segunda-feira, 8 de março de 2010

MISSÃO INTEGRAL

Como agente do Reino de Deus na terra, a Igreja do Senhor, e isso é, cada cristão, inclusive eu e você, possui uma responsabilidade social. O cristão vive tanto na igreja quanto no mundo e tem responsabilidades para com ambos.

Assim como vemos na palavra a vida de Jesus, o ser e o fazer estão no âmago da nossa tarefa integral, da nossa missão integral. Ainda que a expressão “Missão Integral” esteja na moda, o modelo de missão que ela representa não é recente. Deus tem demonstrado o seu cuidado com as pessoas necessitadas desde o AT, Ele é o defensor, o refúgio, o socorro, o libertador e provedor. E Deus ordena à igreja que tenha esse cuidado com os necessitados, pois boa parte do ministério de seu Filho Jesus foi dedicado aos pobres e necessitados.

Jesus se importava com os oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos e viúvas. A responsabilidade de ajudar os necessitados não se prende somente à família própria, à família da fé, ela se estende a todos ao nosso redor, se estende a sociedade em geral, que se encontra necessitada da palavra, presença e agir de Deus. Fica claro a dimensão de responsabilidade social que temos nós cristãos.

Se levarmos nossas crenças nas coisas de Deus fielmente, cumpriremos com a responsabilidade social da igreja, pois ela tem a responsabilidade pela missão de libertação dos homens e de todo tipo de opressão. E isso não se dá sem envolvimento. O nosso envolvimento social tem conseqüências evangelísticas ao testemunharmos a graça transformadora de Jesus Cristo.

Alguns podem se escandalizar quando digo que somos responsáveis também pelo mundo, pois muitos cristãos ignoram os não alcançados, descrentes, do mundo ou sei lá de como vocês os chamam. E infelizmente se depender deles continuarão não alcançados, descrentes no mundo. Mas penso eu se ignorarmos o mundo, traímos então a Palavra de Deus, que nos envia para servir o mundo. E se ignorarmos a Palavra de Deus, nós não teremos nada para levar ao mundo. A bíblia não pode ser ignorada, mas pelo contrario, deve ser observada, estudada atentamente, como disse Martinho Lutero: "A bíblia é o vinhedo do pastor, no qual ele deve trabalhar e labutar".

A missão ainda continua de suma importância, não mudou com a pós-modernidade, e a palavra de Deus continua a ser o instrumento do Espírito para cumprir sua missão redentora, não passou a ser um palavreado vazio com o tempo, continua poderosa e viva! Através dela se faz ação! A tarefa da igreja, da Missão Integral e fazer a voz de Deus ser ouvida em sua integralidade.

A Missão Integral está relacionada com a expressão e vivência da fé em Jesus Cristo por parte da igreja, de uma forma não dividida e em todos os aspectos da vida. A Igreja precisa recuperar uma perspectiva bíblica segundo a qual não basta só falar do amor de Deus em Cristo Jesus, mas também é preciso vivê-lo e demonstrá-lo em termos de serviço.

Que a Igreja não faça outra coisa que o próprio Cristo não tenha feito: anunciar a boa nova do Reino de Deus. E acreditem não há nenhuma igreja que seja tão pequena que não possa tocar o mundo. E cito:

“E serão minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os CONFINS DA TERRA.” Atos dos Apóstolos 1.8b

“Portanto, vão e façam discípulos de TODAS AS NAÇÕES.” Mateus 28.19.

A Igreja deve continuar a obra de evangelização iniciada por Jesus e continuada por seus discípulos, como apontado pelo Evangelho de João capitulo 20 verso 21: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós.”

E inspirando-me no profeta Isaías: “... que o mundo ouça a voz de Deus.”

No desejo de que Deus cumpra o seu propósito no mundo, em sua igreja e em nossas vidas, e que os povos escutem a voz de Deus, é que encomendo a todos a Graça de Deus e lhes saúdo com Paz.

Pra. Adriana Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...