terça-feira, 16 de março de 2010

Yahweh

"Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH que é conhecido como tetragrama (יהוה). O significado exato do Tetragrama ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas. Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: “Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia, esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: “Eu sou o que sou.” – Almeida Revista e Atualizada. E assim também compreenderam os tradutores da Versão dos Setenta: "Ego eimi ho ôn". Disse Deus a Moisés: "Eu sou Aquele que é". Disse mais: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'EU SOU me enviou até vós.' " - Bíblia de Jerusalém.

O nome YHWH, que aparece mais de 6.800 vezes no Antigo Testamento, está envolto em certo mistério. Parece ser uma forma do verbo hayah, "ser", e neste caso significaria "o Eterno", "Aquele que Existe", "O que tem existência própria", "o Auto-suficiente" ou "a Pessoa que vive eternamente".

Esta expressão “Eu sou o que sou” é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia. Isso corresponde a "Eu sou aquele que é", "Eu sou o existente". YHVH estaria assim confirmando sua própria existência.

A fim de adorar uma deidade verdadeiramente algo que devemos saber é o seu nome. Isto tem sido verdade através das eras. Através dos tempos o homem tem feito para si mesmo deuses de pedra, madeira, barro e ferro. E em todos os casos esses deuses ganharam nomes. Mas são incomparáveis com YHVH, os atributos divinos que este título parece enfatizar são os de existência própria e fidelidade. Eles apontam para o Senhor como o Deus vivo, a Fonte da vida, que está bem em contraste com os deuses pagãos, que não têm existência a não ser na imaginação de seus adoradores.

É digno de nota a importância atribuída aos nomes proprios entre os povos semíticos. O Prof. George Thomas Manley indica: "O nome não é simples rótulo, mas é representativo da verdadeira personalidade daquele a quem pertence. ... Quando uma pessoa coloca seu nome numa coisa ou em outra pessoa, esta passa a ficar sob sua influência e proteção."

YHVH, este é o nome do Deus Supremo e de existência e carater ímpar!

Esse foi o nome revelado a Moisés no Monte Sinai quando Deus o chamou para conduzir os filhos de Israel para fora da fronteira egípcia. O Senhor disse a Moisés: “este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração” Êxodo 3.15

"O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado." Salmo 72.17

Conforme Romanos 10.13: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

"Senhor pegue minha vida, limpe-a e faça-a mansa e livre para que cante meu coração!"

“YAHVEH pegue este coração, pegue este coração...” U2

Graça e Paz a todos que clamam o nome do senhor!

Pra. Adriana Reis

(Baseado em Wikipédia, a enciclopédia livre e A Bíblia em Bytes online - Revista Eletrônica)


2 comentários:

Anônimo disse...

Adriana seu blog é espetacular, show, not°10, meu sou super fã do U2 tenho o DVD mais não tinha tinha a tradução dessa musica amei de verdade desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

weberbitencourt disse...

U2 (you too) Você também! Seria como um exemplo a ser seguido e/ou um desejo de benção reservada em dobro a qui você deseja a eles! Banda britânia com principios cristão a qual canta musicas POP regadas de mensagens Cristã a qual Deus tem falado como parabolas, ouvem e não compreendem, veem e não entendem! Assim Jesus falava a multidão, e descortinava aos amados do Pai, como nós.
Amo a ti Pátôrá.... seu fiote que sera seu seguidor neste espacim lindo.

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...