terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Teologia e prática para todos os lugares e épocas....


Na nossa época o cristianismo parece perder as forças. Ao invés de influenciar, o cristianismo está sendo influenciado, de maneira alarmante, pela apatia religiosa e pela degeneração moral. O mesmo aconteceu com o cristianismo na época de Jonh Wesley, mas dentre aqueles que não se conformavam com esse estado paralisante da religião cristã, ele sobressaiu, ensinava que a conversão a Jesus é comprovada pela prática e não pelas emoções do momento, ele reconheceu a necessidade de se viver o Evangelho comunitariamente, afirmou que "tornar o Evangelho em religião solitária é, na verdade, destruí-lo"

Para Wesley o cristianismo tinha de ser uma religião prática essencialmente social, ele enfatizava a paixão pela evangelização. Nós cristãos devemos trabalhar com paixão, perseverança, intensidade e alegria para que o amor e a misericórdia de Deus alcancem homens e mulheres em todos os lugares e épocas. Trabalhar nesse intuito não significa renunciar à vida, e sim lutar para que ela prossiga. Essa conciliação é possível.

Wesley preocupou-se com o ser humano total, não só com o bem-estar espiritual, mas também com o bem-estar físico, emocional, material. Devemos fundamentados na palavra cuidar do nosso próximo integralmente, principalmente dos necessitados e marginalizados sociais.

“O evangelho de Cristo não conhece religião, que não seja religião social, não conhece santidade, que não seja santidade social”. John Wesley

A tarefa da teologia é aplicar e integrar a verdade cristã no contexto social e de seus intérpretes. Ao fazermos teologia, nós precisamos um do outro. Os dias de arrogância teológica acabaram. A tarefa de fazer teologia é internacional, ainda que apliquemos a teologia de formas distintas. Na atual era de pluralidade e comunicação, precisamos um do outro.

Integrar a teologia com a prática continua a ser fundamental para qualquer discussão teológica. Se há uma base para o diálogo que transcende nossas culturas, tradições e crenças doutrinárias, é a própria Escritura.

Wesley tentou sempre vivenciar na pratica o que dizia. Continua a ser fundamental na atualidade vivenciar e praticar aquilo que aprendemos e estudamos.

Graça e Paz.

Pra. Adriana reis

Nenhum comentário:

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...