sábado, 19 de dezembro de 2009

Relacionamentos que duram.

As pessoas pós-modernas não querem se envolver, muitos querem só curtir e justificam essa preferência dizendo ser muito complicado e imprevisível o ser humano. Essas pessoas agem como se elas fossem “extraterrestres”, vindo de fora do planeta Terra, previsíveis e perfeitos. Quem sabe eles não o são de outra galáxia? E estão aqui para abduzir os terrrrrráqueos. Brincadeirinha genteeee!

A pior coisa é gente que tem medo de se envolver. Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta. Se tal pessoa não quer se envolver por achar os outros imprevísiveis, melhor então seria que namorasse uma planta! É mais previsível. Na vida e no amor, não temos garantias, e isso se dá justamente porque se encontra imprevisão e imperfeição em TODAS as pessoas. É preciso compartilhar momentos bons e buscar tirar proveito até mesmo das coisas que não são boas, já que não tem como fugir delas. 

Antigamente se namorava sério e por muito tempo até o casamento. Mas as pessoas passaram a “ficar” uma com a outra, descompromissadas, e isso já é passado também! Segundo Arnaldo Jabor, jornalista crítico, o que rola no momento é “namorix”! Segundo ele a pessoa pode ter um, dois e até três namorix ao mesmo tempo. Dificilmente está apaixonada por seus namorix, mas gosta da companhia do outro e de manter a ilusão de que não está sozinha.

Os adeptos do “namorix” dizem ser de ninguém e de todo mundo e que todo mundo é deles. O negocio é só curtição! Vão para baladas e lá se sabe o que acontece. Gente! Cuidado com a abdução! (Vocês estão quase levando a sério né? Kkk)

No entanto, passado o efeito do uísque com energético e dos beijos descompromissados, essas pessoas se dirigem aos consultórios terapêuticos, ou alugam os ouvidos do amigo mais chegado e reclamam de solidão como também de descaso e rejeição por parte dos outros.

Essas pessoas desconhecem a delícia de se conviver, de assistir um filme juntos, o prazer de dormir junto abraçado, de ouvir a melodia do ronco do outro (isso não é brincadeira é verdade gente, kkk). Desconhecem a troca de cumplicidade, carinho e amor. E se não mudarem de atitude jamais saberão o que é um relacionamento duradouro.

Na verdade algumas pessoas têm medo de se envolverem e não serem correspondidas, e há aquelas que não sabem amar, mas a questão do amor não é fortuita, eventual, acidental, mas relacional. Podemos aprender amar se relacionando, amor se aprende, trocando experiências, afetos, conflitos e sensações.

Alguns acharão tudo isso uma caretice! “Coisa do antigamente!”, “o que rola hoje é outras paradas!” Mas gente boaaaaa! Não é preciso amar sob os conceitos que nos foram passados, mas amar sem medo, pois já dizia João: “No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora o medo produz tormento, logo, aquele que teme (se apavora) não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4.1

Bem, mas existem por outro lado aqueles que buscam relações mais sólidas e duradouras. Mas é preciso considerar um fator de suma importância, o conhecer o outro antes de se casar, para depois o príncipe/princesa não se transformar em sapo/sapa. Apesar de que as pessoas mudam com a união matrimonial, pois passam a dividir o mesmo espaço e coisa e tal, mas não uma mudança assim tão monstruosa, só se é se não se conhece.

Então é melhor conhecer bem seu/sua sapinho/sapinha, e acreditem, não existe essa que toda panela tem sua tampa, as pessoas não se complementam, ninguém nunca completaria alguém, se isso fosse possível seria muito fácil de conviver. Acreditem, pessoas se somam.

Se fizerem uma reflexão bíblica sobre o casamento verão que há veracidade no que digo: "por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". (Gn 2.24). É uma matemática muito doida! 1+1=1, mas não deixa de ser uma somatória.

Tornar-se uma só carne significa que um soma-se ao outro, respeitando os limites e necessidades, compartilhando as emoções, sentimentos, pensamentos, expressando e vivendo o amor.

Só queeeeeee, no começo, tudo são flores, e vocês podem até viverem felizes para sempre... Mas o pra sempre acaba quando os obstáculos comuns a longas relações entram em cena. E esses obstáculos são de uma variedade imensa!

