo doentio e extremamente prejudicial. Não obstante, aprender do passado nos permite crescer em sabedoria e prudência.

É como disse o escritor Augusto Cury “O passado é uma grande cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.” Podemos observá-lo e retirar apenas aquilo que nos é útil. Nem mais nem menos!

Lembrem-se do que vocês sabem e conhecem, essas coisas também vieram em função do passado, portanto, isso faz com que vocês adquiram um maior controle sobre a vida e o mundo ao redor de vocês.

Pensemos o passado como uma lição para se meditar, ele pode ser usado como referencia para que momentos, situações, decisões e outras coisas ruins não voltem a acontecer. Não devemos reproduzir o que já se passou, mas meditar nos serve de experiência, aprendemos com ele. Desta forma acredito se nós não recordarmos o passado estaremos com grandes possibilidades de repeti-lo, nos impedindo de prosseguir. Pois “Para se viver a vida é necessário olhar para frente; porém, para compreender a vida é necessário olhar para trás.” Soren Kierkegaard, teólogo e filósofo

Dizemos que o passado deve ser esquecido e acredito nisso, mas aniquilado e exterminado não, porque na realidade é impossível, só se fizer uma lavagem cerebral! William Shakespeare disse que “Atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está bem morto.” Matá-lo seria impossível!

De acordo com Khaled Hosseini em “O Caçador de Pipas”, “... descobri que não é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque, de um jeito ou de outro, ele sempre consegue escapar.”

Porém com ele se aprende, mas não se vive. Redesenhe a sua história firmando-se no que houve de bom nela... E o resto é só resto...

Caros leitores não imortalizem o passado, ele pode ser o monstro que devorará o seu futuro! Embora alguns vivam “a temer o futuro, é o passado que nos atropela e mata." Mário Quintana

Muitos querem eternizar momentos, se esquecendo de que a vida é cheia de mudanças, e “A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” John Kennedy

E mais uma vez pensando nas palavras do Apostolo Paulo “... uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Felipenses 3.13 e 14

Abordando ainda Champlin, “Quanto às outras metáforas baseadas na vida atlética, usadas pelo Apostolo Paulo (1 Coríntios 9.24). Muitos geralmente participam de uma competição atlética, como em uma corrida, mas apenas um atleta obtém o prêmio. Devemos correr de tal modo que obtenhamos o prêmio.”

“Paulo passara por sucessos e fracassos, por alegrias e desapontamentos, por tristezas e consolos; mas agora, tudo isso era passado. Na qualidade de fundista cristão, ele não se conservava olhando para trás, porquanto isso só serviria para tornar mais lento o seu progresso espiritual; antes, olhava constantemente para frente, mirando o alvo e o premio”

A palavra alvo neste caso é tradução do vocábulo grego , usada para indicar um sinal ou marca onde se devia alvejar o dardo ou fecha, embora aqui se refira a meta que os corredores procuram atingir. Já a palavra prêmio no original grego é , o prêmio oferecido aos atletas vencedores.

Enfim o passado existe e não deixará de existir, mas está bem onde deve ficar! Não o traga para o presente, a não ser que seja para lição e crescimento. E de outra forma prossiga para o futuro, para o alvo, para o prêmio!

Pois “Esse prêmio é o motivo estimulador!” (Champlin) Por isso Inácio de Antioquia disse para Policarpo de Esmirna, ambos, pais da igreja: Sê controlado, como atleta de Deus; o prêmio é a incorrupção e a vida eterna.”

Dica: O seu passado não precisa, necessariamente, controlar você. Pelo contrario, você pode controlar o seu passado. Retire o melhor do seu passado e use-o para construir um futuro melhor.

E lembrem-se do que o Apostolo Paulo disse: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5.17

Graça e Paz nessa corrida contra o passado e a favor do futuro.

Pra. Adriana Reis

“Se um dia eu pudesse ver meu passado inteiro. E fizesse parar de chover nos primeiros erros. Meu corpo viraria sol. Minha mente viraria sol.”

Primeiros Erros - Capital Inicial

2 comentários:

Camila disse...

AI QUE LINDO ESSE TEXTO!
O MELHOR DO PASSADO É PODER ENXERGAR O QUANTO DEUS JÁ ME TRANSFORMOU E NO PRESENTE POSSO VIVER SEMPRE EM NOVIDADE DE VIDA.
É DIFÍCIL ESCOLHER UM TEXTO PREFERIDO DENTRE VARIOS MARAVILHOSOS, MAS COMO A VEREDA DO JUSTO É BRILHAR CADA DIA MAIS, E A SENHORA SEMPRE ESTÁ SE APRIMORANDO, POSSO DIZER QUE ESSE TEXTO FOI UM DOS QUE MAIS GOSTEI POIS PUDE VER O QUANTO DEUS JÁ FEZ UM "BUMMMM" EM MIM E TEM ME TRANSFORMADO EM NOVA CRIATURA.

Jackeline Alves disse...

ha algum tempo eu vinha vivendo de passado e bastou uma converça com a senhora para ver que nao valia a pena a nao ser para olhar o quanto Deus tem feito mas o que a senhora me disse naquele dia foi exatamente o que postou nesse artigo... fiquei muito feliz claro que aquelas palavras nunca sairam do meu coraçao mas agora alem de me lembrar posso ler!!!! sempre que quiser

seu blog esta cada vez mas maravilhoso!!!
te amo!!!

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...