terça-feira, 23 de março de 2010

O valor de um sorriso...

Um dia eu fui a uma farmácia e de dentro fiquei observando um garoto maltrapilho do lado de fora, sentado todo desleixado junto à porta com o olhar perdido, e naquele momento quis fazer algo que pudesse animá-lo, e a única coisa que me veio à cabeça foi dar lhe dois picolés!

Eu disse a ele olá com um sorriso no rosto e perguntei: “Você quer trocar esses picolés em troca de um beijo na bochecha”. Gente ele aceitou! Deu-me um beijo e eu lhe dei outro, e é claro não perderia essa chance por nada!

Sabem o que eu recebi em troca? Nosso Deus! Um enorme sorriso...

Aquele sorriso melhorou o meu dia e com certeza o da criança também! Ambos talvez estivéssemos precisando.

Um sorriso tudo pode mudar. Um sorriso tem o poder de alegrar um coração. O sorriso tem a força de tudo melhorar!

Qual o valor de um sorriso? Pergunto-lhes.

Nenhuma moeda do mundo pode pagar seu valor.

Povo meu! Não custa nada e rende muito... (risos sem fim!) É de um valor inestimável, porque não custa nada a quem dá, mas vale muito para quem o recebe. Enriquece quem o recebe, sem empobrecer quem o dá. Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre. Ninguém é tão rico que dele não precise. E ninguém é tão pobre que não o possa dar a todos.

Mario Quintana já dizia: "o sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".

Distribuir sorrisos é distribuir uma quantia de amor e solidariedade. Quantas e quantas pessoas não teriam seus dias mais leves e menos árduos se lhes fosse ofertado um singelo sorriso.

Sorrir é um dos maiores diferenciais do ser humano, temos que levar em consideração que o sorriso é uma reação e um gesto humano que nos diferencia dos outros animais. Fora nós, me lembro do macaco e muito, mas muito longe o cachorro que balança o rabo! (risos!)

Mas em nós o movimento do sorriso trabalha mais de quarenta músculos da face. Cientistas chegaram à conclusão que existem 19 maneiras diferentes de sorrir, tem o sorriso clínico, o sem graça, o espontâneo, mas apenas uma dessa maneiras é verdadeira. Quando essa acontece, se registra a tal subida dos cantos da boca e elevação das metades superiores da face, além da contração dos músculos orbiculares.

Gente de Deus! Entretanto imaginem o que acontece na alma! Ah... Isso é indescritível do ponto de vista técnico. Um bem-estar geral!

O sorriso é pré-histórico. Muito antes de desenvolver uma linguagem objetiva e formal, o homem já necessitava formar bandos e estabelecer vínculos para sobreviver. Ao mesmo tempo em que mostrava os dentes em sinal de agressão ou ameaça, ele sabia como nenhum outro ser vivente relaxar os músculos da face e abrir seu sorriso primitivo e afável.

O sorriso é o caminho mais curto na comunicação entre as pessoas, é uma poderosa arma, uma arma que desarma climas pesados, é um convite, discreto, à aproximação, um sinal de paz. E é com certeza o nosso melhor cartão de visitas.

E digo: quem sorri vive mais, fruto desta maravilhosa descarga de energia positiva. Quem vive com o semblante carregado, de cara feia, retesa músculos e desgasta mais o corpo, envelhece mais rápido!

O sábio Salomão dizia que “o sorriso/alegria aformoseia o rosto.” E quem diria heim! A boca se abre, os cantos dos lábios sobem, os dentes se mostram sem contenção. Os olhos se contraem ligeiramente e formam pequenas rugas de expressão. Benditas rugas! Não são marcas de tristeza ou sofrimento, mas, sim, sinais escancarados de alegria, generosidade e formosura.

Experimente sorrir e confira como a vida fica mais agradável e divertida, especialmente nestes tempos de blindagem emocional! Como disse Charles Chaplin “Um dia sem rir é um dia desperdiçado.”

Dica:

Faça algo para melhorar o mundo! Se você não sabe por onde começar, então ofereça seu sorriso às pessoas, você irá se surpreender com essa ação pré-histórica, com o que ela gera nas pessoas. Acredito com isso que você notará a sua relevância na construção de um mundo melhor.

Exercite esse pequeno grande gesto! E não se esqueçam: Sorrir não custa nada, mas vale muito!

E “que o Senhor sorria para ti...” Números 6.25

Sorria, você esta sendo filmado pela VIDA!

Graça, Paz e muitos, mas muitos sorrisos! hehehehehe!

Pra. Adriana Costa Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...