domingo, 7 de março de 2010

Parabéns mulheres pela dádiva da Vida!

Vocês sabem o que levou a comemoração do “Dia Internacional da mulher”? Se deu com um ocorrido no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, redução de uma carga horária de mais de 16 horas por dia para 10 horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres que morreram na fábrica em 1857, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

E no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O motivo para a comemoração do dia da mulher é a partir de um acontecimento trágico! Mas não diminuindo o sofrimento ocorrido e nobreza da parte daqueles que instituíram a data, falo de outro motivo para se comemorar o nosso dia! Segundo Gênesis capitulo 2 dos versos 18 a 25, vemos a mulher sendo feita a imagem e semelhança de Deus, ela trouxe em si mesma um caráter duplo na sua criação: "imagem de Deus tirada do homem".

Deus criou a mulher com certas características que seriam necessárias para que o mundo fosse administrado de forma sábia e de forma perfeita. Isso estaria de acordo com a sabedoria e perfeição da Sua obra de criação.

A existência do homem e mulher faz parte do plano e do propósito de Deus para a raça humana e dentre todas as características diferentes com que Deus fez a mulher, há uma que se destaca de modo especial: é em seu corpo que as novas vidas são criadas e geradas, e através dele nutridas depois do nascimento.

Aprecio a magnífica obra de Deus através do corpo da mulher em Salmos capitulo 139 nos versos 13 a 16:

“13 Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. 14 Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. 15 Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, 16 tu me viste antes de eu ter nascido...”

Na Bíblia Pentecostal, nota de estudo do verso13 lemos: “Deus rege de modo criador e ativo o desenvolvimento da vida humana.” E isso se dá a partir do corpo da mulher!

Portanto temos outros motivos para se comemorar o 8 de março! A vida, que se dá através do instrumento de Deus: A mulher.

Dedico um poema de uma mulher espetacular que muito valorizava a vida criada por Deus, a todos e principalmente a vocês mulheres... A nós... A nós mulheres que, somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, mesmo com seis bilhões de neurônios a menos, com relação aos homens. A nós que damos conta e vamos além da conta, que dividimos, somamos, subtraímos e multiplicamos, sem perder a conta. A nós que sempre sabemos onde está tudo! Onde estão as meias, cuecas, carteiras, chaves de carro e cabeça do marido. A nós que mesmo sem treinamento somos capazes de cuidar e amamentar, alimentar um novo ser. A nós que recebemos a dádiva do milagre da vida!

A vida é uma oportunidade; aproveita-a.
A vida é beleza; admira-a.
A vida é felicidade; saboreia-a.
A vida é um sonho; torna-o realidade.
A vida é um desafio; enfrenta-o.
A vida é um jogo; joga-o.
A vida é preciosa; protege-a.
A vida é riqueza; conserva-a.
A vida é amor; desfruta-o.
A vida é mistério; desvenda-o.
A vida é promessa; cumpre-a.
A vida é tristeza; supera-a.
A vida é um hino; canta-o.
A vida é uma tragédia; domina-a.
A vida é uma aventura; encara-a.
A vida é um gozo; merece-o.
A vida é vida; defende-a.

Madre Teresa de Calcutá

Parabéns mulher! Não só pelo oito de marco, mas por ser o que és... Instrumento de Deus para gerar outras vidas, instrumento para a continuidade humana...

Graça e paz neste dia.

Pra. Adriana Reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...