Rancores, incompreensões, repreensões, lamentos, incompatibilidades, dificuldades aparecem e se não administradas, tornam a vida difícil e amarga a dois. Neste momento, inúmeros questionamentos levam a pensar "o quanto tal pessoa mudou não se parece em nada com o príncipe/princesa com o qual me casei". Na verdade, alimentam uma ilusão de que o outro se transformou em outra pessoa, a qual literalmente não reconhece.

O que acontece é que no sentido natural da vida, as pessoas amadurecem, mudam suas exigências, seus pontos de vista, opiniões e etc. Viver leva a transformação! E querem saber ninguém esta com a razão ou o principal, não é quem tem razão, mas como resolver os fatores que afastam um do outro.

Se o casamento não estiver assentado em bases sólidas, basta surgir os primeiros problemas para ele ir para o espaço. E é justamente nessas horas que precisa haver um entendimento, é justamente em momentos assim, que ambos precisam saber escorar-se.

Enfim, ao longo da convivência, desgastes acontecerão, é importante estar aberto para uma nova caminhada, estar aberto para o perdão. O pedido de perdão sempre reaproxima as pessoas. É muito importante o processo de reconquista, para aqueles que desejam manter um relacionamento duradouro.

Iniciar com o perdão é abrir a porta para um novo e bom caminho...

Li uma frase de autoria de Maria Tereza Maldonado, que diz assim: “Uma fina trama de alegrias, tristezas, dores e ganhos compõe o tecido dos casamentos duradouros”.

Aproveitem a vida e se amem...

Graça e Paz.

Pra. Adriana Reis

4 comentários:

Unknown disse...

Tava lendo e refletindo...
na vida ninguem quer compromisso mesmo
olha não sou de igreja
sou da rua, passo o maior tempo
na rua andando conversando
trocando ideias e mais a vida não e boa
não e boa para ninguem, todo mundo tem nessecidade
de estar com alguem e conviver com uma pessoa amada.
Mais com esse medo de se apaixonar e sofrer,
ninguem quer arriscar, pois essas pessoas pensa
por que devo tentar contruir uma vida ao lado dela
se daqui um tempo posso nao gostar dela mais,
isso tras as pessoa fica com 1 ou mais,
isso tras elas para de acredita no amor e so
querer saber de ficar para nao esta so...

Eu pensava assim, mais nao penso mais.
Ja tive tudo e todas comigo, hoje estou sozinho.
Me arrisquei não acertei, agora tava sofrendo
por uma coisa que não entendia.
Agora sei porque estou passando por isso.
Estou passando por isso porque foi isso que eu
procurei esse tempo todo.
Estar com tudo e com todos, mais não com aquela
que me amou de verdade, pedir a quem mais me
amava, eu vi que me amava mais nao dei bola
não dei a minima para ela, mais quis nada com ela
so porque eu so queria curti, a curtição acabou
mais agora estou só.
Agora o que me resta e para um tempo
e pensar no que fazer, perdi tudo e todos.
Por um medo meu, um medo de arriscar,
um medo de sofrer, mais agora to sofrendo da
mesma coisa que eu tinha medo, sofrendo por não
esta com quem eu quero sofrendo por não poder ficar com ela
sofrendo por uma coisa que eu corri ess tempo todo,
agora não consigo correr mais.
Devo mudar o meu jeito, sei que isso não vai resolver,
mais quem sabe eu fico de bem comigo e o que eu quero
para mim tentar mudar tentar ser alguem melhor.
Quem sabe um dia alguem gosta de mim como ela gostou...

Obrigado Pra. Adriana Reis
Do seu Leitor: Italo

Unknown disse...

Bom texto. Na verdade nunca li um igual. Gostei das ideias defendidas e de fato me "achei" no texto rsrs.

bju lindona

Adriana Reis disse...

OBRIGADA POR VISITAREM E COMENTAREM! VCS SÃO MUITO BEM-VINDOS! DEUS ABENÇOE VCS SEMPRE! PRA. ADRIANA

Daday disse...

Amor...amei..vou por o meu sapinho para ler..kkk
Sabe o que mais gostei no texto? Da matematica: 1 + 1 = 1, a metemática de Deus funciona assim, confunde os sábios e inteligentes.

Texto muito rico!

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...